Vencedor 500 paus 2025 : “A cada sete ondas” de Beatriz Brajal
O concurso interno ‘Toma Lá 500 Paus e Faz uma BD’, promovido pela CCC, já tem um novo vencedor para 2025: “A cada sete ondas” de Beatriz Brajal.
Entre as 24 propostas submetidas, o júri, composto por cinco membros, decidiu, por maioria, premiar o projeto A Cada Sete Ondas, da autora Beatriz Brajal. A obra será um livro de 40 páginas, com publicação prevista ainda este ano, possivelmente na coleção Mesinha de Cabeceira.
A Cada Sete Ondas – Uma Jornada de Amizade e Reflexão
A banda desenhada vencedora é uma narrativa autoficcionada que mistura realidade e imaginação, explorando a complexidade das relações inter-espécies. A história acompanha Bea e Solha, dois seres que, apesar das suas diferenças, funcionam como um reflexo um do outro. Dependentes e erráticos, ambos terão de enfrentar um desafio inesperado da vida real.
Com um tom catártico e introspectivo, a obra promete uma experiência visual e emocionalmente envolvente, aprofundando temas de amizade, autoconhecimento e mudança.
O Que Diz o Júri?
Os jurados destacaram diversos aspetos do projeto de Beatriz Brajal, elogiando a clareza na transmissão da narrativa e a qualidade artística da proposta:
-
“Conseguiu transmitir, de forma clara e simples, o argumento através das imagens. A apresentação do projeto é bem estruturada e eficaz.”
-
“É uma história bonita e positiva, algo de que todos precisamos para escapar um pouco à realidade dos nossos dias.”
-
“Demonstra imaginação, conteúdo refrescante e divertido, com excelente técnica e expressividade.”
Próximos Passos
Com a vitória no ‘500 Paus’, A Cada Sete Ondas segue agora para produção, aguardando a sua publicação e distribuição. O trabalho de Beatriz Brajal junta-se, assim, a uma lista de projetos inovadores que já passaram por este concurso, reconhecido por impulsionar talentos emergentes no panorama da banda desenhada nacional.
Fica atento para mais novidades sobre o lançamento deste livro!
Batriz Brajal (2003)
é autora de banda desenhada, animadora e ilustradora, estuda atualmente Ilustração e Banda Desenhada no Ar.Co. Explora o tema da autoficção, situações íntimas e quotidianas, por vezes enquadrando personagens imaginários, como, por exemplo, o Sr. Solha. Em 2023, estreou a sua primeira curta de animação, Perto Ou Longe, no festival IndieLisboa. Recentemente, expôs a banda desenhada Solilóquio na exposição de verão do Ar.Co de 2024 – a mesma que publicou no novo número da revista Pentângulo.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.