HBO Max com filmes portugueses em destaque em fevereiro
Durante o mês de fevereiro, são vários os conteúdos portugueses que vão estar em destaque na HBO Max, assinalando o Dia de São Valentim com grandes romances mas também com comédia, diversão e histórias inesquecíveis.
1 DE FEVEREIRO
ÍNDIA
Tiago, Raul e Manuel (Pedro Inês, José Manuel Mendes e João Carvalho, respetivamente) representam três gerações da mesma família. Nesta história, as suas vidas ligam-se à de Karen (Denise Fraga), uma turista brasileira que se passeia por Lisboa e a quem Tiago servirá de guia.
4 DE FEVEREIRO
OS MAIAS – CENAS DA VIDA ROMÂNTICA
Portugal, século XIX. Afonso da Maia casa com Maria Eduarda Runa. Do casamento nasce Pedro, um rapaz nervoso e instável superprotegido pela mãe. Ainda jovem, Pedro conhece Maria Monforte, por quem se apaixona e com quem casa, a contragosto da família. Da relação nasce Carlos Eduardo e Maria Eduarda. Alguns anos depois, Maria Monforte apaixona-se por um italiano e foge levando a filha. Destroçado e incapaz de lidar com a traição, Pedro suicida-se. Carlos, ainda pequeno, cresce aos cuidados do avô. Entre os dois constrói-se o último laço forte da velha família Maia. Passam-se vários anos. Carlos termina o curso de Medicina em Coimbra e vai viver para Lisboa onde pretende abrir um consultório. Afonso decide deixar a sua quinta no norte do país e acompanhar o neto. Os dois instalam-se numa das casas da família, o Ramalhete, que durante vários anos esteve desabitada e servia apenas para guardar mobílias. Como médico aristocrata, Carlos leva uma vida ociosa na companhia do seu amigo e escritor de obras “inacabadas” João da Ega. Um dia conhece Maria Eduarda, uma mulher bela e cheia de mistérios que acabou de chegar à capital. A paixão é recíproca e os dois vivem um amor cego, ignorando o terrível pecado que estão a cometer.
10 DE FEVEREIRO
MAU MAU MARIA
Depois da morte da mãe, João Maria (Eduardo Madeira), Pedro Maria (Marco Horácio) e António Maria (António Raminhos) são confrontados com o seu último desejo: vê-los felizes, ao lado de alguém que os ame e com quem possam viver uma vida de partilha verdadeira. Após um jantar desastroso, Faustino Maria Gonzaga (José Pedro Gomes), seu pai, faz-lhes um ultimato: até ao dia das bodas póstumas de 40º aniversário de casamento, os três têm de empenhar-se em encontrar alguém que os faça mudar a sua atitude egoísta perante a vida e as mulheres. Ou seja, têm sete semanas! Apesar de não quererem desiludir o pai ou, pior ainda, desonrar a memória da mãe, não sentem que tenham a autoconfiança suficiente para conquistar uma mulher e, eventualmente, assumir uma relação séria. Mas tudo muda quando descobrem o verdadeiro amor ou não?
14 DE FEVEREIRO
ALGUÉM COMO EU
Helena, uma jovem mulher de 30 anos, toma uma decisão que mudará o resto da sua vida. Ser solteira, inteligente e indisponível. Mas como todas as pessoas, Helena não controla o destino e dá de caras com a última pessoa que queria, o homem da sua vida. Aquilo que parecia ser um ano longe de aventuras amorosas e de puro enriquecimento pessoal, transforma-se num louco e imprevisível teste ao seu Quociente de Inteligência Emocional. O maior erro é quando Helena pede a Deus uma preciosa ajuda. Ela só queria um Homem compreensivo e mais parecido com ela, mas isso passa a ser uma combinação de duas coisas. Um Homem e uma Mulher. Será que Helena está preparada para uma relação a três?
O AMOR É LINDO…PORQUE SIM!
Amélia é uma jovem lisboeta que no dia do seu aniversário é abandonada pelo namorado e perde o emprego num quiosque de cachorros-quentes. Para ajudar à festa, a mãe, dona de casa, ganha dinheiro como vidente e a irmã é uma atriz no desemprego. Nada corre bem nesta casa portuguesa. Até que um acaso muda tudo. Amélia arranja emprego numa tasca moderna e tem o azar, ou a sorte, de a patroa a ouvir cantar. No meio desta aventura de loiça e cantoria, dois rapazes apaixonam-se por Amélia: Ruben, um promissor jogador de futebol, e Rogério, mais conhecido por Bubu, forcado de Santarém e filho de boas famílias. Para complicar ainda mais as coisas, Amélia não consegue esquecer o ex-namorado – que, entretanto, prepara o casamento com outra – enquanto na noite de Lisboa esbarra constantemente com alguém que escreve palavras de amor nas paredes da cidade.
PEDRO E INÊS
Inspirado na lenda de Pedro e Inês, o filme conta a história de Pedro, um homem internado num hospital psiquiátrico por viajar de carro com o cadáver da sua amada Inês, que recorda simultaneamente as vidas de Pedro de Portugal na idade média, Pedro Bravo no presente e Pedro Rey num futuro distópico.
VIRADOS DO AVESSO
João é um escritor bem-sucedido, homossexual assumido, que atravessa uma enorme crise de criatividade. A inspiração teima em não o iluminar e está sob enorme pressão para terminar um novo livro. O stress vai ter efeitos inesperados: um dia, acorda e não reconhece o companheiro. Na verdade, não se lembra sequer que é gay. E a todos os que lhe tentam recordar a sua orientação sexual responde com completa negação. João passa a assumir-se como um solteirão convicto, amante da boa vida, e começa a envolver-se com mulheres. Uma delas será Isabel, escritora rival de João. Isabel não vai deixar passar a oportunidade de usar todos os trunfos para conseguir ficar em vantagem e passar à frente de João… Conseguirá João recuperar a inspiração e terminar o livro? E se a única forma de o acabar for com a ajuda da família e do amor que deixou?
15 DE FEVEREIRO
7 PECADOS RURAIS
Quim e Zé vão buscar duas primas afastadas de Lisboa, que pretendem reviver o verão louco de há dois anos em Curral de Moinas, mas esbardalham-se fatalmente num rebanho de ovelhas. Quando chegam ao Céu, Deus oferece-lhes uma segunda oportunidade de voltar a Curral de Moinas. Terão de lhe provar que abdicarão de uma vida amoral e libertina, renunciando aos sete pecados capitais: luxúria, gula, ira, inveja, avareza, soberba e preguiça. Isto por si já seria um desafio quase impossível, mas, para tornar tudo mais animado, cada vez que Quim e Zé vacilam perante o pecado são chamados “lá acima” ou vem Deus “cá abaixo”. Será que Quim e Zé resistem à avalanche de tentações que lhes são oferecidas?
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.