Rambo com apoio português

O espectador que assistir a Rambo: A Última Batalha até ao final dos créditos poderá ficar surpreso com a indicação de apoio do Turismo de Portugal ao abrigo do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema.

O filme, protagonizado por Sylvester Stallone, é uma co-produção entre os Estados Unidos da América, Espanha e Bulgária, e foi filmado nas Ilhas Canárias, em Espanha, e na Bulgária entre Outubro e Dezembro do ano passado. Não existe informação de as filmagens terem acontecido em território português, contudo Rambo: A Última Batalha teve acesso ao fundo (é desconhecido valor do apoio). O Fundo foi formalizado através de Decreto Lei publicado em Junho de 2018, que tem como objectivo o incentivo à produção cinematográfica e audiovisual e atrair filmagens internacionais para Portugal, com um propósito de valorização e promoção da imagem do território e do país e o reforço do posicionamento de Portugal enquanto destino turístico.

O Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual tem um capital de 30 milhões de euros e uma dotação global que poderá permitir a extensão aos 50 milhões, até 2022, em função da sua execução e da avaliação do seu impacto.

Adam Driver e Jonathan Pryce em O Homem Que Matou Don Quixote

A candidatura ao fundo implica que seja feito um investimento mínimo de 500 mil euros em território nacional, no caso de filmes rodados em Portugal, e de 250 mil euros, no caso de trabalho de produção. O montante máximo de apoio por cada produção é de quatro milhões de euros, e apenas são admitidos projectos de obras que tenham distribuição internacional. Na altura da apresentação do Fundo, foi anunciado que este é um dos programas mais competitivos da Europa, permitindo um reembolso até 30% das despesas em projectos de elevado impacto económico e/ou cultural, estando estabelecido um prazo máximo de 20 dias úteis para a apreciação dos pedidos.

  Sonic com novo visual

O Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual já apoiou filmes como O Homem Que Matou Don Quixote, realizado por Terry Gillian com Jonathan Pryce e Adam driver, Frankie realizado por Ira Sachs com Isabelle Huppert, Marisa Tomei e Greg Kinnear, Fatima realizado por Marco Pontecorvo com Harvey Keitel, Goran Visnjic e Sônia Braga, e Hellboy realizado por Neil Marshall com David Harbour e Milla Jovovich e esteve também presente nas grandes produções de Bollywood que têm sido filmadas em Portugal.

Filmagens de Fatima em Cidadelhe, no concelho de Pinhel

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *