Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Lançamento: “Macbeth, Rei da Escócia”

Já está à venda Macbeth, Rei da Escócia, uma adaptação do clássico texto de William Shakespeare por Thomas Day e ilustrada por Guillaume Sorrel.

Macbeth, Rei da Escócia

Com Macbeth, Rei da Escócia, Guillaume Sorel e Thomas Day propõem uma nova e espectacular leitura do clássico de William Shakespeare. Se o ponto de partida é a famosa peça escocesa do bardo inglês, os autores integram novos elementos da história e da lenda escocesa que lhe serviu de inspiração, dando o protagonismo à maquiavélica Lady Macbeth, cujo papel real na obra de Shakespeare é bastante mais secundário do que o que a posteridade guardou. Preparem-se para uma epopeia tão dramática como violenta, magnificamente ilustrada por Sorel, em páginas cheias de sangue e fúria, marcadas pelo peso de uma morte inevitável.

Macbeth, Rei da EscóciaMacbeth, Rei da EscóciaMacbeth, Rei da Escócia

Em regra, a BD pertence ao mundo da fantasia, e está, explicitamente, desvinculada do real empírico e ‘fora da história’. O curioso é que esta versão, sendo uma fantasia histórica – subgénero que concilia o aparentemente inconciliável – devolve alguma historicidade ao texto de Shakespeare. (…) E, tal como na peça original, texto e imagem contribuem para o fenómeno de exotização da Escócia: um espaço selvagem e mágico, distante das nossas vidas banais, onde nos podemos refugiar, aqui ao lado, no sofá, abrindo este livro. Para ler e ver uma e outra vez, um devaneio com prazer visual garantido. E não é isto o que se espera de um livro de Banda Desenhada?

– Adriana Bebiano (do prefácio)

Macbeth, Rei da EscóciaMacbeth, Rei da EscóciaMacbeth, Rei da Escócia

Nascido em Paris em 1971, Thomas Day, pseudónimo literário de Gilles Dumay, é um escritor de FC e de fantasia. Publicou uma quinzena de romances desde 2002, com destaque para Le Trône d’ébène. O seu romance La Voie du Sabre (já adaptado à BD) recebeu o prémio Julia Verlanger em 2003. Para BD escreveu os argumentos de Juste un peu de cendres (desenhos de Aurélien Police) e de Wika (desenhos de Olivier Ledroit), além deste MacBeth. Quando não está a escrever, Day trabalha, com o seu nome verdadeiro, como director de colecção para editoras como a Denoel e a Albin Michel.

Macbeth, Rei da EscóciaMacbeth, Rei da EscóciaMacbeth, Rei da Escócia

Guillaume Sorel nasceu em 1966, e formou-se em Belas-artes em Paris. Inicia a sua carreira na ilustração de role play para editoras como a Oriflam, Casus Belli e Jeux Descartes. É nesse meio que conhece Thomas Mosdi, com que faz a série L’Île des morts, que assinala sua estreia na BD. Com argumento de Mathieu Gallié, realiza a série Algernon Woodcock, cujo primeiro volume foi publicado em Portugal pela Booktree em 2002. Em 2012 desenha a adaptação do romance de Laurent Seksik, Les Derniers jours de Stefan Zweig. Entre 2013 e 2014 produz dois livros a solo: Hôtel particulier e Le Horla (a partir de Guy De Maupassant). Em 2018, assina Bluebells Wood, uma história fantástica que mistura Lovecraft e a pequena sereia, para no ano seguinte iniciar com Thomas Day a adaptação (e reinvenção) de Macbeth, em dois volumes, publicados entre 2019 e 2021, e aqui reunidos pela primeira vez numa edição integral.

Macbeth, Rei da Escócia

Desta obra foram produzidas duas edições com capas diferentes, uma das quais exclusiva da Wook.

 

Colecção Nona Literatura

124 páginas a cores, capa dura, formato 215 x 285 mm
ISBN: 978-989-53837-0-2 (edição normal)
ISBN: 978-989-53837-5-7 (capa exclusiva Wook)
PVP: 25€

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights