Arranca o XV Troféus Central Comics – 1ª Votação
Bastante adiado, mas não esquecido, o XV Troféus Central Comics chegou e, este ano, volta a trazer novidades. Quinze é um número “redondo” e, por isso, não podíamos deixar a ocasião passar em vão.
[ad#cabecalho]
O Troféus Central Comics é a mais pública consagração de obras e autores no país, e esse aspecto será este ano reforçado, pois, para além de ser o grande público quem elege, será agora ele quem também nomeia, através de uma fase inicial de votação.
Passamos a explicar: A votação decorrerá em duas rondas, na primeira fase o público escolhe os seus favoritos todas as edições realizadas de 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2016, sendo convidados a seleccionar até 3 favoritos por categoria.
No final, auferidos os resultados, indicaremos os cinco mais votados de cada categoria, que serão os nomeados finais a concurso na subsequente 2ª fase de votação pública, donde se determinam os vencedores.
Na categoria Melhor Videojogo de BD, como só foram lançados 5, estão todos automaticamente nomeados não sendo preciso passar pela primeira fase. Os nomeados são:
Batman: Return to Arkham
Berserk and the Band of the Hawk
Lego Marvel’s Avengers
Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutants in Manhattan
The Interactive Adventures of Dog Mendonça & Pizzaboy
Gostaríamos ainda de, mais uma vez, voltar a realçar a grande diversidade e quantidade de produções que foram publicadas a nível nacional no ano transacto e que nos debatemos para destacar através deste prémio, desde títulos comerciais aos independente, e dos autores renomados aos “ilustres desconhecidos.” A nossa banda desenhada contínua viva e está de parabéns!
Este ano, as categorias a concurso são:
– Melhor Publicação Nacional
– Melhor Publicação Estrangeira
– Melhor Publicação Clássica
– Melhor Publicação Humor
– Melhor Série/Colecção
– Melhor Publicação Independente
– Melhor Publicação Periódica
– Melhor Obra Curta
– Melhor Desenho
– Melhor Argumento
– Melhor Autor em Publicação Estrangeira
– Melhor Desenho Estrangeiro
– Melhor Argumento Estrangeiro
– Melhor Filme de BD
– Melhor Série Televisiva de BD
– Melhor Videojogo de BD
Como sempre, NÃO É NECESSÁRIO REGISTO PARA PARTICIPAR; basta indicar os dados pessoais para o boletim de voto ser aceite.
Como vêem, a festa em volta do TCC não vai parar e não faltam razões para que todos participem e decidam quem são os melhores dos melhores do sector no ano passado!
A Votação termina à meia-noite de 31 de Outubro 2017.
Recomendamos SEMPRE a leitura dos regulamentos, que poderão ser consultados aqui!
Nota: Os autores e obras indicadas no boletim são baseados numa lista de lançamentos de 2016 cedida ao Central Comics. Se for autor ou editor de alguma obra que tenha sido lançado entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2016 e que não conste da nossa base de dados, entre em contacto connosco: geral@centralcomics.com<br>
E podem consultar a lista total de lançamento aqui, compilada por Pedro Cleto e José de Freitas. E com agradecimentos a Pedro Vieira de Moura e Dário Mendes.
[ad#lateral]
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.
As secções de melhor album nacional / estrangeiro estão uma grande baralhada. Misturar Manga / Comics / Franco Belga e afins não resulta.
Devia ter sido feita uma separação.
Já agora, uma pergunta ao Pedro Cleto e ao José de Freitas, os álbuns da editora Kingpin Books não são incluídos na listagem porquê?
Olá Diogo.
1 – Sempre foi assim. Nunca se separarou em categorias Manga/Comics/Franco-Belgam no TCC, e penso que em nenhuns outros prémios. Banda Desenhada é Banda Desenhada em qualquer parte do mundo. Assim teríamos também de separar fumetto, manhwa, sul-americana, etc. Não faz sentido. O que acontece noutros anos é que chega até ao publico os nomeados já filtrados por um júri.
2. Quais outros álbuns da Kingpin Books é que faltam? Só tivemos o conhecimento de dois lançamentos no ano passado e um deles em co-edição com a Ave Rara. “Rendez-Vous em Phoenix” que pode ser votado nas categorias Pub. Estrang., Arg. e Desenho estrang.. E “O Incrível Tarantantan de Balbino o Esfutricador” (co-editado com Ave Raro), que pode ser votado nas cats. Pub. Independente, Argumento e Desenho nacional.
Caso tenhas conhecimento de mais álbuns em 2016 agradecemos que nos indiques, para acrescentar.
Obrigado