Programa Fantasporto de 27 de Fevereiro

Nesta quinta-feira o Fantas Classic celebra os 40 anos da estreia de Raging Bull – Touro Enraivecido, realizado por Martin Scorsese. A sessão é, como habitualmente, no grande auditório do Teatro Rivoli, no Porto, às 21h15.

Martin Scorsese durante a rodagem de “Touro Enraivecido”

A história real de um boxeur famoso, Jake La Motta, pela mão de um dos maiores realizadores vivos, Martin Scorsese. Com Robert de Niro num papel que o fez engordar 30 quilos mas que realça ainda hoje o seu lugar como um dos maiores actores do cinema.
Sobre “Raging Bull”, Scorsese admite que não queria fazer o filme mas que Robert de Niro convenceu-o. Diz o realizador, “Não percebo nada de boxe. Para mim é como um jogo de xadrez físico”. Todas as cenas de boxe foram primeiro desenhadas em papel e filmadas todas antes das outras. Quanto à cena final de “Raging Bull” em que Jake La Motta se mira, junto ao espelho, Scorsese considera que finalmente “há paz na sua personagem. Deixou de se agredir”.

Uma reflexão sobre a violência interior e exterior, como em muitos filmes que se seguirão na carreira brilhante de Michael Scorsese. “Raging Bull” teve oito nomeações aos Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Actor, a última resultando no Óscar de Melhor Actor para Robert de Niro.
O Fantasporto associa-se à celebração dos 40 anos da estreia.

  Cinema: Crítica - Freaks

Raging Bull- Martin Scorsese- EUA – 129’ – 1980

Martin Scorsese nasceu em 1942, em Queens, Nova Iorque, de uma família com origem na Sicília. Um admirador confesso dos filmes de Michael Powell e de John Ford, e de filmes como “O Leopardo” de Visconti, o realizador cresceu a ver os grandes clássicos, sendo actualmente um dos maiores realizadores vivos, cujos filmes constam de todos os arquivos. Também, através da The Film Foundation, que fundou com outros nomes do cinema, ajudou ao restauro e recuperação de inúmeros filmes antigos. Foi Presidente do Juri do Festival de Cannes e recebeu apenas um Oscar como realizador (2007), ainda que os seus filmes recebam regularmente inúmeras nomeações e prémios.
Desde a primeira longa-metragem, “Who’s That Knocking on My Door? – Quem Bate à Minha Porta?” (1967),  Scorsese tem apresentado regularmente filmes memoráveis e para a História do Cinema como “Mean Streets – Os Cavaleiros do Asfalto” (1973), “Taxi Driver” (1976), e tantos outros. Recentemente apresentou “The Irishman – O Irlandês” (2019) e prepara “Killers of The Flower Moon”, assim como um filme sobre Roosevelt. Produziu ainda a série TV “Boardwalk Empire” entre 2010 e 2014.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *