2023 como 1989: de Batman a Indiana Jones entre outros
Em fevereiro de 2019 perguntava aqui “Ao ver a lista de filmes previstos para estrear este ano também perguntas “Que Ano é Este?””
Ao ver as estreias previstas para o Verão de 2023, consigo perceber que… regressei a 1989!

Para contextualizar, os trailers do Super Bowl trouxeram muita nostalgia ao mostrarem Michael Keaton novamente como Batman ou Harrison Ford como Indiana Jones. E o que isso significa?
Final de Verão de 1989, Harrison Ford regressa – pela terceira vez – como Indiana Jones desta vez ao lado de Sean Connery em Indiana Jones e a Grande Cruzada. Duas semanas depois chega aos cinemas portugueses Batman. Tim Burton inicia a saga Batman para a Warner Bros., com Michael keaton como o Cavaleiro das Trevas.
Batman e Indiana Jones e a Grande Cruzada dominaram as bilheteiras norte-americanas, e por todo o mundo, nesse ano.

Este ano, Michael Keaton regressa ao grande ecrã como Batman no filme The Flash (estreia a 15 de junho) e Harrison Ford volta a ser o famoso arqueólogo aventureiro em Indiana Jones e o Marcador do Destino (estreia a 29 de junho)
Mas existe muito mais cinema de 1989 prestes a ser recuperado!

Nas últimas horas a Disney apresentou o novíssimo teaser para a sua nova adaptação em imagem real do clássico de animação estreado em … 1989! A Pequena Sereia não foi um enorme sucesso de bilheteira nos cinemas norte-americanos, contudo o filme de animação foi um clássico instantâneo; 34 anos depois, Rob Marshall realiza a fábula romântica com muita música interpretada por Halle Bailey, Jonah Hauer-King e Melissa McCarthy. Estreia nos cinemas a 24 de maio.
Outro dos grandes sucessos de 1989 foi a segunda aventura cinematográfica da equipa d’Os Caça-Fantasmas. No final deste ano, chega a segunda aventura de Caça-Fantasmas: O Legado.

No seguimento do sucesso de Dirty Dancing – Dança Comigo, em 1989 Patrick Swayze revelou ser um segurança de bar determinado a cumprir a função em Road House – Profissão Duro.
A Prime Video prepara-se para estrear (em data a anunciar) a nova versão com Jake Gyllenhaal e a atriz portuguesa Daniela Melchior. A realização é de Doug Liman (Identidade Desconhecida, Mr. & Mrs. Smith). (notícia aqui).

O terceiro maior sucesso nas bilheteiras norte-americanas em 1989 foi Arma Mortífera 2. Por enquanto não existe confirmação, apenas o rumor que o quinto filme da saga Lethal Weapon está em produção com Mel Gibson previsto para realizar o filme e interpretar novamente Martin Riggs e com Danny Glover novamente como Roger Murtaugh, que desde 1987 já estava velho demais para estas coisas.
O argumento é de Richard Wenk (The Equalizer). A estreia está prevista para a plataforma HBO Max.

Outro regresso de 1989 será Aonde é Que Pára a Polícia?. Liam Neeson prepara-se interpretar o filho do detetive Frank Drebin em filme realizado por Akiva Schaffer. Não existe data de estreia anunciada, pelo que é uma incógnita se ainda acontece neste ano.

Como todos os anos, 1989 teve filmes memoráveis e que perduram no tempo, desde Nascido a 4 de Julho, de Oliver Stone, Miss Daisy, de Bruce Beresford, O Clube dos Poetas Mortos, de Peter Weir, Bird – Fim do Sonho, de Clint Eastwood, O Abismo, de James Cameron, Regresso ao Futuro Parte II, de Robert Zemeckis, Um Amor Inevitável, de Rob Reiner, Always – Sempre, de Steven Spielberg, Gémeos, de Ivan Reitman, Chuva Negra, de Ridley Scott, Tempo de Glória, de Edward Zwick, Pelle – O Conquistador, de Bille August, Sexo, Mentiras e Video, de Steven Soderbergh, Fim-de-Semana com o Morto, de Ted Kotcheff, entre muitos outros títulos. Quais os filmes de 1989 que gosta de (re)ver?
Alguns dos meus prazeres de 1989, também, incluem a comédia de Yahoo Serious O Jovem Einsten, Kickboxer – Golpe de Vingança com Jean-Claude Van Damme e o clássico natalício Que Paródia de Natal.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.