O filme ‘Horas Decisivas’ deu origem a workshop da Marinha e Autoridade Marítima Nacional

Horas decisivasNo âmbito da estreia do filme HORAS DECISIVAS, a Disney associou-se à Marinha e à Autoridade Marítima Nacional, para a realização de um workshop de “Segurança Marítima”, que ocorreu no dia 1 de fevereiro, na Estação Salva Vidas de Sesimbra.[fbshare]

O workshop ofereceu aos convidados uma série de informações sobre comportamentos de segurança a ter no mar, tendo sido concluída esta ação na Baía de Sesimbra com a simulação do naufrágio de um veleiro ao largo de Sesimbra e consequente salvamento  dos seus tripulantes, protagonizado pelos convidados. Participou ainda nesta demonstração, para além dos meios da Estação Salva-Vidas, o Patrulha Oceânico Viana do Castelo que garante o dispositivo de busca e salvamento.

O thriller heróico recheado de ação, HORAS DECISIVAS é baseado na história verdadeira e memorável da missão de resgate mais audaciosa da história da Guarda Costeira dos EUA. A 18 de fevereiro de 1952, uma massiva tempestade vinda de nordeste atingiu a Nova Inglaterra, destruindo as cidades ao longo da costa leste e causou muitos estragos pelo caminho, incluindo dois grandes navios petroleiros, o SS Pendleton e o SS Fort Mercer.

DRO19059

O posto da Guarda Costeira em Chatham, Massachusetts recebeu o aviso do SS Pendleton e enviou quatro homens num pequeno barco salva-vidas de madeira para a perigosa missão. Ainda antes de partirem, o pára-brisas e a bússola do barco são destruídos. No entanto, os homens perserverantes, apesar dos ventos ciclónicos, das ondas altíssimas, das temperaturas frias e da falta de visibilidade, conseguem milagrosamente encontrar o Pendleton e salvar 32 dos 33 homens no meio da tempestade turbulenta, regressando um total de 36 homens a casa, no maltratado barco salva-vidas com 12 lugares.

DRO18586

Em Portugal, a Marinha é responsável por assegurar o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo a acidentes ocorridos com navios ou embarcações, nas águas interiores sob jurisdição marítima e nos espaços marítimos das Regiões de Busca e Salvamento nacionais. Esta área é uma das maiores do mundo, estabelecendo fronteira com as áreas de Espanha, Marrocos, Cabo Verde, França, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos da América.

DRO18557

Nos últimos quinze anos, foram realizadas 11.208 ações de busca e salvamento marítimo nacional, nas regiões sob coordenação e responsabilidade nacional. Decorrente destas ações, foram salvas 8.424 pessoas, a que corresponde uma taxa de eficácia do serviço superior a 97%, constituindo-se uma referência a nível internacional.

DRO18533 DRO18505 DRO18254

Texto e imagens gentilmente cedidas pela Disney Portugal

  "A Morte do Super-Homem" em estreia na RTP1

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *