Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Programa completo do Fantasporto 2023

O 43º Porto International Film Festival (Fantasporto 2023), já revelou o seu programa dia-a-dia, no Cinema Batalha entre 24 de Fevereiro a 5 de Março.

São vários dias cheios de bons filmes e nada melhor do que ouvir pela voz dos diretores quais os seus destaques, no Podcast do Central Comics, Paranoia Coletiva.

 

PROGRAMA

SALA 1

SEXTA-FEIRA, 24 FEVEREIRO

21.15 • SESSÃO DE ABERTURA OFICIAL

Shepherd – Russell Owen, 104’ (G.B.) – CF – v.o. leg. port.

Um dos melhores exemplos recentes do horror britânico. Perdido de dor pela morte da sua mulher que estava grávida, Erik Black volta à remota terra natal, aceitando um trabalho como pastor. A paisagem agreste irá curá-lo. Mas o seu esconderijo perfeito cedo se torna um pesadelo a que não pode fugir quando um espírito vingativo o segue e o vai confrontar com a sua própria sanidade. Com Tom Hughes, actor da série de televisão “Victoria” (Prince Albert), e Greta Scacchi de “Brideshead Revisited”, actriz em cerca de 100 filmes. “Shepherd” estreou no BFI London Film festival. Considerado pela crítica inglesa um dos 5 melhores filmes do ano.

23.30 • Cult Hero – Jesse Thomas Cook, 105’ (Can) – CF – v.o. leg. port.

Uma mulher empresária com a mania do controle pede ajuda a um pseudo-detective perito em cultos em declínio, para libertar o marido das garras de um grupo de “bem-estar”. Mas o marido sente-se tão bem que não quer voltar para ela. O cinema de comédia com horror à mistura, com grande sentido de humor e belas interpretações. 

SÁBADO, 25 FEVEREIRO

15.15 • Dead Bride – Francesco Picone, 83’ (Itá) – CF – INTERNATIONAL PREMIÈRE – v.o. leg. port.

Alyson, o marido e o seu bébé voltam à casa da infância da mulher, onde cedo se tornam vítimas de vários fenómenos que se prendem com os pais, abusivos e violentos. Um dos melhores filmes de horror de 2022, na tradição do cinema italiano de Argento e Fulci.

17.00 • Convenience Story – Satoshi Miki, 95’ (Jap) – CF/OE – v.o. leg. port.

Um argumentista em crise, abandona o cão da namorada num campo para não ter de tratar dele. Arrependido, volta ao sítio onde o deixou, mas o cão desapareceu. Entra então numa loja de conveniência de uma estação de serviço que fica perto. Uma realidade paralela o espera, assim como uma mulher casada que vai desbloquear a sua criatividade. Uma história da imaginação muito original e inesperada. 

19.00 • Narcosis – Martijn de Jong, 118’ (Hol) – SR – v.o. leg. port.

Filme candidato a nomeação aos Óscares pela Holanda, vencedor do International Panorama no Festival de Cairo, Melhor Filme no Netherlands Film Festival e Prémio do Público no festival de Thessaloniki. Uma mulher perde o marido e tem de lidar com o facto de o corpo nunca ter sido encontrado. Lidar com os dois filhos e as dificuldades económicas levam-na a reatar a sua actividade como vidente mas as escolhas não são fáceis. Com um olhar seguro sobre a perda e uma excelente interpretação de Thekla Reuten, a actriz de “Marionette”, apresentado no Fantasporto de 2021 onde venceu o Prémio de Melhor Actriz, “Narcosis” é a primeira longa-metragem do realizador. 

21.15 • Life of Mariko in Kabukicho – Eiji Uchida, Shinzô Katayama, 117’ (Jap) – CF/OE – v.o. leg. port.

Filme vencedor do White Raven do Festival de Cinema Fantástico de Bruxelas, é também uma deliciosa rede de histórias que fazem lembrar clássicos do cinema como “ET” ou “Basket Case”. Em tom de comédia, seguimos as vidas dos clientes de um café em Kabuchiko. Extra-terrestres, uma investigação do FBI, amores estranhos, e alguns assassinatos são os temas. O elo de todas estas histórias é Mariko, a dona do café que também é detective. 

23.30 • Megalomaniac – Karim Ouelhaj, 100’ (Bel) – CF – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES – v.o. leg. port.

Os irmãos Martha e Felix vivem numa casa grande e velha que lhes foi deixada pelo pai, o notório Carniceiro de Mons. Além desta herança, Martha tenta proteger o irmão que é, como o pai, um serial killer. Abusada no trabalho, Martha tem de encontrar o equilíbrio entre a violência de Felix e os traumas na sua própria vida. Filme vencedor do importante Prémio Cheval Noir no Festival Fantasia (Canadá) é mais um bom exemplo do moderno cinema belga de horror. Excelente interpretação de Eline Schumacher, no seu primeiro papel no cinema. 

DOMINGO, 26 FEVEREIRO

15.15 • The Thing Behind the Door – Fabrice Blin, 81’ (Fra) – CF – INTERNATIONAL PREMIERE – v.o. leg. port.

Uma jovem mulher vê o marido partir para a guerra antes de terem o desejado filho. Sabendo que o marido morreu e na posse de um livro demoníaco, ela vai tentar trazê-lo de volta dos mortos. Mas que seres são aqueles que estão num casulo? Um belo exemplo de novo terror fantástico a que não será alheio o facto de um dos produtores e argumentista, ser o ilustrador e designer Jean Marc Toussaint que esteve no Fantasporto em 1996 e depois foi mesmo o autor do cartaz do festival em 1997. Para os amantes do horror fantástico.

17.00 • The Game – Péter Fazakas, 110’ (Hun) – SR – v.o. leg. port.

1963. Budapest. O agente de contra-espionagem András vive a vida perfeita. Está casado e feliz com Eva e o único obstáculo entre ele e a promoção desejada é um colega, Kulcár. Quando o renomado espião Pál Markó, volta para tratar de um caso mal resolvido, András vai compreender que até um simples gesto humano lhe pode custar a vida. O filme recebeu os prémios de Melhor Filme, Actor, Actriz e Argumento no Festival do Filme Húngaro em Los Angeles. 

19.15 • S.Ó.S. – Tiago Santos, 85’ (Port) – CF/PCP – WORLD PREMIÈRE – v. o. port. / leg. ing.

Num mundo pós-apocalíptico em que a rotina dos dias, horas e minutos são a única companhia, um sobrevivente lida com as dificuldades e desafios da solidão, fome e do medo que se impõe, a cada dia que passa, às ameaças existentes. Que ruídos são esses que o perturbam na casa isolada? Quem o persegue? A quem persegue ele? Excelente interpretação de Ivo Saraiva e uma realização dinâmica de Tiago Santos nesta sua primeira longa-metragem.

21.15 • Bad City – Kensuke Sonomura, 118’ (Jap) – CF/SR/OE – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES – v.o. leg. port. 

O presidente da poderosa Gojo Conglomerate manda matar um a um os yakuzas e quase todos os seus opositores. Depois, anuncia que vai concorrer a “mayor” e que a sua cidade terá mais segurança se ele for eleito. Mas uma brigada especial e secreta da polícia vai investigá-lo e derrotá-lo. Com excelentes interpretações, especialmente de Hitoshi Ozawa no papel do chefe da equipa policial, este é um dos melhores exemplos do thriller japonês, cheio de acção mas não descurando a construção das personagens. 

SEGUNDA-FEIRA, 27 FEVEREIRO

15.15 • Demigod: the Legend Begins – Chris Huang Wen-Chang, 103’ (Taiwan) – CF/OE – v.o. leg. port.

Quando ignora o conselho do seu mestre Eight-Toed Qilin, o novato das artes marciais Su Huan-Jen é apanhado no meio de uma perigosa luta pelo poder. Metido numa conspiração que mesmo o seu mestre não consegue resolver, Su Huan-Jen tem de reverter a maré e fazer parar o maléfico senhor de uma vez por todas. A excelência da animação num filme feito de beleza e artes marciais. Seleccionado para o Festival de Neuchatel onde ganhou o Prémio do Público, tornando-se um fenómeno no circuito dos festivais. Foi igualmente um dos mais premiados filmes no festival de Taipé. 

17.15 • Stone Turtle – Woo Ming Jin, 92’ – (Mal) – CF/OE – v.o. leg. port.

Zahara, uma refugiada sem nacionalidade, vive numa ilha remota na Malásia com a sobrinha da venda no mercado negro de ovos de tartaruga. Um dia chega um homem, Samad, que diz que anda a estudar as tartarugas e lhe pede ajuda. Zahara e Samad vivem então uma história cheia de duplicidade e decepção. O passado e o presente e os fantasmas que trazem. Prémio FIPRESCI no Festival de Locarno. O realizador malaio foi já muito premiado internacionalmente, conhecido por “The Elephant and the Sea”, Prémio Especial do Júri do Festival de Turim, “Woman on Fire Looks for Water” (2009), que recebeu uma menção no Festival de Cannes, e “The Tiger Factory” (2010) que passou no Festival de Cannes e Menção Especial no Festival de Tóquio.

19.00 • Ritual – Hans Herbots – 122’ (Belg/Hol/Alem) – SR – v.o. leg. port.

Kiki, uma mergulhadora que trabalha para a polícia, descobre uma mão num rio. Conhecedora da importância do seu país no genocídio no Congo, ela relaciona a mão com os sacrifícios que os belgas exigiam na exploração de borracha e cobalto em África onde se fizeram muitas fortunas. Entretanto, há que saber como morreram os pais dela. Estará tudo relacionado? Um emocionante relato sobre as consequências do colonialismo.

21.15 • The Ghost Writer – Paul Wilkins, 90’ (G.B.) – CF – v.o. leg. port.

Um escritor em crise de inspiração, regressa à casa de família em busca de calma, mas reencontra os traumas do passado, sobretudo a memória de um pai abusivo já falecido. Quando uma mulher que desconhece lhe bate à porta, força a entrada como se o conhecesse e não se quer ir embora, a sua sanidade vai ser posta em causa ao decidir plagiar um livro do pai. Com um belo argumento do realizador Paul Wilkins e de Guy Free, com Luke Mably, o actor de “28 Days Later” de Danny Boyle, e Andrea Deck de “Homeland” e “The Crown”. 

TERÇA-FEIRA, 28 FEVEREIRO

15:15 • They Wait in the Dark – Patrick Rea, 85’ (E.U.A.) – CF – v.o. leg. port.

Amy e o seu filho adoptivo Adrian fogem da abusiva companheira da mãe, Judith. Em desespero para não serem descobertos, os dois refugiam-se numa antiga quinta dos pais de Amy no Kansas. Mas em breve uma força sobrenatural do passado de Amy ataca a mulher. Com Judith por perto, os fugitivos encontram-se encurralados entre os perigos dentro e fora da casa. Uma história com revelações constantes que surpreendem. Boa interpretação de Sarah McGuire no papel da mãe em fuga. 

17.00 • The Grandson – Kristóf Deák, 119’ (Hung) – SR – v.o. leg. port. 

A primeira longa-metragem vinda de um vencedor de um Óscar pela melhor curta documental em 2017 com “Sing”. O que começa como uma história sobre a exploração de velhos e esquemas por telefone para lhes roubar dinheiro, leva a outras histórias do passado. Rudi e o avô têm uma ligação muito profunda. Quando o avô é vítima de um esquema cruel, Rudi decide que não vai deixar os criminosos escapar. Um grito contra o abandono dos mais velhos. Realizador, argumentista e produtor húngaro, Deák foi vencedor do Óscar de Melhor Curta de Imagem Real em 2017 com “Sting”, filme que lhe valeu grande êxito de crítica. “The Grandson” é a sua primeira longa-metragem, baseada numa história verdadeira. 

19.15 • Perfect Number – Krzysztof Zanussi, 87’ (Pol) – SR – EUROPEAN PREMIÈRE – v.o. leg. port.

Um homem no fim de vida busca um recipiente válido para a sua riqueza. O mais próximo é um primo ainda jovem com quem não fala há muito. No entanto, o jovem génio pensa que já tem o seu futuro matematicamente definido e que não quer aceitar a herança. Juntos, vão à procura do sentido da vida. Mais um filme do multipremiado mestre polaco Krzysztof Zanussi. Illumination” (1973) foi Grand Prix de Locarno (1973) e premiado em Gdansk; seguiram-se “Quarterly Balance” (1975), “Camouflage” (1977) and “Spiral” (1978). Foi vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes com “Constans” (1980).

21.15 • Sashenka – Alexander Zhovna, 135’ (Ucrânia) – CF – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES  – v.o. leg. port.

Anos 70 na Ucrânia Soviética. Os pais de um paraplégico são mortos em casa. A polícia investiga. O filho não pode ser o culpado. Num regresso ao passado, descobre-se um país em crise, uma família abusiva e as amizades que desafiam a morte. Um poderoso relato, por vezes chocante, sobre o abuso e as suas consequências na saúde mental. Este filme ucraniano é a segunda longa-metragem do realizador, considerado um dos novos talentos do cinema ucraniano. 

 

QUARTA-FEIRA, 1 MARÇO

15.15 • S.O. CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO C. FANTÁSTICO 1, 94’ – v.o. leg. ingl. 

(A ordem de exibição dos filmes pode não ser a abaixo referida)

For the Skeptical – Dawn Westlake – 3’ 14’’ (E.U.A.)

Uma mulher canta e desmonta os mitos. Por exemplo, as mentiras que nos contaram sobre o Pai Natal, a Fadas dos Dentes ou Coelho da Páscoa e outras tradições sem fundamento. Prémio do Melhor Video Musical no Dream Festival de Odessa e Menção Especial para o Melhor Rap nos Europe Music Awards. 

Paradox  – Nika Belianina, 3’31’’ (Can) – WORLD PREMIÈRE

Uma viajante no tempo interrompe uma declaração de amor na Idade Média, procurando esclarecer a mulher sobre o que ela deve saber antes de aceitar um homem. Mas o futuro e o passado não podem colidir.

Paloquemao – Jefferson Cardoza Herrera, 19’14’’ (Col) – WORLD PREMIÈRE

Num mercado, durante a noite, os horrores começam nos corredores das bancadas vazias. Sobretudo depois dos vampiros terem visto desmantelado o tráfico ilícito de sangue. Angie, avisada pela avó dos perigos que corre, enfrenta Harbey que gosta dela. 

Mended – Alia Alkaff, 13’ (Sing) – WORLD PREMIÈRE 

Uma mulher grávida costura um fatinho de bébé. “Que Deus lhe perdoe os pecados”, diz o homem, rasgando o fato. Que a mulher repare o seu erro com a vida.

Sleeping Beauty – Jana Nedzvetskaya, 15’ (Rús)

Um bailado subaquático traz consigo outra beleza. Um casal real sem filhos tem finalmente uma herdeira que se revela um verdadeiro monstro que torna a vida no castelo insuportável. O assédio da governanta, que é afinal uma feiticeira malvada, amaldiçoa a família. Felizmente, há por lá uma fada boa. 

Samara Op.4 – Maxime Wattrelos, Jérémy Trochet, Louis Cocquet, Marie Heribel, François Mainquet – 6’36’’ (Fra) 

Um escultor de autómatos revive a sua vida durante as 4 estações do ano, ao encontro do sonho e da beleza que criou. A criatividade e toda a poesia da animação em poucos minutos. 

The Smile – Erik van Schaaik, 15’ (Hol)

Quando uma famosa estrela de cinema é acusada de comer as mulheres com quem contracena, a sua carreira vai por água abaixo. E isso tira-lhe o sorriso da cara. 

PLSTC – Laen Sanches, 1’ 37’’ (Fra)

Nos oceanos, há estranhas e belas criaturas feitas de plástico. Uma distopia sobre a realidade da poluição e que nos deixa ver as devastadoras consequências dos nossos hábitos na vida marinha. 

17.15 • Kargo – T.M. Malones, 82’ (Filipinas) – SR/OE – INTERNATIONAL PREMIERE – v.o. leg. port. 

Um acidente. A filha e o marido morrem. Para vingar a família que perdeu, Sara decide tomar o lugar do marido no trabalho, conduzindo um camião de carga e procurar o homem que foi responsável pelo acidente. Um dia, constantemente assediada pelos homens que encontra pelo caminho, ajuda uma menina muda. Juntas vão enfrentar os perigos da estrada e os traficantes de crianças. Suspense e muita ternura neste filme vencedor do Prémio do Público no Cinemalayan Film Festival.

19.15 • Purgatory – Vassilis Mazomenos , 95’ (Grécia) – SR – v.o. leg. port.

No mundo dominado pela pandemia e pela violência, retratos do quotidiano. A paternidade em questão, a aridez e o silêncio entre as pessoas, o colmatar do amor, o desespero. Os serviços públicos de um país cansado. Quem é são e quem está louco? Outro magnífico retrato dos tempos modernos pela mão do realizador grego Vassilis Mazomenos, um visitante assíduo do Fantasporto que já lhe entregou um Prémio Carreira em 2001.

21.15 • Exhibit #8 – Ruben Broekhuis, 76´(Hol) – CF – INTERNATIONAL PREMIÈRE – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES – v.o. leg. port.

O horror das crianças migrantes que desaparecem sem rasto na Europa e o tráfico de humanos. Aisha e o irmão Adin vieram da Bósnia sozinhos para a Holanda. Um realizador espanhol, Elias, vai ouvir a sua história e investigar com ela a razão do desaparecimento súbito do irmão. O que descobrem é a arrepiante verdade que os põe em risco de vida. Um exemplo de bom cinema, mas também um tema actual que deve incomodar todos. 1ª longa-metragem de ficção deste realizador holandês.

QUINTA-FEIRA, 2 MARÇO

15.15 • S.O. CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO C. FANTÁSTICO 2, 100’ – v.o. leg. ingl. 

(A ordem de exibição dos filmes pode não ser a abaixo referida)

La Nueva – Ivan Villamel, 15’ (Esp)

Uma mulher caminha até uma escola de freiras onde vai leccionar em substituição de outra professora. “Que tenha sorte com esses demónios”, diz-lhe a freira que a recebe. Vai-se revelar uma professora muito peculiar com alunos nada normais. Vencedor do Prémio da Melhor Curta no Screamfest de Los Angeles.

Go with Her – Che Yu-Shi, 15’41’’ (China/G.B.) – WORLD PREMIÈRE

O confronto entre as emoções humanas e o desenvolvimento tecnológico. Numa estação espacial distante, quatro cientistas tentam descobrir um “chip” que anule as emoções humanas. Quando pensam que estão a chegar ao seu objectivo, tudo muda. 

Stop Dead – Emily Greenwood, 7’ 56’’ (G.B.) – WORLD PREMIÈRE

Quando uma detective e a sua companheira tentam fazer parar uma rapariga que caminha pela estrada, descobrem que esta é acossada por uma entidade com um ultimato terrível que a obriga a andar.

Hippocampus – Vassilis Dimopoulos, 11’ (Gré) – WORLD PREMIÈRE

No futuro, os humanos têm regras e proibições para que o ambiente possa ser ecológico e amigável. Na empresa Talos, um homem tenta relembrar-se das imagens e memórias do seu passado. 

El Umbral – Javier Carneros Lorenzo, 16’ 09’’ (Esp) – INTERNATIONAL PREMIÈRE

Um jovem casal numa casa normal. Quando o homem sai para trabalhar, a mulher enfrenta a cristura que dorme nas escadas eos perigos que se encontram para lá do umbral da porta do apartamento. Na rua, vultos enroscados em sacos cama, esperam pelo futuro. Selecção do festival de Sitges.

Kraken – Pauline Dalifard, Lucie Rico, 14’ 16’’ (Fra) 

Um prédio onde todos parecem viver vidas iguais. Pierre descobre que o seu colchão não é como os outros. Claire trata do bebé. E Dolores arranja uma galinha para cozinhar. Três histórias, três variantes do horror.

Incubus – Tito Fernandes, 16’45’’ (G.B.)

Uma mulher na barcaça onde vive, é atormentada pelo Medo em pessoa. Premiado com o Prémio do Júri nos festivais de Tóquio, Chicago Horror e Melhor Curta de Horror no Venezia Shorts. O realizador português trabalha em Hollywood e em Inglaterra e participou nos efeitos especiais de “Star Wars – The Force Awakens”, “Interstellar” ou “The Dark Knight”. 

17.15 • About Us But Not About Us – Jun Robles Lana, 92’ (Filip) – SR/OE – v.o. leg. port.

Em tempos de pandemia um professor gay encontra-se com um dos seus alunos num restaurante e passam em revista o passado e como as relações humanas mudaram contra o esperado. Os efeitos da pandemia, de como os outros tratam os diferentes, a morte, a vida, a cultura, a honestidade e a mentira, o amor e a traição, contados através de um longo diálogo que reconstitui vidas e tragédias pessoais. O que parece não é num argumento cheio de surpresas. Produzido por Ferdinand Lapuz. 

 19.15 • Kaymak – Milcho Manchevski, 107’ (Din/Hol/ Croá/ Mac. Norte) SR – v.o. leg. port.

Retratos da vida quotidiana e dos extremos a que pode chegar e uma história de amor irreverente e comovedora que esconde problemas mais profundos. A mulher rica que quer um filho, a amante que deseja mais, o guarda que encontra a felicidade, a deficiente que vai para a cidade e conhece outros modos de vida. Ou, como diz o realizador, dois casais são decentes no início e felizes no fim. Mais um exemplo do grande cinema de Milcho Manchevski, vencedor do Festival de Veneza e já homenageado no Fantasporto.

21.15 • Immersion – Takashi Shimizu, 117’ (Jap) – CF/OE – WORLD PREMIÈRE – v. o. leg. port.

Numa ilha do sul, Tomohiko Kataoka, um programador, trabalha no desenvolvimento da tecnologia da realidade virtual e da neurociência. Num portal vermelho descobre barulhos que tomam a forma de uma pessoa no mundo virtual. Assim, fica ligada a esta realidade e também a um espírito vingativo, Imajo, que amaldiçoa a ilha e mata as pessoas numa série de mortes violentas por afogamento. Mais uma ideia original do mestre do horror japonês, realizador de “The Grudge e “Suicide Forest Village”, vencedor do Fantasporto em 2021.

SEXTA-FEIRA, 3 MARÇO

15.15 • Já Nada Sei – Luís Diogo, 93’ (Port) – PCP – FORA COMPETIÇÃO – v.o. port.

Todas as histórias de amor têm uma versão a cores e outra a preto e branco. Um homem quer separar-se da mulher com quem vive há 12 anos. Mas não se decidindo a dizer-lhe, vai pedindo conselhos e relembra o que outros lhe disseram sobre o relacionamento num casal. Por ironia, são os dois escolhidos para serem entrevistados como um par modelo. Encetam, então, um percurso difícil. Premiado já como Melhor Filme no Festival de Alexandria, no Lifft Festival na Índia e no Treasure Coast Film Festival nos Estados Unidos. 

17.15 • Darklands – Julian Richards, 85’ – 1996 (G.B.) – FANTASCLASSICS  – HOMENAGEM 25 ANOS (Cópia restaurada 4K) – v.o. leg. port. 

A força dos rituais pagãos celtas perdura na memória do País de Gales. Com as minas a fechar e o desemprego a crescer, um jornalista, Frazer, envolve-se com uma estagiária do seu jornal cujo irmão tinha sido morto em circunstâncias estranhas. As investigações do caso levam-no a suspeitar de um industrial com ambições políticas. Atraído para um conjunto de rituais pagãos, participa num deles. Entre os actores do filme está Jon Finch que actuou em “Frenzy” de Hitchcock e mais tarde em “Kingdom of Heaven” de Ridley Scott. No Fantasporto, “Darklands” foi Prémio da Crítica em 1997, tendo vencido também o de Melhor Argumento e Prémio Especial do Júri de Cinema Fantástico.Ganha ainda o Melhor Filme no Festival of Fantastic Films no Reino Unido e o Silver Award no WorldFest Houston nos EUA. O realizador trabalhou para Steven Spielberg e é conhecido por “The Last Horror Movie” (2003), Meliès D’Argent para o Melhor Filme Fantástico Europeu. É também Prémio de Carreira do Fantasporto. 

19.15 • Mute Witness – Anthony Waller, 95’ (G.B.) – FANTASCLASSICS – HOMENAGEM – (cópia restaurada 4K) v.o. leg. port.

Versão restaurada do filme clássico de Anthony Waller, estreado originalmente em 1995. Uma técnica de maquilhagem e efeitos especiais de nome Billy, é muda e trabalha na rodagem de um filme de terror na Rússia. Uma noite fica trancada inadvertidamente no estúdio. Ao procurar uma saída, dá de frente com a filmagem de um “snuff movie” em que a vítima pensa estar a fazer um filme pornográfico e acaba morta em frente às câmaras. Rapidamente descoberta, vai travar uma luta desigual com os assassinos russos. Com Alec Guiness no papel de The Reaper. Filme vencedor do Prémio Especial do Júri do Festival de Gérardmer em 1998. 

21.15 • The Goldsmith/ L’Órafo – Vincenzo Ricchiuto, 89’ (Itá) – CF/FC – v. o. leg. port.

Quando uns jovens delinquentes assaltam a casa de um ourives e da sua mulher, já idosos, o que parecia fácil torna-se numa luta pela sobrevivência. As vítimas tornam-se algozes na boa tradição do cinema Italiano de horror, agora com uso de tecnologia e reviravoltas constantes e inesperadas no argumento. Filme seleccionado para o Terror in the Bay Film Festival. Primeira longa-metragem do realizador. 

23.00 • Lagunas, La Guarida del Diablo – Marc Carreté, 116’ (Esp) – CF/FC – v. o. leg. port.

A vida de Josué roda à volta da velha mercearia que herdou do pai e tomar conta do seu irmão louco que tem de manter fechado em casa. A ida ao bar e a sua amizade com uma mulher da vida, Abigail, são as suas únicas válvulas de escape. Mas as rotinas de Josué são abaladas quando o irmão foge de casa. Josué vai tentar apagar o rasto assassino do irmão, mas a perversa realidade dos acontecimentos vai virar a sua existência e obrigá-lo a enfrentar o seu macabro destino. O realizador é conhecido por “Asmodexia” (2014), a sua primeira longa-metragem apresentada no Fantasporto, e “After the Lethargy” (2018).

SÁBADO, 4 MARÇO

15:15 • Melchior the Apothecary, 100’ (Est) – CF/FC – v.o. leg. port.

Uma grande produção de um dos mais renomados encenadores da Estónia, num verdadeiro fresco da vida no final da idade Média. Em Tallinn, no século XV, o boticário é o único que resolve, com os seus conhecimentos, os crimes da cidade. O xerife da cidade pede ajuda ao Boticário Melchior, misto de médico e polícia, para o ajudar a resolver uma série de assassínios. Com a ajuda de um aprendiz que chegou de fora, Melchior vai tentar ver os factos que apontam para o criminoso.

17.15 • Melchior the Apothecary: The Ghost, 90’ (Estonia) – CF/FC – v.o. leg. port.

Com histórias independentes, esta trilogia de Elmo Nüganen apresenta o 2º episódio. Melchior descobre a verdadeira identidade do aprendiz. Entretanto, há um fantasma à solta na cidade. Com a chegada da Inquisição, Melchior tem de caminhar pela linha estreita da verdade científica e a nuvem da superstição. Uma belíssima história de amor, com Melchior a ter de enfrentar os ataques dos recém-chegados ao mesmo tempo que tentar salvar os inocentes.

19.15 • Melchior the Apothecary: The Executioner’s Daughter, 93’ (Est) – CF/FC – v.o. leg. port.

O 3º episódio e final da saga Melchior, o Boticário. Melchior recebe em sua casa um homem que tentaram matar. Continuando a sua missão como ajudante do xerife da cidade, tenta descobrir quem oprime a cidade ao mesmo tempo que tenta proteger a mulher quer ama e neutralizar a Inquisição. Como realizador de cinema foi já responsável, entre outras, pelas longas-metragens “Names in Marble” (2013), “Mushrooming” (2012), “Purge” (2012) e “1944” (2015) que foi o candidato da Estónia aos Óscares.

21.15 • SESSÃO OFICIAL DE ENCERRAMENTO e de ENTREGA DE PRÉMIOS

Once Upon a Time in the Future: 2121 – Serpii Altin, 91’ (Turq) – CF/FC – v. o. leg. port.

No futuro, a terra é inabitável devido às alterações climáticas. De acordo com a Lei da Escassez, a água, a comida e todos os aspectos da vida são vigiados pelo sistema. Uma família espera um filho e para que ele viva, é preciso que a antiga geração morra. Uma versão livre turca de “1984” de Orwell. Selecção dos festivais de St. Louis e Lusca. 1ª longa-metragem da realizadora. 1ª longa-metragem da realizadora turca, a primeira mulher a abordar a ficção científica no país. Os seus filmes “The Holiday Gift (2014)” and “Learning How to Swim (2017) foram já premiados em festivais.

DOMINGO, 5 MARÇO

SUNDAY, MARCH 5th

15.15 • FILME PREMIADO

17.15 • FILME PREMIADO

19.15• FILME PREMIADO

21.15 • FILME PREMIADO

NOTA: os filmes em competição na sala 1, com a excepção das curtas-metragens fantásticas, têm legendas em português e são legendados ou falados em inglês.

As sessões podem ter ligeiros atrasos

 

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