Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Passos no Escuro: “Exorcista III” encerra temporada

Dia 14 de Junho, quarta-feira, foi o dia escolhido para terminar mais uma temporada de Passos no Escuro, o ciclo de cinema do Passos Manuel dedicado ao cinema de terror e de culto iniciado em 2019. O filme escolhido para marcar a ocasião é “O Exorcista III”, a segunda sequela do célebre clássico do cinema, que tem também a particularidade de ser a verdadeira continuação de “O Exorcista”.

O Exorcista III Passos no Escuro III

Escrito e realizado por William Peter Blatty, autor da história original, “O Exorcista III” foi um fracasso de bilheteiras aquando da sua estreia, tendo sido rapidamente esquecido. Felizmente, apreciações recentes e não poluídas pelo desastre que foi “O Exorcista II”, começaram a fazer-se ouvir e a aclamar a obra como um novo clássico a descobrir, colocando-a a par com o filme original.

O Exorcista III Passos no Escuro III

De volta estão temas como a fé e a ligação do homem com a morte, mas também com a vida. A trama centra-se num polícia à beira da reforma, deparado agora com uma série de homicídios atribuídos a um assassino em série que julgava morto há 15 anos, a mesma altura em que um certo exorcismo decorreu. Poderão estes homicídios estar ligados ao incidente que levou o Padre Damien Karras a tirar a sua vida?

O Exorcista III Passos no Escuro III

Brilhantemente realizado, com imagens capazes de nos ficar gravadas na retina e uma banda sonora assombrosa, “O Exorcista III” é também palco de magníficas interpretações, em especial a de George C. Scott, três vezes nomeado ao Oscar, tendo ganho o de Melhor Ator Principal com “Patton”, embora se tenha recusado a receber o prémio. Outra grande interpretação digna de destaque é a de Brad Douriff, que embora carregando o estigma de “ator de série B”, é provavelmente um dos melhores atores a trabalhar atualmente.

O Passos no Escuro despede-se nesta época de calor, mas espera voltar. A boa adesão às sessões quinzenais e o espaço aberto na programação da cidade para o “cinema marginal” levam a que a sua existência faça sentido. “Há que criar novas formas de reinventar a sala de cinema e uma delas pode ser olhando para trás. Há um meio termo entre a santidade silenciosa do cinema erudito e a pipoca do blockbuster de centro comercial. Há filmes a descobrir, a partilhar com uma plateia que amplifica tudo aquilo que não sentimos num pequeno ecrã, e a recordar”, é esta a opinião de José Santiago, o programador do ciclo, que olha com otimismo para o potencial das salas de cinema independentes na cidade.

 

O Exorcista III” é exibido às 22:00 desta quarta-feira, dia 14 de Junho, no Passos Manuel. Os bilhetes podem ser adquiridos no dia (antes da sessão) ou em pré-venda através de email, para cinemapassosnoescuro@gmail.com 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights