Óscares 2024: anunciado o candidato português
A Academia Portuguesa de Cinema anunciou Mal Viver, de João Canijo, como o representante de Portugal à nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª edição dos Óscares.
Entre as 35 longas-metragens elegíveis, o comité de pré-seleção, composto pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, Ana Rocha de Sousa (realizadora), Clara Agapito (Clara Diaz-Bérrio) (montadora), David Bonneville (realizador), Fátima Ribeiro (guionista) Frederico Serra, (produtor), Isabel Abreu (atriz), José António Loureiro (diretor de fotografia), Manuel Mozos (realizador), Miguel Guilherme (ator), e Mina Andala (atriz), selecionou Légua, de Filipa Reis e João Miller Guerra, Nayola, de José Miguel Ribeiro, Viver Mal, de João Canijo, e Mal Viver.
O processo final de escolha passou por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorreu entre 15 de agosto e 12 de setembro, até à revelação do filme selecionado.
- Mal Viver, de João Canijo (Midas Filmes)
O filme de João Canijo, com produção Midas Filmes, é sobre mães que não conseguem amar as filhas que, por sua vez, não conseguem ser mães. Conta a história de uma família de cinco mulheres que herdou um hotel de província e tenta salvá-lo da ruína. Com a chegada da mais nova mulher da família, feridas e disputas adormecidas são reabertas, num fim-de-semana em que os próprios clientes do hotel, vivem relações atribuladas.
O elenco conta com Rita Blanco, Anabela Moreira, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, e ainda Nuno Lopes e Rafael Morais.

Nos cinemas portugueses, Mal Viver somou 16 457 espectadores.
Mal Viver estreou-se no festival de Berlim, com João Canijo a receber o Urso de Prata do Prémio do Júri. Em breve o filme terá estreia comercial nos cinemas franceses.
A 96ª edição dos Óscares acontece no dia 10 de março de 2023, em Hollywood, Los Angeles e os nomeados serão conhecidos antecipadamente, a 23 de janeiro de 2024.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.