Lançamento: Novela Gráfica vol. 8: Dias Sombrios

Dias Sombriosé o oitavo livro da colecção Novela Gráfica a sair em banca no dia 22 de Agosto. Esta semana a Levoir e o Público escolheram uma novela inspirada em factos reais passados durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 10 de Janeiro de 1944, um Junkers Ju 88 alemão é abatido por um Bristol Beaufighter britânico durante um feroz combate sobre os céus de Ibiza, tendo caído na costa ao norte de Portinatx. Dias Sombrios é baseado no romance homónimo do   escritor Lluís Ferrer Ferrer  publicado em 2015, que com base neste acontecimento real construiu  uma  história  de  ficção,  que vai até 1962, alimentando-se dos personagens e circunstancias reais.

Grande coleccionador e especialista em banda desenhada, com livros publicados sobre o tema, decidiu, anos mais tarde, convidar o desenhador veterano Juan Escandell para a adaptar à banda desenhada nesta novela gráfica. Escandell é um dos nomes mais relevantes da escola da editora Bruguera, editora espanhola cuja história foi evocada no livro O Inverno do Desenhador, de Paco Roca, publicado na colecção Novela Gráfica de 2016, Juan Escandell cumpre este ano 60 anos de carreira.

Em 1973, Juan Escandell começou a trabalhar para o mercado francês, onde criou Antarès a sua personagem de maior sucesso. Para este trabalho, o desenhador optou por um estilo inspirado nas BDs de guerra do passado, como as que eram publicadas na antiga revista O Falcãodando assim um visual retro à história.

  Série MUNDOS PARALELOS, em Novembro na HBO!

Escandell pode ainda orgulhar-se de ter trabalhado para a Disney e também para variadíssimas agências internacionais. Em 2009 o ilustrador ibicenco foi homenageado com uma exposição retrospectiva Juan Escandell, 50 anos de tebeos,  1959-2009′

A lenda viva do tebeo espanhol ganhou recentemente o prestigiado prémio ‘Historieta 2017 pela totalidade da sua obra realista’. É este nome incontornável da BD espanhola do século XX que este livro dá a descobrir aos leitores.

Novela Gráfica vol. 8: Dias Sombrios
ArgumentoLluís Ferrer Ferrer
Arte
Juan Escandell
Levoir/Público
Preço
– 10,90€
Nº páginas – 88
P/B
Capa dura

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *