Star Wars e Studio Ghibli lançam curta
Durante a semana o Studio Ghibli enlouqueceu os fãs do estúdio de animação japonês e os fãs do Universo Star Wars sobre uma colaboração.
Primeiro foi um pequeno vídeo com os logos do Studio Ghibli e da Lucasfilms, entretanto foi Hayao Miyazaki quem apareceu no fundo de uma fotografia com a figura do adorável Grogu em primeiro plano.
Finalmente a Disney oficializou a colaboração e anunciou uma curta-metragem de 3 minutos de duração que já se encontra disponível no Disney+: Zen – Grogu e as Criaturas do Studio Ghibli.
Assim sendo, a Lucasfilm e o Studio Ghibli uniram forças para a curta-metragem de animação Zen – Grogu e as Criaturas do Studio Ghibli, marcando uma das mais auspiciosas – e adoráveis – parcerias criativas entre as duas produtoras.
A curta-metragem desenhada à mão reúne o adorável Baby Yoda, Grogu, de The Mandalorian e os coelhos antropomorfizados de pó de carvão da obra-prima A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki, e premiada com o Oscar para Melhor Filme de Animação. A banda sonora ficou a cargo de Ludwig Goransson (The Mandalorian, Tenet).
A realização é Katsuya Kondô, animador em filmes como As Asas do Vento, O Castelo Andante ou A Princesa Mononoke entre outros títulos, e director de animação em filmes como Memórias de Ontem, Ponyo à Beira-Mar ou A Colina das Papoilas entre outras produções.
Esta não é a primeira vez que a Lucasfilm faz parceria com um estúdio de animação japonês.
Desde o início desta década que, a Lucasfilm recrutou estúdios de animação no Japão para criar nove curtas-metragens para a sua série Star Wars: Visions, do Disney+, dando permissão para que cada estúdio criasse uma narrativa dentro do universo Star Wars.
A 1ª temporada estreou em setembro de 2021, e a 2ª temporada – que se estende além do Japão para estúdios na África, Europa e Índia – deve estrear nos primeiros meses de 2023.
A parceria da Ghibli Studios com a Lucasfilm surge no mesmo mês em que a empresa abre um parque temático no centro do Japão dedicado às obras de Miyazaki, cofundador do estúdio e um dos cineastas mais aclamados no país do sol nascente. Ao contrário da maioria dos parques, os visitantes podem explorar locais projetados para evocar os recursos animados de Miyazaki, como o Catbus de O Meu Vizinho Totoro, de 1988.
Depois de se afastar em 2013 com As Asas do Vento, Miyazaki regressou ao Ghibli Studios para a sua 12º longa-metragem de animação, How Do You Live?, inspirado num romance japonês de 1937 de Yoshino Genzaburo. O estúdio não anunciou quando o filme será lançado.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.