Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Programa Fantasporto 2023: 26 de Fevereiro

Domingo é dia de descanso e de ver cinema. Por isso todos rumo ao Fantasporto, no cinema Batalha, no Porto. Vejam o programa – Filmes, sinopses, trailers, etc. A não perder.

The Thing Behind the Door – Fabrice Blin

DOMINGO, 26 FEVEREIRO

Sala 1

15.15 • The Thing Behind the Door – Fabrice Blin, 81’ (Fra) – CF – INTERNATIONAL PREMIERE – v.o. leg. port. – NA PRESENÇA DO REALIZADOR 

Uma jovem mulher vê o marido partir para a guerra antes de terem o desejado filho. Sabendo que o marido morreu e na posse de um livro demoníaco, ela vai tentar trazê-lo de volta dos mortos. Mas que seres são aqueles que estão num casulo? Um belo exemplo de novo terror fantástico a que não será alheio o facto de um dos produtores e argumentista, ser o ilustrador e designer Jean Marc Toussaint que esteve no Fantasporto em 1996 e depois foi mesmo o autor do cartaz do festival em 1997. Para os amantes do horror fantástico.

17.00 • The Game – Péter Fazakas, 110’ (Hun) – SR – v.o. leg. port. – NA PRESENÇA DO REALIZADOR 

1963. Budapest. O agente de contra-espionagem András vive a vida perfeita. Está casado e feliz com Eva e o único obstáculo entre ele e a promoção desejada é um colega, Kulcár. Quando o renomado espião Pál Markó, volta para tratar de um caso mal resolvido, András vai compreender que até um simples gesto humano lhe pode custar a vida. O filme recebeu os prémios de Melhor Filme, Actor, Actriz e Argumento no Festival do Filme Húngaro em Los Angeles. 

19.15 • S.Ó.S. – Tiago Santos, 85’ (Port) – CF/PCP – WORLD PREMIÈRE – v. o. port. / leg. ing. – NA PRESENÇA DO REALIZADOR 

Num mundo pós-apocalíptico em que a rotina dos dias, horas e minutos são a única companhia, um sobrevivente lida com as dificuldades e desafios da solidão, fome e do medo que se impõe, a cada dia que passa, às ameaças existentes. Que ruídos são esses que o perturbam na casa isolada? Quem o persegue? A quem persegue ele? Excelente interpretação de Ivo Saraiva e uma realização dinâmica de Tiago Santos nesta sua primeira longa-metragem.

21.15 • Bad City – Kensuke Sonomura, 118’ (Jap) – CF/SR/OE – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES – v.o. leg. port. 

O presidente da poderosa Gojo Conglomerate manda matar um a um os yakuzas e quase todos os seus opositores. Depois, anuncia que vai concorrer a “mayor” e que a sua cidade terá mais segurança se ele for eleito. Mas uma brigada especial e secreta da polícia vai investigá-lo e derrotá-lo. Com excelentes interpretações, especialmente de Hitoshi Ozawa no papel do chefe da equipa policial, este é um dos melhores exemplos do thriller japonês, cheio de acção mas não descurando a construção das personagens. 

Sala 2

15.00 • Belle Douleur – Joji Alonso, 98’ (2019) (Filipinas) – RETROSPECTIVA O CINEMA DE LAPUZ – v.o. leg. ingl.
Ferdinand Lapuz é um multipremiado produtor filipino, condecorado pelo governo do seu país.O filme é sobre Liz, de 45 anos e solteira, uma psicóloga pediátrica que trabalha com crianças especiais. Passou muito tempo da sua vida a tratar dos seus pais doentes. Depois de eles morrerem, Liz está sozinha e resignada a uma vida solitária. Por conselho dos seus amigos Marco e Lauren, Liz começa a simplificar a casa onde vive e conhece Josh, de 26 anos, um jovem antiquário. Esta foi a primeira longa-metragem da realizadora Joji Alonso. O filme recebeu o Prémio do Público no Cinemalaya Independent Film Festival e o de Melhor Actor, para Kit Thompson no Houston International Film Festival e, mais importante, o Prémio Especial do Júri desse festival.

17.15 • S.O. CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO C. FANTÁSTICO 1, 94’ – v.o. leg. ingl. (A ordem de exibição dos filmes pode não ser a abaixo referida)

For the Skeptical – Dawn Westlake, 3’ 14’ (E.U.A.)
Uma mulher canta e desmonta os mitos. Por exemplo, as mentiras que nos contaram sobre o. Pai Natal, a
Fadas dos Dentes ou Coelho da Páscoa e outras tradições sem fundamento. Prémio do Melhor Video Musical no Dream Festival de Odessa e Menção Especial para o Melhor Rap nos Europe Music Awards.

Paradox – Nika Belianina, 3’31’’ (Can) – WORLD PREMIÈRE
Uma viajante no tempo interrompe uma declaração de amor na Idade Média, procurando esclarecer a mulher sobre o que ela deve saber antes de aceitar um homem. Mas o futuro e o passado não podem colidir.

Paloquemao – Jefferson Cardoza Herrera, 19’14’ (Col) – WORLD PREMIÈRE
Num mercado, durante a noite, os horrores começam nos corredores das bancadas vazias. Sobretudo depois dos vampiros terem visto desmantelado o tráfico ilícito de sangue. Angie, avisada pela avó dos perigos que corre, enfrenta Harbey que gosta dela.

Mended – Alia Alkaff, 13’ (Sing) – WORLD PREMIÈRE
Uma mulher grávida costura um fatinho de bébé. “Que Deus lhe perdoe os pecados”, diz o homem, rasgando o fato. Que a mulher repare o seu erro com a vida.

Sleeping Beauty – Jana Nedzvetskaya – 15’ (Rus)
Um bailado subaquático traz consigo outra beleza. Um casal real sem filhos tem finalmente uma herdeira que se revela um verdadeiro monstro que torna a vida no castelo insuportável. O assédio da governanta, que é afinal uma feiticeira malvada, amaldiçoa a família. Felizmente, há por lá uma fada boa.
An underwater ballet adds extra beauty. The childless royal couple finally has an heir, a girl who is a real

Samara Op.4 – Maxime Wattrelos, Jérémy Trochet, Louis Cocquet, Marie Heribel, François Mainquet,
6’36’’ (Fra)
Um escultor de autómatos revive a sua vida durante as 4 estações do ano, ao encontro do sonho e da beleza que criou. A criatividade e toda a poesia da animação em poucos minutos.

The Smile – Erik van Schaaik, 15’ (Hol)
Quando uma famosa estrela de cinema é acusada de comer as mulheres com quem contracena, a sua carreira vai por água abaixo. E isso tira-lhe o sorriso da cara.

PLSTC – Laen Sanches, 1’37’’ (Fra)
Nos oceanos, há estranhas e belas criaturas feitas de plástico. Uma distopia sobre a realidade da poluição e que nos deixa ver as devastadoras consequências dos nossos hábitos na vida marinha.

19.00 • Purgatory – Vassilis Mazomenos, 95’ (Gre) – SR – v. o. leg. ingl.
No mundo dominado pela pandemia e pela violência, retratos do quotidiano. A paternidade em questão, a aridez e o silêncio entre as pessoas, o colmatar do amor, o desespero. Os serviços públicos de um país cansado. Quem é são e quem está louco? Outro magnífico retrato dos tempos modernos pela mão do realizador grego Vassilis Mazomenos, um visitante assíduo do Fantasporto que já lhe entregou um Prémio Carreira em 2001.

21.00 • The Goldsmith/ L’Órafo – Vincenzo Ricchiuto, 89’ (Itá) – CF/FC – v.o. leg. ingl.
Quando uns jovens delinquentes assaltam a casa de um ourives e da sua mulher, já idosos, o que parecia fácil torna-se numa luta pela sobrevivência. As vítimas tornam-se algozes na boa tradição do cinema Italiano de horror, agora com uso de tecnologia e reviravoltas constantes e inesperadas no argumento. Filme seleccionado para o Terror in the Bay Film Festival. Primeira longa-metragem do realizador.

No BAR Do Batalha

Especialmente dedicado à formação em cinema, e aproveitando a disponibilidade de alguns dos convidados nacionais e estrangeiros do Fantasporto 2023, organizou-se um programa de debates/workshops direcionados para o público mais jovem, jovens cineastas e estudantes de cinema. Pretende-se com este programa extra-exibição de filmes do festival, promover o debate e a tertúlia. Não só sobre os filmes exibidos no festival e como se realiza a sua programação assim como, indo mais atrás, à definição de critérios, o caminho para a concretização do projecto, a finalização, a divulgação e a distribuição. 

Hoje, Domingo das 17.00h às 19.00h o tema é “DO ENSINO DE CINEMA À CONCRETIZAÇÃO” – DEBATE com a participação de Luís Diogo (realizador), Luís Moya (realizador), Pedro Farate (director de fotografia), Costa Valente(Produtor), Isabel Pina (realizadora), Danyel Guerra (escritor) Pedro Gil Vasconcelos (realizador).

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights