Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

‘Ice Merchants’ nomeado aos Óscares da Academia Americana

Na sua estreia mundial, “Ice Merchants” foi galardoado em Cannes com o Prémio do Júri da Semaine de la Critique para melhor curta-metragem em competição. É a primeira vez na história da Semaine, que completa este ano 61 edições, que um filme de animação vence o prémio Leitz Cine Discovery Prize desta secção.

Agora, o filme de João Gonzalez é um dos 5 nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, cujos vencedores serão conhecidos na cerimónia a decorrer a 12 de março. Esta é a primeira vez na história do cinema nacional que um filme alcança esta proeza nos prémios da Academia Americana.

Ice Merchants” também já tinha sido uma das dez curtas-metragens em competição na secção do festival francês, sendo o primeiro filme português de animação a integrar a seleção e acabou por vencer. Será que iremos ver isso nos Óscares?

Foi também um dos 5 nomeados para os Prémios do  Cinema Europeu; somou 9 prémios em festivais qualificantes para o Óscar da Academia Americana; conquistou 45 outros prémios e menções especiais em festivais de cinema; ultrapassa as 100 seleções oficiais em festivais de todo o mundo, em menos de um ano de circuito.

Ice Merchants

é um intrigante filme de animação que explora a relação entre um pai e um filho, num exercício de consolidação de um estilo único e singular, que faz de João Gonzalez uma das grandes promessas da animação mundial.

Ice Merchants
Ice Merchant

Depois dos premiados “Nestor” e “The Voyager”, “Ice Merchants” é o terceiro filme de João Gonzalez e o primeiro como realizador profissional, contando com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual.

“Algo que sempre me fascinou no cinema de animação é a liberdade que nos oferece para criar algo do zero, de raiz. Cenários e realidades surrealistas e bizarras que podem ser usadas como instrumento de metáfora para falar sobre algo que nos é comum na nossa realidade mais “real”. ” diz o realizador João Gonzalez.

Ice Merchants
Ice Merchant

Um homem e o seu filho saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem diariamente.

Ice Merchants é uma história humana e um drama familiar, passado numa realidade impossível.



O realizador nasceu no Porto em 1986, e para além de realizador, é animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK), depois de terminar a licenciatura na ESMAD (PT). Nessas instituições realizou 2 filmes, “Nestor” e “The Voyager”, que juntos receberam mais de 20 prémios Nacionais e Internacionais, assim como mais de 130 seleções oficiais em festivais de cinema espalhados pelo mundo, marcando presença em festivais qualificantes a Oscar e a BAFTA.

Ice Merchants
Ice Merchant

João tem um grande interesse em combinar o seu background musical com a sua prática em animação autoral, assumindo sempre o papel de compositor e por vezes de instrumentista nos filmes que realiza, ocasionalmente acompanhando-os com performances ao vivo.



Para além de realizador, diretor de arte e animador (tendo contado com a colaboração da animadora polaca Ala Nunu neste filme), João Gonzalez foi também instrumentista e compositor da banda sonora, que contou com a participação de Nuno Lobo na orquestração e de um grupo de músicos da ESMAE. A sonoplastia é de Ed Trousseau, com gravação e mistura de Ricardo Real e Joana Rodrigues. Uma equipa portuguesa, polaca, francesa e inglesa trabalhou na coloração da animação do filme. 

Co-produção portuguesa, inglesa e francesa, o filme foi produzido por Bruno Caetano na Cola – Coletivo Audiovisual, em co-produção com Michaël Proença da Wild Stream, em França, e com a Royal College of Art no Reino Unido. Conta com distribuição pela Agência da Curta Metragem.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *