Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

IndieLisboa: as novidades para a edição de 2024

O IndieLisboa regressa para mais uma edição e para inundar a cidade de Lisboa com as mais recentes estreias e novidades do cinema contemporâneo nacional e internacional.

IndieLisboa

O festival arranca dia 23 de Maio e vai até dia 2 de Junho.  A começar mais perto do solstício de Verão, esta edição do Indie não só traz cinema como também temperaturas mais altas.

O Indie ocupa novamente as principais salas de cinema de Lisboa (São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Ideal, Fernando Lopes), espalhando-se também em jardins, piscinas, locais nocturnos e universidades, com ainda mais surpresas para revelar (em breve)!

A partir do dia 25 de março, estudantes e profissionais de cinema já podem pedir a acreditação e dia 9 de abril ficam disponíveis as cadernetas Early Bird.

ON THE GO
JULIA DE CASTRO, MARÍA GISÈLE ROYO
“ON THE GO” de Julia de Castro e  María Gisèle Royo

Este ano, a identidade visual foi comissionada ao ilustrador André Letria, que nos introduz um corvo desconstruído, feito de diversas partes que compõem um todo, um caos geográfico, político, artístico, como, de resto, é sempre, o cocktail cinéfilo IndieLisboa.

L’EMPIRE
BRUNO DUMONT
“L’EMPIRE” de Bruno Dumont


Falar de cinema independente, é sempre falar um pouco do mundo ao nosso redor. Nesta edição do Indie, chegam as perspectivas cinéfilas que reflectem sobre os contextos que nos atravessam, como é o caso da música, o mote para a secção mais clássica (e também mais punk), o IndieMusic está de volta e é das primeiras a fazer-se “ouvir”.



IndieMusic é uma secção competitiva que, em 2024, dá a conhecer movimentos musicais e uma programação eclética que navega entre bandas mais reconhecidas pelo grande público e outras novidades cheias de contextos temporais, políticos e sociais, não só úteis quanto necessários para repensar os dias de hoje.

Nas bocas do mundo, coloca também uma das secções mais queridas, mas ao mesmo tempo menos fofas, a BOCA DO INFERNO tem, pela primeira vez este ano, o fundamental apoio da Filmin, que arrisca acompanhar esta que é uma das secções mais desafiantes e entusiasmantes do festival.

A BOCA DO INFERNO traz os filmes mais recentes de horror, thriller, e gore. No entanto, Boca do Inferno
não se tranca estritamente nas temáticas de terror e expande-se como sempre com humor também, cultivando um cinema de culto habituado a uma cinefilia dark, absurda, e sarcástica.

Como sempre, a Boca do Inferno traz sessões especiais e outras surpresas, como a MARATONA nocturna no cinema Ideal para cumprir o verdadeiro significado de “noitada” para os cinéfilos. Uma sessão que se inicia pelas 23h e segue pela noite fora até às 6h da madrugada.



A rede SMART 7 apresenta a segunda edição de um programa de competição europeu, resultado da colaboração entre sete importantes festivais de cinema europeus, apoiados pelo programa MEDIA da
Europa Criativa da UE. A rede lançou uma secção competitiva que inclui sete filmes de cineastas emergentes de cada país membro. Estes filmes, empenhados em alargar os limites da narrativa e da expressão cinematográfica, serão exibidos em cada festival SMART 7. Os filmes serão avaliados por um júri composto por estudantes universitários de cada país e o filme vencedor receberá um prémio de 5.000 euros.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights