Vencedores Passatempo Cinema: O Velho e a Espada
Central Comics, em parceria com a Cinetoscópio, tem para oferecer bilhetes duplos para a estreia do surpreendente filme português O Velho e a Espada. E estamos ainda a oferecer posters autografados do filme.

Depois da estreia esgotada na edição do ano passado do festival MotelX e passagem por vários festivais internacionais, dos quais se destaca o Fantasia International Film Festival, o filme português O VELHO E A ESPADA, de Fábio Powers, chega finalmente às salas de cinema nacionais a 23 de outubro, com distribuição da Cinetoscópio.
O VELHO E A ESPADA é um filme insólito e um raro objeto cinematográficos que desafia categorias e obriga a olhar com outros olhos o cinema de género produzido em Portugal. Fábio Powers, autor multifacetado, com experiência nas artes visuais, na animação e na banda desenhada, assina aqui um projeto absolutamente singular: um híbrido de fantasia rural, tragicomédia existencial e homenagem delirante ao cinema B, ao anime e ao universo tokusatsu nipónico.
Uma experiência imersiva que promete transportar o público para um dos filmes portugueses mais originais e surpreendentes do ano.
SINOPSE:
Das assombradas florestas da Beira Baixa nasce uma energia maléfica. Sem temer Deus ou Homem, percorre os vales colhendo almas dos que se distraem com os fugazes prazeres do imediato. A única coisa que separa estas entidades do apocalipse final é um improvável herói: um reformado da construção civil, uma garrafa de vinho, uma Zundapp 50 e uma espada possuída pelo espírito de um estranho demónio.
António da Luz, a fazer de si próprio – descobre, entre copos de vinho e alucinações místicas, que pode ver as almas dos vivos. O seu destino cruza-se com uma espada possuída por um demónio, com voz de João Loy (icónico Vegeta de Dragon Ball), e juntos embarcam numa batalha contra forças obscuras vindas das florestas da Beira Baixa.
O elenco inclui ainda Marlon Fortes, Sara Fernandes Fortes, Horácio Jorge, João Pedro Lopes, José Freixo e participação especial de Luís Aleluia como Fernando Pessoa. O Velho e a Espada conta ainda com forte participação da comunidade local, nomeadamente do grupo Váatão Teatro e da Associação Marafona Encantada).
O VELHO E A ESPADA é assumidamente um filme de série B contemporâneo que mistura comédia, drama e acção.
Tem influências marcantes dos primeiros trabalhos de Sam Raimi e Peter Jackson, além de uma forte inspiração no tokusatsu japonês (Kamen Rider e Garo). Há também um toque de surrealismo ao estilo de Jodorowsky. No entanto, à medida que a história avança, o foco recai sobre a solidão e o alcoolismo, explorados de forma psicológica, moral e social.
Para além disso, o filme mergulha nos mitos e lendas do nosso país, capturando o folclore transmitido de geração em geração, numa homenagem ao nosso povo e costumes.
Sessões de estreia:
Lisboa,
Em cartaz em Ovar, Coimbra, Maia e Lisboa
Vencedores bilhetes:
Cristiana Maria Batista
João Tiago Louro Silva Ferreira
Clara Filipe Godinho Varela Filipe
Margarida Gonçalves Fernandes Coimbr
E para ganhares um dos 5 posters autografados: Fábio Powers, Jules Spaniard e João Loy:
A 23 de outubro em exclusivo nos cinemas.
Os convites estarão disponíveis no cinema para serem levantados 1h antes do início do filme.
Só será aceite uma participação vencedora por pessoa e por passatempo. No ato de levantamento do convite será obrigatória a apresentação do documento de identificação do vencedor. Não serão entregues convites mediante apresentação da identificação pessoal do vencedor por outras pessoas, nem cópias dos referidos documentos.
Todos os vencedores serão avisados por e-mail. Por favor, estejam atentos à vossa caixa de correio. Agradecemos a quem participa que tenha o máximo de certeza que poderá estar presente na projecção do filme. Não se esqueçam que quem não vai tira o lugar a quem queria ir! Os vencedores serão sorteados de entre as respostas acertadas e que cumpram todos os requisitos, através do site randomizer.com. O Central Comics não se responsabiliza em caso da sala se encontrar lotada, e ainda haver pessoas com convite a querer entrar. Nesse sentido, aconselhamos sempre a entrada com uma antecedência mínima de 15 minutos.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

