Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

“Um Homem do Outro Mundo: Manuel Fernandes Tomás” – BD

A partir do dia 1 de julho, estará disponível para venda o livro de banda desenhada “Um Homem do Outro Mundo, de Manuel Fernandes Tomás”.

Um Homem do Outro Mundo

Saiba tudo sobre o lançamento:

Esta obra, uma edição especial do Município da Figueira da Foz com o apoio do Plano Nacional das Artes, poderá ser adquirida na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz e no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz.

A edição do livro apresenta uma capa dura colorida, com 52 páginas em papel creme claro e pranchas em preto e branco. O preço, a ser fixado pela entidade municipal, está estimado em torno de 10 euros. Adicionalmente, está a ser considerada a possibilidade de venda online, oferecendo maior acessibilidade aos interessados.

Um Homem do Outro Mundo

Além do lançamento do livro, será realizada uma exposição das pranchas originais no CAE, na Sala de Ilustrações, de 1 a 30 de julho. Esta exposição oferece uma oportunidade única para os leitores e amantes de arte apreciarem de perto o talento e a criatividade de Manuel Fernandes Tomás.

Sobre o livro

Manuel Fernandes Tomás nasceu na Figueira da Foz em 1771, estudou na faculdade de direito de Coimbra, tornando-se bacharel em Cânones com apenas 20 anos.

Desiludido com a frágil situação da pátria, com o Rei D. João VI refugiado no Brasil, a a Inglaterra a controlar as forças militares, a crise do comércio, Fernandes Tomás é atraído pelas ideias liberais e sonha com uma constituição que liberte o povo português do regime absolutista e regenere o país.

Um Homem do Outro Mundo

Juiz no Porto, forma o Sinédrio, um grupo secreto de simpatizantes do liberalismo que irá preparar a Revolução Liberal, a que ocorre em 24 de agosto de 1820.

Fernandes Tomás torna-se deputado às cortes, onde se revela um extraordinário orador.

Nos últimos meses de vida escreve as Bases da Constituição, que o Rei viria a aprovar em 1822. Morre em Lisboa nesse mesmo ano. Doente, esgotado e mal alimentado, sem nunca ter aceite qualquer remuneração pelas funções públicas.

Manuel Fernandes Tomás: Um Visionário da Revolução Liberal

Manuel Fernandes Tomás, natural da Figueira da Foz, nasceu em 1771. Após estudar na Faculdade de Direito de Coimbra, formou-se em Cânones aos 20 anos. Desencantado com a instável situação do país, marcada pelo exílio do Rei D. João VI no Brasil, o controlo militar por parte da Inglaterra e a crise no comércio, Fernandes Tomás abraçou as ideias liberais. Ele sonhava com uma constituição que libertasse o povo português do regime absolutista e regenerasse a nação.

Como juiz no Porto, fundou o Sinédrio, um grupo secreto de simpatizantes do liberalismo que prepararia a Revolução Liberal de 24 de agosto de 1820. Fernandes Tomás tornou-se deputado nas cortes, destacando-se como um orador notável. Nos últimos meses de vida, redigiu as Bases da Constituição, aprovada pelo Rei em 1822. Faleceu em Lisboa no mesmo ano, doente e esgotado, sem jamais ter aceitado remuneração pelas suas funções públicas.

Um Homem do Outro Mundo

Autores

José A. Matos nasceu na Figueira da Foz em 1959. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário e atualmente trabalha na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz. Participou nos Anuários de Poesia (Assírio e Alvim 1985 e 1986) e publicou “Antecâmara” (Editorial Escritor, 1998) e “Que venham as aves: poemas de 2005/2015” (Real Gana, 2016). Com “Heroína Malmequer” (Astrolábio Edições, 2023), estreou-se na ficção narrativa. “Um homem do outro mundo” é o seu primeiro trabalho como argumentista de Banda Desenhada.

Paulo Diogo nasceu na Figueira da Foz em 1963. Iniciou a sua atividade artística ainda jovem, participando em exposições coletivas e individuais ao longo de mais de 40 anos, nas áreas da pintura, desenho e escultura. Atualmente, é professor do ensino secundário e edita um fanzine intitulado Fanzine Poesia BD, onde ilustra poesias e contos de poetas e escritores, além de histórias originais da sua autoria.

Um Homem do Outro Mundo

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights