Sapiens: A Origem da humanidade (Novela Gráfica, vol.1)
O primeiro volume da adaptação ilustrada do bestseller Sapiens: História Breve da Humanidade, chega às livrarias a 19 de Outubro.
Há cem mil anos, caminhavam pela Terra pelo menos seis espécies diferentes de humanos. Nos dias de hoje, existe apenas uma: o Homo sapiens. O que aconteceu aos outros? E o que nos acontecerá a nós?
Neste primeiro volume (de um total de quatro) da adaptação do brilhante Sapiens: História Breve da Humanidade (já na 24.ª edição em Portugal) para novela gráfica, feita em parceria com o escritor David Vandermeulen e o ilustrador Daniel Casanave, Yuval Noah Harari, considerado um dos mais influentes intelectuais da atualidade, conta-nos a história de um simples símio que acabaria por se tornar o rei do planeta Terra, capaz de dividir o átomo, voar até à Lua e manipular o código genético da vida.
Carregado de humor e originalidade, Sapiens: A Origem da Humanidade permite-nos assistir, em tempo real, ao primeiro encontro entre sapiens e neandertais, à extinção dos mamutes e dos tigres dentes -de-sabre, e às descobertas que acabaram por definir-nos enquanto caso único na Natureza.
Com 248 páginas ilustradas a cores (capa dura | formato 205x275x25mm), este é o livro perfeito para alargar o diálogo iniciado em Sapiens: História Breve da Humanidade, e para apresentar o universo e as ideias de Yuval Noah Harari a novos leitores (jovens e adultos), curiosos pelo que tem sido a longa e agitada história do ser humano.
O que diz Yuval Noah Harari:
Estou muito contente por estar a colaborar com o David e o Daniel neste projeto. O seu talento e profissionalismo irão ajudar a levar as ideias de Sapiens a novos públicos, com muitas novas reviravoltas, piadas e surpresas.
O que diz David Vandermeulen:
«As novelas gráficas são um formato maravilhoso. Graças à sua existência, as ideias de Yuval Noah Harari irão surgir ainda com maior clareza. Trabalhar com o Yuval neste grandioso texto é um desafio e uma honra.»
O que diz Daniel Casanave:
«Voltar a colaborar com o David, um estimado parceiro de longa-data, ao serviço das ideias de Yuval, é uma aventura verdadeiramente fantástica. Usar as minhas canetas e lápis para ilustrar uma obra maior como Sapiens é um privilégio e um prazer.»
Sapiens: A Origem da humanidade (Novela Gráfica, vol.1),
de Yuval Noah Harari
Ed. Elsinore
248 pp | 24,99€ | Cores
Nas livrarias a 19 de outubro
Os Autores:
Yuval Noah Harari é considerado um dos mais influentes intelectuais da atualidade. Os três livros publicados pela Elsinore — Sapiens: História Breve da Humanidade (2013), Homo Deus: História Breve do Amanhã (2017) e 21 Lições para o Século XXI (2018) — venderam 27,5 milhões de exemplares, em 60 línguas. O The Guardian classificou Sapiens: História Breve da Humanidade (24.ª edição em Portugal), como a obra que revolucionou o mercado da não-ficção, popularizando os “brainy books”. Yuval, 44 anos, nasceu em Israel, é historiador, investigador e professor de História do Mundo na Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada uma das melhores instituições de ensino a nível internacional. Doutorado em História pela Universidade de Oxford, tem partilhado o palco com líderes mundiais como Angela Merkel e Emmanuel Macron, ou personalidades como Natalie Portman e Marck Zuckerberg. Publica regularmente artigos no New York Times, Finantial Times and The Guardian, e participa frequentemente em importantes conferências, como Davos 2020.
David Vandermeulen (adaptação e coautoria): Nascido em Bruxelas, em 1968, é autor de banda desenhada. Estudou na Royal Academy of Fine Arts de Bruxelas e no Royal Institute of Art History and Archaeology. Dirige, desde 2016, a coleção La Petite Bédéthèque des Savoirs que associa ensaio e banda desenhada.
Daniel Casanave (adaptação e ilustrações): Nascido em França em 1963, é um artista que divide o seu trabalho entre ilustração, cenografia e banda desenhada. Formado em Artes Plásticas, tem trabalhado sobretudo na adaptação de obras-primas literárias.
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.