Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Amadora BD 2021: As primeiras novidades!

Após de quase 2 anos difíceis, vamos voltar a ter uma edição presencial do Amadora BD, e a organização já divulgou as primeiras novidades para o esperado evento.

O Festival já tem data, acontece de 21 de outubro a 1 de novembro 2021. Outra das grandes novidades é que o núcleo central vai-se mudar para um novo espaço da cidade da Amadora: Ski Skate Amadora Parque, e os núcleos paralelos serão na Bedeteca da Cidade e na Galeria Municipal Artur Bual.
Amadora BD 2021
Depois da edição de 2020 totalmente online, o Amadora BD regressa então ao seu formato original, com exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras, a fazerem parte da programação deste ano, que contará ainda com algumas iniciativas em formato híbrido.
Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora marcam presença na edição deste ano e distinguem, pela primeira vez, com um prémio pecuniário de cinco mil euros, a Melhor Banda Desenhada de Autor Português.
Os Prémios são uma distinção do Município da Amadora, com a finalidade de consagrar e distinguir os autores de banda desenhada, através do incentivo à produção de obras provenientes destes géneros literários, em contexto nacional e com impacto internacional. Estas distinções promovem o interesse pela leitura, o enriquecimento artístico e cultural, o desenvolvimento social e o pensamento crítico.
Face ao panorama cultural atual, a atribuição de prémios desta tipologia fomenta o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos autores, editores, agentes culturais e demais instituições artístico-culturais.
A organização partilha o link de acesso ao Regulamento dos PBDA: https://www.cm-amadora.pt/municipio/regulamentos/443-cultura-regulamentacao-especial.html. O júri da edição deste ano será constituído pelos seguintes elementos: Pedro Cleto (Presidente do Júri, em representação da CMAmadora), Representante designado pelo Clube Português de Banda Desenhada e o Representante da Escola Ar.Co, o Professor de Banda Desenhada, Daniel Lima. Mais informamos que estão abertas as candidaturas aos Concursos Municipal e de Banda Desenhada da Amadora, cujos regulamentos podem ser consultados, também, no link em epígrafe.
A ilustração original da edição de 2021 é da autoria do autor português Roberto Gomes.
Recordem aqui os melhores momentos de 2019:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *