A incrível vida de Stan Lee

Quem foi Stan Lee?

Nascido na cidade de Nova Iorque em 28 de Dezembro de 1922, Stan Lee passou a trabalhar para a empresa que se tornaria a Marvel Comics. Com o artista Jack Kirby, Lee lançou a equipa de super-heróis O Quarteto Fantástico em 1961, e logo foi responsável por criar personagens populares como Homem-Aranha, X-Men, Hulk e Thor. Lee trabalhou mais tarde em vários negócios relacionados a banda desenhada e empreendimentos multimédia.

Início da vida e carreira

Stanley Martin Lieber nasceu a 28 de Dezembro de 1922, em Nova Iorque, filho dos imigrantes romenos Celia e Jack Lieber. Com parte de sua infância passada durante a Grande Depressão, Lieber e seu irmão mais novo, Larry, viram seus pais lutarem para a sobrevivência da família. Lieber, que mais tarde reduziu seu nome para “Lee” como escritor, foi contratado como assistente de escritório na Timely Comics em 1939 e tornou-se editor interino da empresa no início dos anos 40. Lee também serviu internamente no Exército durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando como escritor e ilustrador.

No início dos anos 60, Lee foi chamado por seu chefe para criar uma série para a Marvel Comics que poderia competir com o título de sucesso da DC Comics, Liga da Justiça da América. Citando influências da escrita como Sir Arthur Conan Doyle e Júlio Verne, e seguindo o incentivo de sua esposa, Joan, Lee modificou algumas das convenções habituais de super-heróis. Assim, com o artista e co-criador Jack Kirby, o Quarteto Fantástico nasceu em 1961.

  Lançamento: Eu, Louco

Após o sucesso do Quarteto Fantástico, uma série de novas personagens logo surgiram de Lee e dos seus colegas da Marvel, incluindo Hulk, Homem-Aranha, Doutor Estranho, Demolidor e X-Men.

Lee era particularmente conhecido por seu dinamismo e por imbuir as suas personagens com senso de humanidade, abordando questões do mundo real como fanatismo e uso de drogas, que influenciam os quadradrinhos por décadas. A Marvel Comics tornou-se uma franquia altamente popular e Stan Lee foi promovido a director editorial em 1972. Mais tarde, ele mudou-se para a Costa Oeste para se envolver nos empreendimentos cinematográficos da Marvel e, eventualmente, tornou-se presidente emérito.

Lee  envolveu-se em uma variedade de projetos de multimédia, além de servir como embaixador da Marvel, apesar de ter aberto processos contra a empresa e ter sido objeto de debate sobre uma compensação adequada para os criadores de comics. O escritor viu a Marvel transformar-se numa entidade que inspirou filmes de grande sucesso como as franquias Iron Man, X-Men , Thor e The Avengers.

Lee começou a empresa de propriedade intelectual POW! Entretenimento, em 2001 e no ano seguinte publicou sua autobiografia, Excelsior! A incrível vida de Stan Lee. No final da década, ele recebeu uma medalha de artes do presidente George W. Bush e lançou o programa History Channel Stan’s Superhumans, uma série que analisava pessoas com talentos e habilidades notáveis.

Lee morreu em 12 de novembro de 2018 em Los Angeles, Califórnia.

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *