LUSO! Mostra Itinerante do Novo Cinema Português regressa a Itália
LUSO! Mostra Itinerante do Novo Cinema Português regressa a Itália e inicia digressão por várias cidades.
Um quadro heterogéneo e abrangente para narrar o Portugal de ontem e de hoje, desde o thriller psicológico protagonizado pelo poeta Fernando Pessoa e os seus heterónimos, passando pelo drama feminino que valeu a João Canijo o Prémio do Júri no Festival de Berlim, até ao documentário intimista e melódico da rainha da morna, Cesária Évora, filme que será lançado nas salas de cinema a 18 de outubro, em várias cidades italianas, distribuído pela Risi Film.
Veneza, Pisa e Nápoles serão também palco de um foco sobre a Revolução dos Cravos, com filmes da autoria de Inês de Medeiros, Sérgio Tréfaut, Rui Simões e Lorenzo d’Amico de Carvalho.
Em Milão, no Anteo Palazzo del Cinema, na segunda-feira, 23 de setembro, Bernardo Futscher Pereira, Embaixador de Portugal em Itália, inaugura a mostra com a projeção de Mal Viver de João Canijo, seguido de The Nothingness Club – Não Sou Nada de Edgar Pêra, enquanto na terça-feira, 24, será possível ver Cesária Évora de Ana Sofia Fonseca e Viver Mal de João Canijo.
O LUSO! acaba de iniciar o seu percurso em Vicenza, com sessões semanais que levarão os filmes ao Cinema Araceli todas as terças e quartas-feiras até novembro.
Em Pisa, a mostra de cinema português terá lugar no Cinema Arsenale, de 4 a 6 de outubro, em conjunto com a 22ª edição da Festa do Livro de Pisa e em colaboração com a Cátedra Antero de Quental (Camões IP/Pisa) e o Departamento de Filologia, Literatura e Linguística da Universidade de Pisa. O cinquentenário do 25 de Abril será celebrado com a projeção do filme Rua do Prior 41 de Lorenzo d’Amico de Carvalho, precedida da apresentação do livro de Sandro Moiso e Giulia Strippoli, Riti di passaggio. Cronache di una rivoluzione rimossa. Portugal e l’immaginario politico 1974 – 1975 (Mimesis, 2024), no dia 4 de outubro, às 15 horas, no Auditório do Museo delle Navi Antiche.
Em Veneza, será a Casa del Cinema di Venezia a acolher o LUSO! O programa será acompanhado por um foco sobre cinema e o 25 de Abril durante o mês de outubro.
Para além de Mal Viver e Viver Mal, The Nothingness Club – Não Sou Nada e Cesária Évora, o foco inclui Cartas a uma Ditadura de Inês de Medeiros, Outro País de Sérgio Tréfaut e Bom Povo Português de Rui Simões.
O LUSO! passará também por Trieste, Nápoles, Cagliari, Brescia, Perugia, Verona, Pordenone, Udine, Prato e Turim, entre outras cidades a serem confirmadas em breve.
O LUSO! Mostra Itinerante do Novo Cinema Português leva a Itália o melhor da cinematografia portuguesa, aprofundando o interesse e satisfazendo a curiosidade do público italiano, dando a conhecer esta realidade cinematográfica, pouco conhecida fora do circuito dos grandes festivais.
“O objetivo do LUSO! é” – sublinham os organizadores – ”promover e dar a conhecer o cinema português em Itália através da difusão de um conjunto de obras representativas da sua cinematografia. Esta iniciativa vem na sequência do sucesso das edições anteriores, que envolveram mais de 30 cidades e cerca de 4.500 espectadores”.
O LUSO! Mostra Itinerante do Novo Cinema Português em Itália é organizada pela Associação Il Sorpasso, responsável pela organização da Festa do Cinema Italiano em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Timor Leste. A mostra conta com o apoio do ICA – Instituto Português do Cinema e do Audiovisual, da Embaixada de Portugal em Itália, do Instituto Camões e da Risi Film.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.