Salas IMAX “fintam” as greves de Hollywood
Com Hollywood em greve, dos argumentistas e dos actores, a IMAX ajusta o calendário de lançamentos nas suas salas espalhadas por todo o mundo.
Habituados a uma programação própria e dedicada à natureza das suas salas, a IMAX encara os recentes adiamentos como oportunidade para cederem os seus grandes ecrãs a outras produções cinematográficas merecedoras do espectáculo que a empresa canadiana propõe.
O CEO da IMAX, Richard Gelfond, disse recentemente que a empresa está bem preparada para as mudanças no calendário de estreias nos cinemas. A IMAX é uma empresa incrivelmente flexível.
Neste outono as salas IMAX preparavam-se para receber a estreia de Dune 2, de Denis Villeneuve, com o adiamento da estreia da continuação no grande ecrã da obra literária de Frank Herbert as salas de grande formato passam agora a estrear: As Marvels, de Nia DaCosta, The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes, de Francis Lawrence e Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese.
A IMAX vai ainda disponibilizar nas suas salas The Eras Tour, o filme concerto de Taylor Swift que lidera recorde de pré-venda de bilhetes na América do Norte. (As estreias mencionadas são anunciadas para os cinemas norte-americanos, com necessidade de confirmação em Portugal).
Paralelamente ao cinema oriundo de Hollywood, a IMAX cada vez mais está atenta aos fenómenos cinematográficos de outras origens. Assim sendo, as suas salas (em diversos países) recebem as estreias de títulos de sucesso – nomeadamente – de produções indianas, chinesas ou europeias.
As salas IMAX portuguesas têm actualmente em cartaz The Nun: A Freira Maldita II, de Michael Chaves, e na próxima semana vão receber a estreia de Mistério em Veneza, de Kenneth Branagh. O final do mês traz a estreia de O Criador, de Gareth Edwards.
Aguarda-se confirmação se as salas portuguesas vão receber, a 21 de setembro, a versão IMAX de Barbie, de Greta Gerwig, com cenas inéditas. O Exorcista: Crente, de David Gordon Green, também está previsto estrear nas salas IMAX, assim como Napoleão, de Ridley Scott, Wonka, de Paul King, e Aquaman and The Lost Kingdom, de James Wang.
Internacionalmente é ainda abordado o regresso de Oppenheimer, de Christopher Nolan, às salas de grande formato por ocasião da temporada de prémios cinematográficos.
Assim sendo, a IMAX garante a programação das suas salas com título apelativos a grandes audiências.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.