BD: Crónica – Superior Spider-Man

superior spider-man

No inicio do ano publicamos uma critica à revista Superior Spider-Man #1, que foi bastante negativa e acabou por ser uma das que teve mais visitas e comentários aqui no Central Comics! Arrisco-me a interpretar que isso significa que o Homem-Aranha é um dos heróis mais amados pelos leitores de banda desenhada e que esta nova fase causou alguma desconfiança nos seu leitores.[fbshare]

De facto, é impossível passar ao lado de um mudança com esta magnitude. Já vimos  heróis a morrer (e a ressuscitar) e já vimos o fim do mundo (conforme o conhecemos) mais do que uma vez, mas não me lembro de uma vez em que o corpo do herói tenha sido tomado pela mente do vilão. Se alguém se lembrar faça o favor de partilhar connosco na caixa de comentários. 🙂

Acaba por ser natural que os leitores fieis, que sempre viram no homem-aranha um herói  não gostem de ver esta subversão. Mas já dizia Fernando Pessoa: Primeiro estranha-se e depois entranha-se!

O que no inicio pareceu uma péssima ideia, agora não parece tão má! É certo que não temos visto (muito) o Peter Parker, mas ele não desapareceu e de certeza absoluta que ele vai voltar.

superior spider-man

Alias, quem esta a ler a série Age of ultron vai notar que o Homem-Aranha que aparece é o Peter Parker (*)

Depois de 3 meses e 7 revistas o problema passa a ser outro: será que o Doc Ock é um herói melhor que o Peter? Esta pergunta tem uma resposta complexa. É certo que Peter é mais amigável e é uma personagem com a qual sentimos mais empatia, mas o Doc Ock é mais objectivo, mais pragmático e menos emocional. Isto não faz dele menos interessante, antes pelo contrário. Começamos a pensar que faz sentido haver um herói com este tipo de assertividade e que podemos perfeitamente apreciar as nuances desta personagem.

A revista tem sido muito consistente, mantenho que o primeiro número não foi muito bem conseguido, mas à luz das revistas que se seguiram, a avaliação também não pode ser tão negativa. Algumas das características da revista The Amazing Spider-Man continuam presentes neste Superior Spider-Man, nomeadamente o bom humor de Peter Parker e a forma positiva com que encara todas as dificuldades pelas quais tem que passar. Por outro lado, continuamos a ter muita acção e, por incrível que pareça, existem muitos outros vilões para derrotar. 🙂

  Sequela de O Regresso dos Mortos Vivos em BD

Dan Slott não mudou e continua a imprimir um bom ritmo na revista que tem vindo a escrever. Tem conseguido um bom equilíbrio. Há momentos de acção, e há outros momentos mais íntimos, que nos dão a conhecer melhor a relação deste herói com a Mary Jane ou com os seus colegas de trabalho.

superior spider-man

Durante algumas revistas vemos o Dock Ock a tentar seduzir a Mary Jane e essa situação é excepcionalmente bem resolvida. Não é resolvida da forma mais esperada, mas o que acontece é o que faz mais sentido, se tivermos em conta a vida de um super-herói.

Outra característica que tem sido muito positiva tem haver com o facto de cada revista ter historias que podem ser lidas separadamente, ainda não se definiu muito bem um arco de história e por isso podemos pegar em qualquer revista e mesmo assim ter uma boa leitura sem nos sentirmos perdidos.

Infelizmente a politica de preços da Marvel é pouco simpática e cada revista custa USD 3.99, se tivermos em conta que é bimensal, são USD 7.98 por mês só para acompanhar o cabeça de teia. Sendo que em alguns meses ainda pode ser editada uma revista extra, como foi o caso de Março em que foi tivemos a revista Spider-Man #6 Age of Ultron. Acaba por ser um aspecto muito relevante quando se decide se vamos acompanhar ou não esta série.

(*) na revista Superior Spider-Man #6 Age of Ultron (o tie-in do evento) o homem-aranha ainda é o Doc Ock, mas na revista Age of Ultron tudo indica que não é bem assim – algumas incogruencias deste evento são mencionada na critica do Fantastic Four #5 Age of Ultron.

superior spider-man

E tu já leste alguma revista desta serie?

Partilha connosco a tua opinião!

 Nelson Vidal

PUB: Assina os teus comics na loja O Lobo Mau – Já com a Previews de ABRIL

previews O Lobo Mau

Dário Mendes

Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.

You may also like...

3 Responses

  1. Tito diz:

    Segundo uma entrevista ao Christos Gage durante o Age of Ultron o Homem Aranha ainda é o Dr Octupus mas está a esforçar-se por parecer o Peter Parker. http://www.newsarama.com/comics/superior-spider-man-age-of-ultron.html

  2. Nelson Vidal diz:

    Ola Tito
    ainda nao sabia disso, obrigado pela informação.

    o evento Age of Ultron tem tido varias incogruencia mas tem sido “entretido”.

    da parte que me toca, tem sido mais interessante que o AvsX.
    o facto de apenas ter um escritor ajuda muito!

    abraço

  3. Nuno diz:

    Acompanho o Homem-Aranha há décadas.
    O que está a acontecer na linha “superior” é diferente, interessante mas detestável.
    É verdade que de tempos a tempos é necessário dar uma volta na vida dos personagens. Reinventá-los e revivê-los para manter o negócio da Marvel. Mas o que estão a fazer ao “Spidey” é absurdo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *