Outras Bandas #0, novo fanzine do colectivo Tágide

O fanzine antológico Outras Bandas é a publicação-estandarte do Tágide, um colectivo informal de banda desenhada do Montijo, composto maioritariamente por residentes da cidade e arredores, entre os quais constam tanto autores profissionais como amadores, assim como coleccionadores e leitores casuais, e que surge na sequência dos cursos Iniciação à Arte Sequencial, promovidos pelo munícipio em 2018 com coordenação pela autora Susana Resende.

Através de encontros quinzenais na sala polivalente da Quinta do Pátio d’Água (Montijo), e da realização de projectos editoriais e exposições, o Tágide visa cultivar o gosto pela banda desenhada na região, seja promovendo os talentos do concelho e de cidades circundantes na margem sul que estejam vocaccionados para a produção de BD e ilustração, ou providenciando um espaço onde os leitores possam conversar sobre as suas leituras e os artistas partilhem os seus trabalhos.

O título Outras Bandas, de periodícidade semestral, caracteriza-se por ser uma edição independente de cariz ecléctico, aberto a várias sensibilidades e estilos gráficos, estando disponível para a participação de novos colaboradores. O fanzine contempla conteúdos em banda desenhada, prancha/tira humoristica, conto ilustrado e galeria de ilustração temática, sempre com histórias curtas e auto-conclusivas, em técnicas a preto/branco.

Pautado por histórias de esperança e desespero, e por narrativas fantásticas e alegóricas, esta edição inaugural reúne obras curtas realizadas originalmente para concursos nacionais e internacionais, pelos membros do grupo António Coelho (Prémio de Cartoon na categoria C+ do 24º Prémios Nacionais de BD; 2014), Maria João Claré, Mário André (Menção Honrosa no Concurso de BD do 12º BDteca; 2018), Patrícia Costa (Prémio de BD na categoria A+ do 29º Prémios Nacionais de BD; 2018) e Shania Santos, sendo a capa ilustrada por Susana Resende.

  Lançamento de Aurora Boreal e O Eterno Paradoxo #2

Outras Bandas #0 será apresentado no Domingo, dia 2/6, no auditório da Casa da Cultura de Beja, na abertura do 15º Festival Internacional de BD de Beja, ficando disponível no Mercado do Livro pela duração do evento e podendo ser solicitado também através do blogue TagideBD.blogspot.com.

Outras Bandas #0
(Tágide)
Autores: António Coelho, Maria João Claré, Mário André, Patrícia Costa e Shania Santos
Ilustração de Capa: Susana Resende
Editor: Daniel Maia | Produtor: Eduardo Martins
Fanzine de BD | 36p | Preto/Branco

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *