O Despertar da Fandom

Era uma tarde de Quinta-feira, e o átrio do Cinema NOS Colombo  estava iluminado por sabres de luz. As pessoas juntavam-se, a Hype era visível, alguns fardados e outros acabados de sair do trabalho, uns com malas e outros com Blasters, mas todos com algo em comum. Éramos fãs.[fbshare]

IMG_2880Ao entrar no cinema deparava-me com 30 pessoas de posters em riste, e 3 stormtroopers acompanhados pelo Sargento Quimbé, o nosso apresentador.
Parecia algo do outro mundo, não tanto o facto de ser uma 5ª feira à tarde e estarem 4 pessoas vestidas a rigor, mas mais pelo facto que tudo isto se passava num cinema.

Finalmente dei o meu nome e deram-me a credencial e o poster, avisando-me seguidamente da Sala onde se daria a Sessão.

Entrei então na Sala e ecoavam no sistema de som aquelas peças que nos aqueciam o sangue, temas que acompanharam gerações, dando-nos sempre o conforto e aquele déja vu característicos da primeira vez que as luzes desligaram e 8 letras nos preencheram os olhos.

Sentei-me e esperei, até dois colegas saltarem para a frente do ecrã de sabre em riste, num combate impromptu e minimamente divertido. O público foi aquecido e entretido até desligarem as luzes e começar a transmissão.

Remixes de uns tantos temas nostálgicos foram seguidos do anúncio que este painel estava a seIMG_2862r transmitido em inúmeras sessões pelo mundo fora e de uma onda de tweets com as hashtags #c3po, #stormtrooper e #bb8

Entram então em palco o nosso “Rei dos Geeks”, JJ Abrams, e Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm.

Durante a conversa falou-se da passagem da tocha entre Lucas e Kennedy e das gravações quando foi mencionado um estranho planeta chamado Jakku, uma dica de coisas ainda por vir nessa mesma tarde.

Falou-se ainda do movimento Force For Change, em parceria com a Unicef, e do programa “Kid Power” que até agora já gerou um milhão de Dólares com as vendas do “Humble Bundle”.

IMG_2877Eis que se começou a conversa sobre estas Celebrations passadas, e foram apresentados mais dois membros da equipa do próximo filme, Oliver Steeples e Lee Towersey, dois fãs cujo passatempo virado ofício é construir Astromechs. Ainda no tópico de Astromechs rebolou para o Palco a nova paixão da internet, BB-8, completamente funcional e pronto para um Duelo com o R2 que, calculo, lhe assobiou alguma asneira em “Droidês”(onde anda o nosso Droide de Protocolo quando é preciso?).
Robots a discutir fora do Palco entram então os nossos Heróis, Daisey Riddley, a Heroína Rey que vivia a vasculhar o planeta deserto de Jakku (Doce Payoff), John Boyega, Finn, o stormtrooper que se junta a Rey nesta aventura, e Oscar Isaac, Poe Dameron, o auto-intitulado melhor piloto da Galáxia, enviado por uma “certa princesa” numa perigosa missão.

Seguiu-se uma curta sessão de respostas a questões submetidas por fãs, durante a qual JJ afirmou que os fãs iriam adorar ver este filme tanto quanto ele adorou fazê-lo.

IMG_2890O palco vazio abriu entrada para um esquadrão de stormtroopers seguido de Anthony Daniels (O nosso C3PO), Carrie Fisher (A Princesa Leia Organa), Mark Hammil e Peter Mayhew (Luke e Chewie) respectivamente) que falaram um pouco sobre a experiência de trabalhar de novo nesta saga que tanto significou para todos.

Fechando as festividades, Kennedy e Abrams pediram desculpa pela ausência de Harrison Ford (Han Solo) e congratularam-no, não por ter conseguido fazer uma aterragem de emergência, mas por a ter feito à frente de dois médicos que na altura jogavam golfe.

O público já pedia “vimos o que interessa, passem ao trailer”, quando a tela ficou preta. Fomos apaziguados quando nos disseram que o trailer já vinha a caminho, e após uma breve pausa as luzes desligaram-se outra vez…

star wars o lobo mauA reacção foi espectacular, nessa noite o Colombo caiu vitima a um tremor de classe 7 (piada excessivamente fácil, desculpem-me), fãs batiam palmas com a força de mil-sóis, bem-vinda de volta infância perdida com aquelas palavras da nossa dupla.

Perguntaram se queríamos ver outra vez, o uníssono da resposta tornava-o óbvio, se só pudéssemos ver uma coisa até Dezembro, seria aquele trailer.

Cada vez mais eufóricos e pasmados, parecia um sonho, mas assim que saímos sabíamos que Dezembro ia fazer deste 2015 um ano memorável.

Esperemos então por este novo capitulo, e que a Força esteja Connosco!

Henrique Correia

Fotografias cortesia de Francisco Machado

Henrique Correia

Jovem dos 7 ofícios com uma paixão enorme por tudo o que lhe ocupe tempo. Jedi aos fins-de-semana!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *