Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Disney+: o resgate na Tailândia em documentário arrebatador

O Disney+ acaba de anunciar a estreia de “Operação Resgate na Tailândia“, o mais recente documentário de E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, cineastas premiados com óscares. A estreia terá lugar no Disney+, dia 31 de dezembro, sexta-feira.

Há ainda a assinalar o lançamento, pela Hollywood Records, da canção original “Believe”, do cantor e compositor Aloe Blacc, nomeado para os Grammy, escrita em conjunto com Gary Go e Daniel Pemberton. Foi também lançada a banda sonora original do filme, do compositor Daniel Pemberton, nomeado para os óscares. O compositor ganhou recentemente o prémio Critic’s Choice Documentary Award de 2021, na categoria de Melhor Banda Sonora, pelo seu trabalho no filme.

 

Um filme excecional de não-ficção de tirar o fôlego e deixar os nervos à flor da pele.”
Associated Press

A estreia de “Operação Resgate na Tailândia“, teve lugar na edição de 2021 do Festival de Cinema de Telluride, onde obteve muito boas críticas, e venceu o prémio Audience Award na categoria de Melhor Documentário na edição de 2021 do Festival Internacional de Cinema de Toronto. Ganhou ainda outros prémios Audience Award noutros circuitos, como sejam o Festival de Cinema de Camden, o Festival de Cinema de Mill Valley, o Festival de Cinema de Bend, o Festival de Cinema Documental de Hot Springs e muitos outros. A estreia do filme em cinemas teve lugar no dia 8 de outubro de 2021, e é um dos três documentários a ultrapassar a marca do milhão de dólares em vendas de bilheteira em cinema este ano. “Operação Resgate na Tailândia“, tem uma classificação de 100% no Audience Score do Rotten Tomatoes, e E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin foram também nomeados Melhores Realizadores nos Critic’s Choice Documentary Awards de 2021.

Operação Resgate na Tailândia“, conta a história de um grupo de pessoas de diferentes nacionalidades, línguas e culturas que trabalham em conjunto para um mesmo fim“, explicam Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin. “Ao fazermos o filme, fomo-nos lembrando da beleza da humanidade, de que já nos tínhamos esquecido, especialmente nos últimos anos, em que o mundo pareceu mais dividido do que nunca. Estamos muito entusiasmados por podermos trazer este filme para ser visto pelas pessoas de todo o mundo, através do Disney+, e dar a conhecer, a todos os espetadores, esta história extraordinária sobre triunfo humano e sobre a compaixão“.

No verão de 2018, aquilo que seria uma saída curta depois de um treino de futebol tornar-se-ia numa saga pela sobrevivência, com a duração de duas semanas, e numa história que muito rapidamente captaria a atenção do mundo. As chuvas das monções encurralariam doze rapazes e o respetivo treinador numa gruta labiríntica no norte da Tailândia, e, em poucos dias, milhares de pessoas deslocar-se-iam à área para tentar ajudar. Mas estariam os rapazes vivos? O ambiente era de muita expectativa e angústia até serem encontrados, presos numa cavidade em total escuridão a dois quilómetros da entrada da gruta. O desafio que se seguiu — imediato, óbvio e confuso — foi: como tirá-los dali?

Uma narrativa arrebatadora, entusiasmante, sobre a vitória perante todas as adversidades.
— The New York Times

Em “Operação Resgate na Tailândia“, é contada, de forma dramática e emocionante, a história de um dos resgates mais perigosos e extraordinários dos tempos modernos. Com entrevistas exclusivas e um acervo riquíssimo de material inédito, o filme leva-nos até à famigerada gruta, destaca os esforços levados a cabo pelos Navy Seal tailandeses (a marinha tailandesa) e as Forças Especiais dos EUA, bem como conta, ao pormenor, os riscos audaciosos que os especialistas de mergulho em grutas correram para retirar os rapazes em segurança. O filme mantém os espetadores presos à história, dando a conhecer o mundo de alto risco do mergulho em grutas, a coragem e compaixão fora de série das equipas de salvamento e a humanidade partilhada da comunidade internacional que se uniu para salvar os rapazes. À semelhança do que fizeram nos seus filmes anteriores, “Free Solo” e “Meru“, Vasarhelyi e Chin documentam uma façanha extraordinariamente arriscada do ponto de vista físico, e revelam os pormenores daquele que parecia ser um resgate impossível.

A banda sonora premiada, da autoria do compositor Daniel Pemberton, e a canção original intitulada “Believe”, da autoria do cantor e compositor Aloe Blacc, foram lançadas pela Disney Music. Pemberton tem sido regularmente referenciado como sendo uma das vozes mais interessantes e originais dos dias de hoje a trabalhar em bandas sonoras de filmes. Recebeu, em 2021, a sua primeira nomeação para um Óscar®, na categoria de Melhor Canção Original, pelo seu trabalho em “Hear My Voice”, escrita em conjunto com Celeste. Ganhou também o prémio de Compositor para Cinema do Ano pela World Soundtrack Academy. Pemberton trabalha consistentemente com alguns dos nomes mais importantes da indústria cinematográfica, tendo feito a banda sonora de filmes de realizadores como Danny Boyle (“Yesterday,” “Steve Jobs”), Ridley Scott (“All the Money in the World,” “The Counsellor”) Aaron Sorkin (“The Trial of the Chicago 7,” “Being The Ricardos”) e Darren Aronofsky (“Welcome to Earth”, “One Strange Rock”).

Nas palavras de Pemberton, Operação Resgate na Tailândia” é uma experiência cinematográfica incrivelmente intensa e emocionante. Contudo, os realizadores, Jimmy e Chai, queriam que o público saísse da sala de cinema com um sentimento de libertação e esperança, e atribuíram-nos a tarefa de escrever uma canção que fosse otimista e que captasse, nas suas palavras, a ideia de que podemos acreditar no impossível. Há dois momentos-chave do filme nos quais ficamos totalmente envolvidos — quando os mergulhadores do Reino Unido encontraram os rapazes na gruta e Rick Stanton começa a dizer a palavra “acreditar” vezes sem conta, surpreendido e em choque, e, mais tarde, quando Derek Anderson, marine dos EUA, pergunta “o que é o impossível?”. Todos queríamos uma canção que captasse esse sentimento, aquele júbilo, e aquele momento de esperança quando os 13 rapazes, contra tudo o que seria de esperar, foram resgatados com vida. Foi uma experiência incrível poder trabalhar com o Gary Go e o Aloe Blacc na criação de algo que, assim esperamos, representa aquele momento único de positivismo e otimismo globais”.

Aloe Blacc, o cantor e compositor de “Believe”, acrescentou: “Os maiores problemas do mundo são tão complicados como a nossa disponibilidade para nos unirmos enquanto comunidade global para resolvê-los. Acredito que, juntos, podemos ultrapassar qualquer obstáculo”.

A National Geographic Documentary Films lançou anteriormente o filme “Free Solo”, vencedor de Óscar®, de BAFTA e sete vezes vencedor de Emmy®, bem como “The Cave“, um filme nomeado para Óscar®. Da mesma marca, entre  outros filmes aclamados pela crítica, encontram-se “Rebuilding Paradise”, de Ron Howard, “Science Fair” e “Sea of Shadows”, ambos vencedores do prémio Sundance Audience Award; “LA 92” e “Jane”, ambos vencedores de Emmy® e incluídos nos 15 principais documentários considerados para Óscar em 2017; e “Hell on Earth: The Fall of Syria and the Rise of ISIS”, vencedor do prémio Dupont.
Disponível a 31 de dezembro em exclusivo no Disney+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.