Tenet, novo filme de Christopher Nolan já tem trailer

Em tempos que nos ecrãs dos cinemas são projectadas continuações ou novas versões de antigos sucessos cinematográficos, sempre que aparece um filme de grande orçamento com argumento original é motivo para notícia. Nesta situação, encontra-se o próximo filme do cineasta Christopher Nolan.


Dois anos depois da estreia de Dunkirk, Christopher Nolan inesperadamente apresentou as primeiras imagens do seu próximo filme, Tenet, com um teaser exibido em salas de cinema seleccionadas antes de Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw.
O curto trailer chegou aos cinemas a 1 de Agosto, e a demora em ser disponibilizado na internet é motivada porque o cineasta é grande defensor da experiência cinematográfica.

O teaser trailer disponível na internet , tal como aquele que foi exibido nos cinemas, não desvenda a intriga de Tenet. Contudo, o trailer exibido nos cinemas deixou frases como “É hora de um novo protagonista”.  E o protagonista que o trailer nos permite conhecer é John David Washington, de BlacKkKlansman: O Infiltrado e filho do consagrado Denzel Washington.

No trailer cinematográfico também era possível ler “É hora de um novo tipo de missão”. E, da pouca informação disponibilizada até ao momento sobre Tenet, sabe-se que este é um épico de acção que gira em torno de espionagem internacional, viagens temporais e evolução. As filmagens passaram por diversos países como Reino Unido, Estónia, Itália ou Índia.

O elenco do filme reúne algumas estrelas em ascensão, e ao lado de John David Washington está Elizabeth Debicki (Guardiões da Galáxia Vol. 2), Robert Pattinson (Crepúsculo), Aaron Taylor- Johnson (Kick-Ass: O Novo Super-Herói), Clémence Poésy (Harry Potter e os Talismãs da Morte) e Himesh Patel (Yesterday). A actriz indiana Dimple Kapadia, conhecida dos espectadores portugueses pela sua participação no sucesso de outras gerações Bobby, também participa em Tenet e esta é sua estreia num filme de Hollywood. Kenneth Branagh e Michale Caine voltam a trabalhar às ordens de Christopher Nolan.

Christopher Nolan escolheu para a direcção de fotografia o suíço Hoyte Van Hoytema, com quem já tinha trabalhado em Interstellar e Dunkirk. Realizador e director de fotografia decidiram filmar Tenet em grande formato e em película, e à semelhança das colaborações anteriores recorreram às câmaras de 70mm e de IMAX. E já se sabe que o filme terá cópias no formato mais frequente nos cinemas actuais, em Digital, mas também será impresso em película de 35mm (o mais habitual até ao passado recente) em CinemaScope, e depois em grandes formatos como película de 70mm e IMAX.

  Sem pontaria para a liderança

Tenet tem um orçamento superior aos 200 milhões de dólares (O Cavaleiro das Trevas Renasce teve um orçamento de 250 milhões de dólares).
Conta uma publicação norueguesa que Christopher Nolan filmou uma cena de acção bastante ambiciosa no qual um tanque colide com um metro de superfície. E sendo este um filme escrito e realizado por Christopher Nolan a cena, filmada no final do passado mês de Julho, teve o tanque a realmente abalroar o veículo de transporte de passageiros com efeitos práticos e sem recurso aos, entretanto, habituais posteriores efeitos digitais. O mesmo aconteceu com outras cenas de acção entretanto filmadas, com carros a serem esmagados por camiões em alta velocidade.

Desde a trilogia do Cavaleiro das Trevas que o alemão Hans Zimmer era o compositor das bandas sonoras dos filmes de Christopher Nolan. Para Tenet o cineasta confia a banda sonora ao compositor sueco Ludwig Göransson, presença em todos os filmes realizador por Ryan Coogler (Black Panther, Creed, Fruitvale Station) e também compôs a banda sonora de Creed II, Venom e da futura série da Disney The Mandalorian.

O editor que trabalha com Christopher Nolan desde O Cavaleiro das Trevas também é ausência em Tenet. Lee Smith está ocupado com a edição do novo filme de Sam Mendes, 1917. Assim sendo, Christopher Nolan confia no trabalho de Jennifer Lame a responsável pela edição de filmes como Manchester By the Sea, Frances Ha e Hereditário.
Tenet é uma produção da Syncopy, de Christopher Nolan e da sua esposa Emma Thomas (responsável pela produção de todos os filmes do cineasta), para a Warner Bros.
A estreia nos cinemas portugueses está prevista para Julho do próximo ano.


Tenet é uma palavra palíndroma, ou seja que pode ser lida da direita para esquerda tal como da esquerda para a direita.

 

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *