Oscars: Os Ignorados!

Os nomeados aos Oscars foram conhecidos na passada segunda-feira (pode consultar as nomeações aqui), contudo na lista não vai encontrar alguns nomes que poderiam ter sido considerados pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Jennifer Lopez tem sido presença habitual nos prémios do pior do cinema, com as suas interpretações a serem consecutivamente nomeadas. Este podia ser o ano em que J Lo chegaria ao prémio maior da indústria do cinema, pela sua interpretação em Ousadas e Golpistas.


Desde as primeiras exibições de Ousadas e Golpistas que se começou a falar da possibilidade da interpretação de Jennifer Lopez receber a nomeação ao Oscar. Apesar de todos os elogios, e até da nomeação ao Globo de Ouro para Melhor Actriz Secundária, ainda não é desta que  J Lo consegue ser reconhecida com a nomeação ao Oscar.

Adam Sandler é outra presença habitual na lista dos piores do ano. Mas desde que a  sua interpretação em Diamante Bruto começou a ser nomeada para diversos prémios da indústria do cinema, começaram as expectativas que este seria o ponto de viragem na sua carreira. Adam Sandler chegou a ameaçar publicamente que ou recebe o Oscar ou faz um terceiro Miúdos e Graúdos, e o filme será propositadamente mau! A Academia não foi em ameaças, e continua sem reconhecer que Adam Sandler é capaz de protagonizar uma excelente interpretação.

Para além das interpretações de Jennifer Lopez e Adam Sandler,  existem mais desempenhos ignorados pela Academia:
Taron Egerton recebeu o Globo de Ouro como Melhor Actor na categoria Comédia ou Musical, pelo seu desempenho como Elton John em Rocketman. A Academia não o nomeou!

Eddie Murphy em Dolemite is My Name recebeu a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Actor na categoria Comédia ou Musical, mas não teve lugar na lista de nomeados para o Oscar de Melhor Actor.
Awkawafina  teve o seu desempenho, em A Despedida, premiado com o Globo de Ouro para Melhor Actriz na categoria de Comédia ou Musical. A Academia não reconheceu a interpretação de Awkawafina com uma nomeação para Melhor Actriz.


Apesar da campanha do estúdio produtor, Christian Bale e Matt Damon não foram nomeados pelas interpretações em Ford v Ferrari. Christian Bale esteve nomeado para o Globo de Ouro para Melhor Actor na categoria Drama.
A interpretação de Robert De Niro em O Irlandês não conseguiu a nomeação para Melhor Actor. Os colegas Joe Pesci e Al Pacino estão nomeados na categoria de Melhor Actor Secundário.

Do elenco principal de Bombshell – O EscândaloNicole Kidman falhou a nomeação para Melhor Actriz Secundária.  Compreensível a decisão da Academia, uma vez que no ano passado a actriz australiana já tinha visto o seu fabuloso desempenho em Destroyer: Ajuste de Contas ignorado nos Oscars.

O Farol seria outro possível candidato a nomeações, em especial nas categorias de interpretação masculina. Willem Dafoe e Robert Pattinson foram ignorados pela Academia, que também não nomeou a realização de Roger Eggers ou o argumento original, dos irmãos Roger e Max Eggers.

  Já existe trailer de "Fátima"

A determinação de Rudy Ray Moore em atingir o sucesso de Dolemite is My Name foi ignorada pela Academia na nomeação a Melhor Filme. Dolemite is My Name esteve nomeado para o Globo de Ouro para Melhor Filme na categoria Comédia ou Musical.

Nós, de Jordan Peele, chegou a ser apontado como possível candidato ao prémio maior da noite dos Oscars.  Mas o filme acabou por falhar nas nomeações para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actriz para Lupita Nyong’o, Melhor Argumento Original, e na categoria de Melhor Banda Sonora Original para Michael Abels. Aliás, Nós não foi nomeado para nenhuma categoria!

A Academia tem sido criticada pela ausência de mulheres na lista de nomeados para Melhor Realizador. Greta Gerwig conseguiu a nomeação na categoria de Melhor Argumento Adaptado pelo seu trabalho em Mulherzinhas, mas, a Academia não a distinguiu com a nomeação para Melhor Realizador.

O trabalho da cineasta Lulu Wang em A Despedida assim como de Marielle Heller em Um Amigo Extraordinário não foram contemplados com a nomeação para melhor Realizador.
O argumento de A Despedida, escrito por Lulu Wang, também não recebeu o reconhecimento da Academia e o filme acabou por não receber a nomeação na categoria para Melhor Argumento Original. Aliás, A Despedida não recebeu qualquer nomeação para os Oscars!

As argumentistas de Booksmart: Inteligentes e Rebeldes também não viram o seu trabalho reconhecido com uma nomeação na categoria de Melhor Argumento Original. Como prémio de consolação foram recebendo o reconhecimento dos espectadores, da crítica e foram nomeadas para outros prémios da indústria cinematográfica.

 

O sucesso de bilheteiras Frozen II – O Reino do Gelo não recebeu a nomeação para Melhor Filme de Animação. O filme da Disney está nomeado para melhor Canção Original, contudo não terá o Oscar para Melhor Filme de Animação, tal como aconteceu com o primeiro filme.
A Academia não nomeou a canção de O Rei Leão, pelo que a cerimónia não terá Beyoncé no palco a cantar “Spirit”.

Outra expectativa na categoria de Melhor Canção Original era “Glasgow (No Place Like Home)”, tema do filme Wild Rose – Rosa Selvagem interpretado pela irlandesa Jessie Buckley. Contudo, a Academia não distinguiu a música com a nomeação ao Oscar.

 

Do cinema português, A Herdade foi o filme indicado pela Academia Portuguesa de Cinema para a edição deste ano dos Oscars. Mas ainda será este ano que temos um filme português na lista de nomeados os Oscar de Filme Estrangeiro.
Na categoria de Melhor Curta-metragem de Animação, a esperança de ver Portugal representado na cerimónia aumentou assim que se soube que a curta-metragem realizada por Regina Pessoa estava na curta lista de 10 filmes possíveis de serem nomeados. Mas, Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias não chegou a ser nomeado para Melhor Curta-Metragem de Animação.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *