Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

O Indispensável da Mafalda

A menina mais carismática da Argentina, a Mafalda, a grande criação do cartunista Quino, tem nova edição em português numa compilação com as melhores tiras.

Mafalda, a irreverente e contestatária criança com angústias existenciais e defensora dos direitos humanos, é uma das personagens de banda desenhada mais acarinhadas de sempre.

Através da Mafalda e dos seus amigos, o inigualável cartoonista argentino Quino reflete com um humor crítico sobre política, economia e sociedade em geral. Este livro reúne uma seleção das melhores tiras da Mafalda publicadas ao longo de dez anos agrupadas por temas. No fim, encontra-se uma comovente e reveladora entrevista concedida por Quino ao jornalista italiano Rodolfo Braceli.

O Indispensável de Mafalda
de Quino
ISBN: 9789897874574
Editor: Iguana
Data de Lançamento: outubro de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 200 x 280 x 21 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 192
PVP: 19.95€
Compre com desconto e portes grátis 

Quino

Autor de banda desenhada (BD), caricaturista e ilustrador argentino, Quino, pseudónimo de Joaquín Salvador Lavado ((Mendoza, Argentina, 17 de julho de 1932 – 30 de setembro de 2020), sendo filho de imigrantes espanhóis originários de Fuengirola (Málaga).

Uma vez terminados os estudos em Belas-Artes, Quino tentou a sua sorte como desenhador na capital argentina, Buenos Aires, quando tinha 18 anos. Não conseguindo trabalho, regressou a casa e fez diversos cartazes publicitários nos seus primeiros anos de trabalho, até que se mudou para Buenos Aires, em 1954, onde o seu trabalho acabaria por, a pouco e pouco, ser devidamente reconhecido.

Começou a trabalhar como ilustrador para títulos tão diversos como AvivatoEsto EsQueSiete DiasTia VicentaVea y Lea, entre outros, fazendo abundante número de caricaturas. Nos seus primeiros trabalhos nota-se que sofreu influências plásticas de Walt Disney e do argentino Guillermo Divito.

Mundo Quino, título do seu primeiro livro, foi editado em 1963.

Em 1964 surgiu a sua personagem emblemática, Mafalda, a contestatária, série de banda desenhada publicada nos jornais em tiras (curta sequência de quadradinhos), que inicialmente tinha sido imaginada para uma campanha publicitária a eletrodomésticos e que, entretanto, acabou por ser recusada.

Inicialmente, Mafalda foi publicada no suplemento de humor da revista Leoplán, com três tiras, passando a surgir regularmente em Primera Plana (1964), depois no El Mundo (1965) e finalmente no Siete Dias (1967), terminando em 1973, apesar do grande sucesso alcançado em diversos países. Esta decisão prendeu-se com o desejo do autor de se dedicar inteiramente ao desenho de humor, à caricatura, por um lado, e de não cair na sempre dificilmente inevitável armadilha da repetição de ideias.

A popularidade e atualidade da Mafalda continuam, apesar da BD desta personagem ter terminado há décadas. Para além disso, está associada a séries de desenhos animados e a diversos produtos derivados.
A obra de Quino é muito vasta, encontrando-se editada nas principais línguas.

Os seus Cartoons, aparentemente tão simples, retratam como poucos os inacreditáveis meandros da burocracia, a sempre surpreendente estupidez humana, a prepotência dos mais fortes sobre os mais fracos, entre outras célebres evocações que são recorrentes da sua obra, marcada por um humor e um grafismo sem igual.

O autor, que em Portugal tem um grande número de livros editados pela Dom Quixote, Bertrand e Teorema, já se deslocou ao nosso país para encontros com os jornalistas e os leitores portugueses em 2001 e em 2003.

Foi distinguido várias vezes, destacando-se: o Troféu Palma de Ouro do Salão Internacional de Humorismo de Bordighera (1978), “Desenhista do Ano” a nível mundial (1982), o Prémio B’ nai B’ rith Derechos Humanos (1998) e o Prémio Quevedos de Humor Gráfico (2001).

Foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias na categoria de Comunicação e Humanidades em 2014.

 

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights