Nalgas Film Festival 2023 – Progama
O podcast Nas Nalgas do Mandarim, juntamente com diversos outros podcasts de cinema portugueses, organiza a segunda edição do Nalgas Film Festival.
Este festival de cinema é distinto em Portugal, caracterizando-se por ter uma designação audaz. Decorre ao longo de dois dias e apresenta duas longas-metragens, além de vinte e três curtas-metragens oriundas de diferentes países. Destaca-se ainda pela estreia e venda exclusiva de livros nacionais de autores que abordam o tema do cinema. Como encerramento de cada dia, haverá a gravação ao vivo de episódios de podcasts.
Com base no Cinema Passos Manuel no Coliseu do Porto, serão vários os motivos de interesse para aqueles que conseguirem bilhete – a lotação da histórica sala portuense é de cento e setenta e cinco lugares.
Os Destaques:
Com abertura de portas marcada para as 17:30 em ambos os dias, na quinta-feira, dia 7 de Dezembro, o festival dá o pontapé de saída com a apresentação do livro “Olhar o Medo: Visões Sobre o Cinema de Terror“, dos podcasters António Araújo e José Carlos Maltez. Segue-se um especial dedicado à filmografia do multi premiado realizador norte-americano de curtas-metragens de “comédia de terror”, Chris McInroy e uma sessão apresentada pelo podcast Sala Azul, onde se destaca a curta portuguesa “A Floresta“, de Diogo Silvestre.
Após uma pausa para jantar, uma das figuras mais incontornáveis e míticas da blogosfera nacional, Pedro Cinemaxunga, apresenta, pela primeira vez, e em exclusivo, o seu livro “20 Anos de Cinemaxunga“, uma revisitação dos seus mais divertidos textos ao longo de duas décadas de presença online em blogues, sites, fóruns e redes sociais.
Quem o acompanha, sabe que a longa-metragem escolhida para o horário nobre da véspera de feriado não poderia ser outra que não o “Commando“, de Mark L. Lester, filme que o autor revê diariamente ao pequeno almoço desde meados dos anos noventa, numa sessão que promete muitas surpresas e a gravação de um episódio ao vivo da sua “Rádio Cinemaxunga” no final, com vários convidados.
Já na sexta-feira, dia 8 de Dezembro, a programação arranca com duas sessões de cinco curtas-metragens cada, com especial destaque para a portuguesa “2020: Odisseia no 3º Esquerdo” de Ricardo Leite, a neerlandesa “Gnomes!” de Ruwan Heggelman e a canadiana “Pool Party“, que contará com a apresentação presencial da realizadora Ellie Stewart no cinema Passos Manuel.
Pelas 21:00 terá início a Sessão de Encerramento do Festival, com a exibição da curta norte-americana “D.O.D“, de Paul Davis, vencedora do conceituado Screamfest Horror Film Festival e com a estreia absoluta de “Videoclubes e a Nostalgia da Era Pré-Streaming“, de J.B. Martins. Segue-se a exibição de um filme mistério, dentro do espírito da era dos videoclubes, que será apenas revelado ao público na hora. O festival encerra com a gravação ao vivo de um episódio do podcast organizador, Nas Nalgas do Mandarim.
Programa:
Já está disponível a reserva antecipada dos bilhetes individuais ou do passe geral para o festival através do site do certame, em www.nff.pt . Os preços variam entre os 7,5€ para o bilhete de um dia ou 13€ pelo passe para os dois dias e os mesmos poderão ser levantados na bilheteira do Cinema Passos Manuel nos dias do festival, a partir das 17:30.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.