Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

[1 de Abril] Steven Spielberg surpreende com próximo filme

Quando Steven Spielberg recebeu o prémio pela carreira no Festival de Berlim disse querer atingir o recorde de Manoel de Oliveira, que fez filmes depois dos 100 anos.



A referência ao cineasta português demonstra o carinho e o respeito que a comunidade cinéfila internacional tem por Manoel de Oliveira.
Steven Spielberg já faz filmes há seis décadas, dos muitos sucessos de bilheteiras na sua carreira destacam-se títulos como Tubarão, Parque Jurássico, E.T. O Extraterrestre, Salteados da Arca Perdida. Só para citar alguns títulos, aos quais se juntam os premiados com Oscars pelo seu trabalho como A Lista de Schindler ou O Resgate do Soldado Ryan.
No discurso de entrega do prémio lifetime, Spielberg manifestou ainda querer regressar aos seus filmes assustadores.

Tubarão

Sobre trabalhos futuros, recentemente soube-se que está a preparar Napoleon, concretizando o argumento escrito por Stanley Kubrick, assim como a desenvolver Frank Bullitt, inspirado na personagem interpretada por Steve McQueen em 1968. O que não se sabia, é que a menção a Manoel de Oliveira não foi inocente!

O cartaz da Quinzaine des Cinéastes, mostra paralela ao Festival de Cannes, é uma homenagem ao filme que estreou há 30 anos.


Steven Spielberg, através da sua produtora Amblin Entertainment, tem vindo a preparar nova adaptação cinematográfica da obra escrita por Agustina Bessa-Luís, a pedido por Manoel de Oliveira, Vale Abraão.

Agustina Bessa Luís e Manoel de Oliveira
Agustina Bessa Luís e Manoel de Oliveira


O filme, realizado por Manoel de Oliveira, estreou no festival de Cannes em maio de 1993. A publicação de referência, Cahiers du Cinema classificou Vale Abraão como o segundo melhor filme desse ano, sendo apenas superado por Um Mundo Perfeito, de Clint Eastwood.

Vale Abraão conta a história de Ema, uma jovem extraordinariamente bonita que se vê casada com Carlos de Paiva, um homem bom, senhor da Quinta de Vale Abraão, mas a quem ela não ama. À medida que o tempo passa, a monotonia toma conta dos seus dias e torna o casamento num hábito, levando Ema a procurar consolo nos braços de um amante.
Leonor SIlveira interpretou Ema, sendo Carlos de Paiva interpretado por Luís Miguel Cintra. O filme conta ainda com as participações de Ruy de Carvalho, Glória de Matos, Dalila Carmo, Diogo Dória, Isabel Ruth, António Reis, Laura Soveral, Sofia Alves e Beatriz Batarda. A fotografia é de Mário Barroso, que também assume a função de narrador.

Em breve, o Douro Vinhateiro estará em destaque nos cinemas de todo o mundo via Velocidade Furiosa X. Entretanto, será novamente cenário para o cinema de Hollywood na versão de Steven Spielberg de Vale Abraão ou Abraham’s Valley, o título internacional.

Manoel Oliveira

Depois de ter produzido o filme de 1993, Paulo Branco faz agora parceriacom Steven Spielberg para esta nova versão. Como curiosidade, o produtor português prepara-se para estrear A Sibila, a adaptação do romance que consagrou a escritora Agustina Bessa-Luís.

Está em curso o casting internacional para esta nova versão de Vale Abraão, sendo ainda desconhecido quem interpretará Ema Paiva. Confirmado está o regresso de Leonor Silveira, em personagem ainda não revelada.

Steven Spielberg e Rita Morena nas filmagens de West Side Story


Recorde-se que recentemente Steven Spielberg recuperou Rita Moreno, a Anita de Amor Sem Barreiras de 1961, confiando-lhe a personagem Valentina, no seu West Side Story de 2021.
A adaptação do argumento foi entregue a Josh Singer (The Post, O Caso Spotlight) e a Tony Kushner (West Side Story, Lincoln).
As filmagens estão previstas para o próximo verão. Não existe data prevista para estrear.
Vale Abraão, de 1993, está disponível no videoclube MEO.

[este artigo é mentira de 1 de abril]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights