Jogos: ZHED- Análise
Antes de começar a falar sobre o jogo que me propus a analisar, gostaria de fazer um pequeno desabafo: nunca pensei que seria tão difícil escrever sobre um jogo de puzzles.
ZHED, o jogo que trago para análise, é um pequeno jogo de puzzles desenvolvido pela Ground Control Studios, uma companhia portuguesa. O objetivo do jogo é bastante simples: temos vários quadrados com números e um quadrado branco e cinzento. Isto tudo dentro de uma grelha quadrada em que o número em cada grelha corresponde ao número de casas que pode andar tendo assim como objetivo chegar ao quadrado diferenciado. Temática simples, certo?
Provavelmente, por esta altura o leitor já deve estar-se a perguntar, “mas não há nenhum senão? É assim tão fácil?” e a resposta que tenho é a seguinte: não existe um cronometro, não existe tempo limite para completar o puzzle, não existe nada. Apenas o jogador, o seu cérebro e o jogo. Mas isso não quer dizer que será fácil jogar ZHED. Digo isto porque, na realidade, temos que estar atentos, concentrados e prontos a memorizar. Especialmente porque vão ser mais as vezes que vamos errar do que as que vamos acertar no puzzle. No entanto, existem passos que podemos já ter dado que nos levariam à resposta correta e são esses que devemos tentar memorizar para seguir para o próximo nível.
Uma coisa que poderá preocupar o leitor é o facto de o jogo inicialmente ter sido um jogo lançado para telemóvel, o que poderá levar a pensar que serão imensos níveis. Na realidade, temos 5 pacotes de níveis e cada um contém 20 fases, ou seja, temos apenas 100 níveis de jogo. Porém, como a partir de certa altura começa a ser necessário puxar cada vez mais pela cabeça, a longevidade do jogo aumenta imenso, mas, convém avisar que isso dependerá de jogador para jogador e da sua capacidade de verificar onde errou e acertou. Devo também referir que existe algo que poderá ajudar os jogadores, as pistas. Carregando num botão poderão saber onde estavam a errar e assim completar o puzzle, ou até mesmo entender qual seria a próxima jogada a ser feita.
Por fim, gostaria de dizer que ZHED é um jogo realmente complicado de analisar. Devido ao facto de ser algo tão simples que, ao mesmo tempo, consegue tornar-se tão complexo não nos deixa tirar um juízo por completo do jogo. No entanto, gostaria que tivesse mais níveis. Além de prolongar mais a jogabilidade e durabilidade do jogo, acho que seria algo interessante de ser ver, algo que também já foi prometido pelos desenvolvedores. Resta-me apenas dizer que é definitivamente um jogo divertido e calmo, um jogo muito calmo que servirá para qualquer um relaxar e ter um pequeno quebra-cabeças diferente do habitual para desvendar.
Nota Final: 8/10
ZHED é lançado no dia 16 de Abril para PC e Nintendo Switch (versão testada). Está disponível para iOS e Android
O Central Comics agradece à Ground Control
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.