Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

“Titanic” celebra 25 anos e regressa aos cinemas

1997 parece ainda próximo, mas já se passaram 25 anos. Titanic regressa às salas de cinema, para celebrar celebrar os 25 anos da estreia global. O regresso é a prenda ideal para o próximo Dia dos Namorados.



Em Portugal, o sucesso estrondoso realizado por James Cameron estreou em janeiro de 1998, no entanto, as primeiras sessões de apresentação do filme em antestreia aconteceram discretamente antes do Natal de 1997.
Numa primeira avaliação não se conseguia antecipar o sucesso que estava prestes a acontecer.



Nessa altura, era o filme que tinha levado quase à ruína financeira dois dos grandes estúdios de Hollywood, a 20th Century Fox e a Paramount Pictures. E, James Cameron sabia o risco que corria e, qual poder de toque de Midas, o público gostava do poster e vibrava com o trailer.
Com a estreia comercial, de imediato chegou o sucesso do público, o reconhecimento da crítica e os prémios de onde se destacam os 11 Oscars da Academia, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador ou Melhor Canção Original.
Titanic é o terceiro filme com maior bilheteria global com 2, 2 mil milhões de dólares.



A estreia de Titanic aconteceu em mais de 60 salas portuguesas, e à época foi um dos maiores lançamentos de sempre no país. As sessões esgotavam consecutivamente! A procura por bilhetes levou a cenários que hoje parecem impossíveis: telefonemas para os cinemas a solicitarem reservas com muita antecedência e candonga de bilhetes.
Havia excursões para assistir ao filme nas salas de cinema. E com o negócio a correr tão bem nos principais cinemas das grandes cidades, não era possível libertar as cópias para os cinemas do resto do país, que desesperavam a aguardar pela possibilidade de também projectarem Titanic. Os escritórios da, entretanto desaparecida, distribuidora Filmes Castello Lopes não conseguiam atender a todos os pedidos de exibições! Eram outros tempos!



Para celebrar o 25º aniversário da estreia, Titanic, de James Cameron, será novamente lançado nos cinemas bem a tempo do Dia dos Namorados do ano que vem.
Uma versão remasterizada estará disponível nos cinemas em 3D 4K HDR, com a Disney a anunciar o o lançamento em Portugal a 9 de fevereiro de 2023. 

O anúncio aconteceu pelo parceiro de produção de longa data de Cameron e COO da Lightstorm Entertainment, Jon Landau, na apresentação da Disney CineEurope em Barcelona, onde foi apresentada uma visão 3D da versão remasterizada.
Titanic_poster internacional 25 years
O épico que transformou Kate Winslet e Leonardo DiCaprio em mega-estrelas do firmamento cinematográfico esteve em exibição ao longo de muitos meses com sucessivas lotações esgotadas e já regressou aos cinemas em versão 3D em 2012.  A reposição tridimensional não teve o sucesso da estreia original, levando aos cinemas portugueses 1 763 espectadores.



Em fevereiro de 2023 será também lançado um documentário especial na National Geographic de um estudo científico como uma “análise forense completa” sobre uma das questões maiores do filme: se haveria espaço para Rose e Jack na porta flutuante.

Actualmente, está em cartaz o novo sucesso cinematográfico realizado por James Cameron, Avatar: O Caminho da Água. O filme estreou em 249 ecrãs e já levou aos cinemas portugueses mais de 700 mil espectadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *