|
Vidazinha
|
 |
« Responder #30 em: 20 de Setembro de 2009, 19:58 » |
|
Eu foi a primeira vez que fui e fiquei com vontade de voltar.
(Mas Beja continua ser o meu preferido.)
|
|
|
|
« Última modificação: 20 de Setembro de 2009, 20:00 por Vidazinha »
|
Registado
|
|
|
|
|
Hugo Jesus
|
 |
« Responder #31 em: 01 de Outubro de 2009, 13:24 » |
|
Já podem ver a programação e a lista de autores e os nomeados dos prémios nacionais da bd do FIBDA deste ano no portal: http://www.centralcomics.com
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
inglorious bastard
|
 |
« Responder #32 em: 04 de Outubro de 2009, 13:47 » |
|
A 'miudagem' da Marvel é um caso que acho que deviamos debater como a injustiça do FIBDA deste ano.
Se bem repararam, a categoria: Melhor Album Português Publicado em Língua Estrangeira este ano não tem nomeados.
Ora permitam-me que discorde.
Tivemos 4 autores Portugueses publicados lá fora este ano:
Ricardo Tércio (Spider-Man Fairy Tales - EUA)
João Lemos (Avengers Fairy Tales - EUA)
Nuno Plati (Avengers Fairy Tales - EUA)
José Carlos Fernandes (Pior Banda do Mundo - Polónia)
e
João Mascarenhas (Menino Triste - Polónia)
Primeiro:
Não venham cá com a história de que um comic não é um album, porque para mim quando o objectivo do prêmio é premiar a exportação de artistas nacionais, um 'comic' tem 32 páginas, o mesmo número de páginas de um album F/B.
Segundo:
Dão sempre a desculpa que se os autores/editoras não mandarem cópias o júri não pode avaliar e a isso eu digo:
Alguém da organização se lembrou de contactar a dita editora Americana ou então os próprios autores?
Um prêmio deve ter da parte dos seus organizadores alguma pesquisa.
Não é para isso que serve o Centro Nacional de Imagem e BD?
Tendo em conta que foi uma categoria que ao ser criada, serviu para dar o prêmio ao artista Rui Lacas nesse ano (que me parece que só teve direito ao mesmo, depois da ASA decidir publicar o livro dele em Português), porquê agora decidir ignorar estes 5 autores que publicaram fora da nossa fronteira?
É que se até trazem o Cebulski que é um dos responsáveis por esta vaga de emigração artistica, porque ignorar o facto de que estes 4 artistas publicaram lá fora?
Não sei bem os números, mas numa perspectiva puramente comercial de visibilidade do produto, aposto que estes 4 autores que referi venderam muito mais que o 'Merci, Patron' do Lacas.
Sim, até o Menino Triste...que mais uma vez deve ter sido posto de lado nesta categoria, porque consideram as primeiras edições do 'MT' um fanzine quando os dois primeiros números deviam ter sido considerados nas categortias de melhores albuns.
Conclusão:
Assim parece que os prêmios do FIBDA servem para presentear os "tubarões" e que as "sardinhas" que conseguem coisas muito boas com o seu suor e esforço tem de ficar sempre em categórias de segunda divisão.
Acho que nos deviamos mobilizar para fazer perceber à organização que esta categoria este ano não pode ficar em branco.
Se no ano passado se fez um 'mercado do bulhão' à volta de uns preciosismo sobre se os livros da 'Kingpin Books' mereciam estar ou não na categoria de melhor album, acho que este ano por algo mais importante se podia mobilizar as hostes.
Não conheço pessoalmente qualquer um dos autores (excepto o João Mascarenhas por quem nutro um grande respeito) por isso não vejam isto como mais uma a querer dar prêmios aos amigos.
Isto trata-se de justiça nos critérios.
|
|
|
|
|
Registado
|
Ora um blog serve para muita coisa: nonoexpress.wordpress.com
|
|
|
|
Wolfviddius
|
 |
« Responder #33 em: 04 de Outubro de 2009, 14:10 » |
|
Isto é assim, o pessoal escreve aqui e os responsáveis do FIBDA (alguns andam por aqui) ignoram.
Portanto, todas as pessoas que se queixam, que acham mal, que acham que as suas sugestões devem ser ouvidas e respondidas, tem uma solução muito simples, livro vermelho (livro de reclamações).
Se o pessoal escrever no livro vermelho, a sua opinião contará em muito para ser avaliada e respondida.
Se o pessoal quer continuar apresentar queixas ou opiniões aqui, vai continuar a permitir que o FIBDA continue a fazer o que sempre fez, a ignorar.
A questão é sempre aquela, se as pessoas acham que tem razão e procuram uma resposta, devem usar conscientemente esse livro vermelho. Agora, se há pessoal que só gosta de criticar, e não quer ver alguma justiça, continua a escrever aqui.
Isto, não só a ver com a categoria do Melhor Album Português Publicado em Língua Estrangeira, mas também com bastantes escritos que tenho reparado ao longo do mês, relativos até aos concursos.
Aconselho-te a escreveres o que escreveste no livrinho vermelho. Se aparecer algum FIBDA aqui a dar-te explicação é para tentar evitar esse escrito. O que dará que pensar...
|
|
|
|
« Última modificação: 04 de Outubro de 2009, 14:19 por Wolfviddius »
|
Registado
|
|
|
|
montiel
Menino(a) Triste
|
 |
« Responder #34 em: 29 de Outubro de 2009, 23:04 » |
|
Ainda não fui ao FIBDA mas já li que está fraco este ano. Confirma-se? 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
|
|
DC
|
 |
« Responder #36 em: 15 de Dezembro de 2009, 22:20 » |
|
Inseri mais 2 festivais (Leeds e London MCM) e acrescentei os sites respectivos dos festivais. Estão à vontade para contribuir.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
|
Pina
Menino(a) Triste
BRK
|
 |
« Responder #38 em: 23 de Janeiro de 2010, 22:04 » |
|
Alguém daqui vai a Angoulême? Se sim já está na altura de combinar uma janta por lá.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Joao A
|
 |
« Responder #39 em: 11 de Fevereiro de 2010, 18:50 » |
|
Se alguém vai para os lados de Boston dentro de 2 meses...
"Boston Comic Con is excited to announce its biggest guest list ever for April 10-11, 2010! Guests include Jim Lee, Mike Mignola, Eric Powell, JH Williams III, Joseph Michael Linsner, Ben Templesmith, Bill Sienkiewicz, Billy Tan, Cameron Stewart, Craig Rousseau, Jim Mahfood, Jim Starlin, Joe Jusko, Joe Quinones, Mark Chiarello, Michael Golden, Skottie Young, Steve Rude, and many more!"
|
|
|
|
|
Registado
|
João
|
|
|
|
inglorious bastard
|
 |
« Responder #40 em: 21 de Fevereiro de 2010, 20:11 » |
|
IBERANIME!!!! Que rasca...cosplayers Italianos e Espanhois e uma banda de Covers da America do Sul..Toda esta sopa de letras a 10 euros. Tinha mesmo de ser um evento da SIC K, da Best Rock FM e da Espanholada. www.iberanime.com.ptTenho mais fé no Anicomics em Telheiras. Este pelo menos traz um autor de BD com influências nipónicas.
|
|
|
|
|
Registado
|
Ora um blog serve para muita coisa: nonoexpress.wordpress.com
|
|
|
|
DC
|
 |
« Responder #41 em: 21 de Fevereiro de 2010, 23:07 » |
|
O IberAnime e AniComics são eventos anuais sempre na mesma altura? Se sim coloco-os na lista.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
kon-el
|
 |
« Responder #42 em: 25 de Fevereiro de 2010, 23:43 » |
|
Anicomics é o 1º e esperamos que seja algo que se repita anualmente. É essa a intenção do organizador.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Joao A
|
 |
« Responder #43 em: 02 de Maro de 2010, 06:19 » |
|
Tenho mesmo que ir a Beja, está a dar cartas, ontem recebi um mail do Gabriel Bá em que me disse que vai lá estar (para quem não sabe é o desenhador do Umbrella Academy) e já ouvi rumores de outro artista que quero conhecer e que vai lá estar também. Em Junho vão (Gabriel e Fábio Bá) fazer uma exposição no Porto.
|
|
|
|
|
Registado
|
João
|
|
|
|
Z!
|
 |
« Responder #44 em: 02 de Maro de 2010, 12:19 » |
|
Este ano não falha. Tenho memso que ir a Beja!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|