Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Maia BD – Está a chegar um novo festival a norte!

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de junho, o melhor da banda desenhada vai chegar à Maia! Numa iniciativa da Câmara Municipal da Maia através do Pelouro da Cultura, com organização da cooperativa editorial “A Seita”, a 1.ª edição do Maia BD vai fazer do Fórum da Maia o centro das atenções da banda desenhada durante um fim-de-semana: marquem no calendário e apareçam!

Maia BD

No evento estarão presentes muitos autores e artistas nacionais que os nossos fãs já se habituaram a conhecer – e os fãs de outras editoras também! – bem como convidados internacionais relevantes. Não faltarão lançamentos de novidades editoriais e toda uma programação ligada à BD com exposições, cinema de animação, ilustração, cosplay, workshops e feira do livro. De entrada gratuita e aberto a todos os públicos e idades, vamos celebrar a banda desenhada na Maia!

Entretanto, no dia 18 de maio, às 21h30, o público vai ter a oportunidade de assistir à apresentação da programação do festival que decorre no Grande Auditório do Fórum da Maia.

A seguir a essa apresentação, haverá uma sessão especial em que vão ser exibidas as três curtas-metragens nacionais que foram “shortlisted” para os Óscares da Academia de 2023, “Ice Merchants” de João Gonzalez, “O Lobo Solitário” de Filipe Melo e “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves. No final da exibição, João Gonzalez e Laura Gonçalves estarão presentes para uma conversa moderada por Elsa Cerqueira, seguida por uma sessão de perguntas e respostas com o público.

EXPOSIÇÕES CONFIRMADAS NO FESTIVAL MAIA BD

De 6 a 30 de junho, na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, estará em exposição “Juventude” do autor e artista Marco Mendes.
Nas datas do festival, a 16, 17 e 18 de junho, estarão em exposição:
• Retrospetiva de “As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizza Boy” de Filipe Melo e Juan Cavia
• “Auto da Barca do Inferno” de Joana Afonso

E porque ainda falta até 18 de maio, e de entre mais de 20 autores com presença confirmada, começa-se já a anunciar os primeiros três convidados: Marco Mendes, Joana Afonso e Filipe Melo!

Filipe Melo

Filipe MeloÉ músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Estudou no Berklee College of Music, em Boston. Depois de muitos anos como pianista, tornou-se também compositor e orquestrador. Actualmente, ensina na Escola Superior de Música, em Lisboa. Na área do cinema, realizou várias curtas-metragens e videoclips. Duas das suas curtas, “Sleepwalk” e “O Lobo Solitário”, venceram o prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema. Os seus livros de banda desenhada estão editados em vários países. Nos EUA, escreve para a lendária antologia Dark Horse Presents, ao lado de nomes como Frank Miller e Mike Mignola. Em 2019, recebeu o troféu de honra do festival Amadora BD. Mais tarde, com o livro “Balada para Sophie”, foi nomeado para vários prémios Eisner e Harvey, entre eles o de melhor argumentista. O livro ganhou ainda o prémio de Livro do Ano da Bertrand. De entre os seus vários trabalhos, destaca-se a colaboração com Juan Cavia, com quem tem vários livros publicados, “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”, Dark Horse Presents”, “Os Vampiros”, “Comer / Beber” e “Balada Para Sophie”. Em 2023, vai lançar a edição omnibus de “As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizzaboy” pela Companhia das Letras.

Joana Afonso

joana afonsoDoutorada em Desenho pela FBAUL, onde é docente, faz também trabalho freelancer nas áreas de ilustração e banda-desenhada. Pode dizer que faz BD desde a altura quando desenhou o argumento de Nuno Duarte no álbum “O Baile”, com o qual ganhou o prémio da Amadora BD 2013 de Melhor Álbum e os Prémios Profissionais de BD de Melhor Desenho e Cor. Desde então tem vindo a editar e a participar nos mais variados projetos. Foi autora em destaque no Festival Internacional Amadora BD 2014. Mais recentemente, ganhou o prémio de melhor fanzine em 2021 com a BD “Bestiário da Isa”, que editou de forma integral pela Seita em 2022, publicação premiada pelo Vinhetas de Ouro na categoria de Melhor Arte. Conta com colaborações em revistas e produtoras com trabalhos desde ilustração a concept artist.
Publicou e expôs internacionalmente. De entre as várias obras publicadas, destaca-se “Conversas de Banda Desenhada”, “Pedro e o Imperador”, “Bestiário da Isa”, “Ditirambos: Fauna”, “Ditirambos: Abismo”, “Zahna”, “TLS Cidades”, “Deixa-me Entrar”, “Living Will #1#2#3#5#7” e “O Baile”. Joana Afonso prepara-se para lançar a novela gráfica do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, com adaptação de João Miguel Lameiras, pelas edições Levoir e RTP, na coleção “Clássicos da Literatura em Banda Desenhada”.

Marco Mendes

Marco Mendes a assinar 100 exemplares de "Juventude"
Marco Mendes a assinar 100 exemplares de “Juventude”

Marco Mendes: 1978, Figueira da Foz. Autor de bd, Ilustrador, artista plástico e professor. Vive e trabalha no Porto. Membro fundador do Clube de Desenho, a funcionar no Porto desde 2010. Para além de inúmeras revistas e antologias de bd, com destaque para as Edições do colectivo “A Mula” e o “Buraco”,
publicou na Turbina os livros “Diário rasgado 2007-2012”; “Anos Dourados”; “Zombie” (Prémio Melhor album no Festival Amadora BD) e “Tutti Frutti”, recolha das BD’s publicadas no Jornal de Noticias.
Em 2022, lançou a novela gráfica “Juventude” pela Seita.

Mais anúncios e novidades nas próximas semanas.

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights