BD: Crítica – Snapshot #1

Snapshot #1O mundo da banda desenhada é “governado” pela Marvel e pela DC que editam sobretudo séries prolongadas no tempo com personagens bem conhecidas do grande publico.[fbshare]

Quando entramos numa loja especializada, ou num site, é comum deparar-mo-nos com marketing variado das personagens mais conhecidas e pouca ou nenhuma informação acerca de títulos menos mediáticos ou de autores menos consagrados.
Nós, como leitores (ou coleccionadores) acabamos por fixar a nossa atenção nas personagens mais conhecidas e publicitadas, até porque no meio de tantas revistas, tanto merchandising, tantas novidades e tanta coisa boa para se comprar e colocar na nossa prateleira, acabamos por negligenciar alguns produtos com uma menor capacidade de auto-promoção.

Snapshot #1Se é certo que a DC e a Marvel tem boas revistas, não é menos verdade que outras editoras também tem trabalhos muito interessantes e que merecem um olhar mais atento. Como de resto se pode ver noutras criticas já colocadas aqui no Central Comics como: Saga, Bravest Warriors, Chew ou MacGyver.

Snapshot é uma dessas mini-series que pode passar despercebida. É publicada por uma editora muito activa, mas que não tem o estatuto das 2 maiores editoras, além disso é a preto e banco (como Rachel Rising) e de autores pouco conhecidos.
Andy Diggle e Jock já tinha colaborado prolongadamente no título The Losers (da Vertigo) e Jock foi um dos responsáveis pela arte do arco The Black Mirror. Este arco foi escrito por Scott Snyder e é provavelmente a melhor historia do Batman dos últimos anos (apesar de o Bruce Wayne não aparecer).

  Júpiter, de Ricardo Lopes, agora em versão integral!

Snapshot #1Voltando a Snapshot, podemos resumir a historia da seguinte forma: Jake Dobson vai para o seu trabalho de bicicleta e encontra um telemóvel perdido. Qual é o trabalho do nosso herói? Ele tem o melhor trabalho da galáxia!!! Trabalha numa loja que vende BD e afins 🙂 melhor do mundo certo?
Bem, o emprego até pode ser muito bom e encontrar um telemóvel também não é nada mau, o problema é se esse telemóvel tem fotos de uma pessoa morta…
A historia desenvolve-se em torno das imagens que Jake Dobson vê (e não devia ter visto) nesse telemóvel. Não tarda nada aparece o assassino para “limpar” a cena e… muitas coisas acontecem.

O facto de esta revista ser a preto e branco dá-lhe uma intensidade e um mistério mais acentuado e os acontecimentos sucedem-se de uma forma rápida, quase vertiginosa e vemos a vida do Jake ficar em perigo muito rapidamente.
The Black MirrorO preto e branco acentua a ideia de que há algo que nos é escondido e adequasse bem a esta historia, embora quem se lembre das cores do livro The Black Mirror vá sentir a falta da mesmas (basta ver a pagina aqui ao lado).

Esta é uma revista que nunca seria publicada por outra editora e por isso mesmo pode não ter a visibilidade que merece, até porque o próprio estilo é diferente daquilo que habitualmente vende mais. Mas estamos nós cá para a sugerir e dar a conhecer pequenas preciosidades do mundo da banda desenhada!

Escrito por:Andy Diggle
Desenhos de: Jock
Preço: $2.99
Editora: Image
Nota: 8 em 10

NV

E tu já leste alguma revista desta série?
Partilha connosco a tua opinião!

Dário Mendes

Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.

You may also like...

2 Responses

  1. Pedro Bouça diz:

    Como não seria publicada por outra editora se ela foi publicada nas páginas da judge Dredd Magazine antes de sair pela Image?

  2. Nelson Vidal diz:

    olá Pedro Bouça
    e eu a pensar que ninguém lia as minhas criticas 🙂

    é verdade que esta historia foi publicada anteriormente, mas foi publicada em formato diferente e aparentemente foi revista para esta nova publicação.

    de qq forma, a minha ideia era referir que as 2 grandes editoras (Marvel e DC) dificilmente pegariam nesta revista.

    Abraço, e obrigado pela participação 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *