Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Notre-Dame de Paris – vol. 9 Colecção Clássicos da Literatura em BD

O célebre romance de Victor Hugo Notre-Dame de Paris é o nono volume da colecção Clássicos da Literatura em BD apresentada pela Levoir e a RTP, em banca e livrarias a 27 de Maio.

Poeta, romancista e dramaturgo, Victor Hugo  é considerado o mais notável escritor romântico francês, entre as suas obras destaca-se Os Miseráveis.

A história tem como centro a tragédia do corcunda Quasímodo, que ainda criança foi abandonado pela família por ser todo deformado e da cigana Esmeralda também ela com uma história de vida trágica. Notre-Dame de Paris é uma história admirável e ao mesmo tempo triste, com amores platónicos e até impossíveis.

O enredo agitado da narrativa dá-se diante da paixão arrebatadora do Arquidiácono Claude Frollo pela cigana Esmeralda. Um sentimento patológico disposto a qualquer tipo de insanidade, inclusive infringir leis e cometer crimes.

A obra acontece em Paris no ano de 1482, e pretendia ser um retrato da sociedade e da cultura francesa do século XV, funcionando enquanto representação histórica desse período.

Victor Hugo pretendia chamar a atenção dos franceses para a riqueza estética e histórica da catedral, para que esta começasse a ser restaurada, pois o seu estado estava muito degradado.

O livro, com o seu enorme sucesso, cumpriu a missão: começou a atrair cada vez mais turistas para o local, o que levou a França a parar de negligenciar a catedral, tornando-a assim um dos monumentos mais visitados de Paris. A Catedral sofreu em 2019 um incêndio que foi retransmitido por todos os media e ao qual o Mundo assistiu com consternação pela destruição de um símbolo histórico e de um património cultural de referência, encontra-se actualmente em restauração estando a sua reabertura prevista para 2024.

Características Vol. 9
Adaptação/Argumento – Claude Carré
Desenho/Cores – Jean-Marie Michaud
Ilustração da capa: Fred Vignaux
Preço – 10,90€
Nº páginas – 64
Cor, Capa dura
Formato – 210 x 285 mm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *