Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Raya e o Último Dragão: as vozes portuguesas

RAYA E O ÚLTIMO DRAGÃO é a nova grande aventura de animação dos estúdios Disney. Esta é a história de uma guerreira solitária, Raya, e de várias outras personagens que a vão acompanhar na sua missão.

A versão falada em português conta com o talento vocal de:
Sissi Martins empresta a sua voz a Raya, uma corajosa princesa guerreira, destemida e aventureira, que tem treinado para ser a Guardiã da Jóia do Dragão, e embarca numa jornada mágica.

Ana Cloe é a voz de Sisu, um dragão de água – último da sua espécie.

Pedro Bargado é a voz de Tong, o gigante solitário de Espinha.

Cristina Basílio empresta a voz a Namaari, uma princesa guerreira de Presa e inimiga de Raya. Filipa Ferreira é a voz jovem da princesa Namaari.

José Neves é a voz do Chefe Benja, o pai de Raya e o chefe de Kumandra.

Virana, a mãe de Namaari e a chefe de Presa, tem a voz de Leonor Alcácer

Bruno Magne faz os sons de Tuk Tuk, o melhor amigo de Raya que é uma mistura entre armadillo e percevejo.

Tomas Bastos de Sousa empresta a voz ao pequeno Boun, o “Capitão dos Tiques”.

Ermelinda Duarte empresta a voz a Dang Hu, a chefe das terras Garra.
Os sons da pequena vigarista são vocalizados por Sofia Cruz

O elenco vocal português conta ainda com as vozes de Rómulo Fragoso (Wahn e Comerciante), Tiago Retrê (Comerciante), Carla Mendes (Comerciante), Ana Vieira (General Atitãya), Adriana Moniz (Chefe de Cauda), Pedro Saavedra (Chai), Ricardo Monteiro (Dang Hai), Luís Nascimento (Chefe de Espinha) e ainda com as vozes de Adeline Chétail, Solange Santos, Alexandre Carvalho, Carla Gacia, Paula Fonseca e Romeu Vala. Mário Redondo foi o responsável pela direcção de actores. A dobragem aconteceu nos Estúdios da Matinha, com produção de Disney Character Voices International.


Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas, quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões sacrificaram-se para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, encontrar o último dragão lendário para reconstruir o mundo destruído e voltar a unir o seu povo. No entanto, ao longo da sua jornada, vai perceber que será necessário mais do que a magia de um dragão para salvar o mundo – também terá de confiar em si e de trabalhar em equipa.

O filme é realizado por Don Hall e Carlos López Estrada, tendo como co-realizadores Paul Briggs e John Ripa e como produtores Osnat Shurer e Peter Del Vecho.
A versão original, em inglês, conta com as vozes de Kelly Marie Tran (Raya), Awkwafina (Sisu), Gemma Chan (Namaari), Izaac Wang (Boun), Thalia Tran (Noi), Benedict Wong (Tong), Alan Tudyk (Tuk Tuk), Daniel Dae Kim (Chief Benja) e Sandra Oh (Virana).

RAYA E O ÚLTIMO DRAGÃO chegou aos espectadores dia 5 de março de 2021, no Disney+, com acesso premium a um custo adicional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *