Lançamento: Frango com Ameixas – Colecção Novela Gráfica – vol. 2

A história que a Levoir e o Público editam a 11 de Julho, Frango com Ameixas, segundo volume da colecção Novela Gráfica 2019, ganhou o prémio para o Melhor Álbum Angoulême 2005. É um melodrama tingido de humor da autoria de Marjane Satrapi, a autora do best-seller Persépolis.

Marjane Satrapi nasceu no Irão, filha de uma família de uma camada ocidentalizada da sociedade iraniana. Os pais politicamente activos, eram contrários à monarquia do Xá, pela crescente repressão das liberdades civis e as consequências da política iraniana na vida dos cidadãos. Quando o Irão passou a ser governado pelos fundamentalistas muçulmanos, os pais sentindo-se ameaçados partiram para o exílio na Áustria, Marjane voltou mais tarde para o Irão para estudar belas-artes, teve uma educação que combinou a tradição da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda.

Frango com Ameixasembora tendo uma carga política, é uma história de amor de um homem pelo tar, o seu instrumento musical, que o celebrizara como um dos maiores músicos do país e que numa discussão com a sua mulher esta o quebra.

Nasser Ali Khan, tio-avô de Marjane, vivia em Teerão, 1958, inicia a busca por um novo instrumento, mas nenhum tem o som tão perfeito como o que ele herdara na juventude, durante a sua formação. A angústia, o desespero e a perda de esperança levam a que este homem desista de viver e morra de tristeza.

  Colecção Novela Gráfica vol. 11: O Número 73304-23-4153-6-96-8

Frango com Ameixasjá foi adaptado ao cinema e conta com a portuguesa Maria de Medeiros no elenco.

Uma história para reflectir sobre o que acontece quando o ser humano se condena a viver no passado e não segue em frente.

“É importante poder morrer de amor, crer que estes tipos de coisas possam acontecer. Isso não existe no mundo de hoje, no qual há menos poesia, menos amor pela arte e pela beleza. Pode ser que necessitemos de mais imaginação e menos de realidade”, assegura a autora.

Características – Vol.  2
Tradução e Prefácio – Pedro Cleto
Preço – 10,90€
Nº páginas – 88
P/B
Capa dura
Formato – 170x240mm

 

 

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *