Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Filmes a não perder da 21ª edição do IndieLisboa

Com a programação já fechada e os bilhetes já à venda, a 21ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, parece ser a mais ambiciosa até à data.

Deixamos aqui algumas das sugestões das longas-metragens que não podem perder:

Dream Scenario
de Kristoffer Borgli

Kristoffer Borgli, que o ano passado esteve na secção Boca do Inferno com o seu Farta de Mim Mesma, regressa agora com nova comédia negra, desta feita fazendo–se acompanhar de Nicholas Cage, sempre pronto para papéis desafiantes, e da produtora americana A24. Dream Scenario vê o personagem de Cage, um professor de biologia perfeitamente banal, a surgir nos sonhos de muitas outras pessoas. Ao ponto de se tornar famoso e, depois, ao ponto de se tornar infame. 

Sessões:
02 JUNHO, DOMINGO, 21:30 (102′) – CULTURGEST, AUDITÓRIO EMÍLIO RUI VILAR • C.327

Estamos No Ar
de Diogo Costa Amarante

Fátima diz que não sente nada, mas sonha com o polícia que se mudou recentemente para o apartamento ao lado. Vítor, o filho, usa secretamente a farda do vizinho na expectativa de que o rapaz que conheceu online sinta alguma coisa por ele. Júlia, a avó, quer fugir do lar, mas sente-se cansada de andar às voltas para não ir a lado nenhum. Uma espiral de insónias e ilusões noturnas leva a mal-entendidos e relações impossíveis, todos em busca de um pouco de ar.

Sessões:
24 MAIO, SEXTA-FEIRA, 21:30 (92′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA MANOEL DE OLIVEIRA • C.348
26 MAIO, DOMINGO, 21:45 (92′) – CINEMA IDEAL • C.351

O Melhor dos Mundos
de Rita Nunes

Lisboa, 2027. Marta e Miguel fazem parte de um grupo de cientistas e são um casal na vida privada. Os dois vêem-se frequentemente em pólos opostos no que diz respeito a questões científicas. Este conflito será posto à prova numa noite decisiva em que dados analisados por Marta apontam para uma probabilidade muito alta de um enorme sismo poder atingir Lisboa. Os cientistas ficam indecisos sobre alertar a população para a possível tragédia iminente.

Sessões:
30 MAIO, QUINTA-FEIRA, 21:30 (90′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA MANOEL DE OLIVEIRA • C.764
01 JUNHO, SÁBADO, 21:45 (90′) – CINEMA IDEAL • C.766

LIL NAS X: Long Live Montero
de Carlos López Estrada e Zac Manuel

Lil Nas X (Montero Lamar Hill) chegou ao estrelato com “Old Town Road”, um single que mistura rap e country e que esteve no topo da Billboard, nos Estados Unidos, durante 19 semanas. A isso, segui-se a sua honestidade pública em relação à sua homossexualidade, inúmeros prémios e um estatuto enquanto figura da comunidade LGBTQI+. Neste documentário fala na primeira pessoa sobre o seu percurso, sucesso e momento atual — sendo uma crónica da tour de 2022.

Sessões:
28 MAIO, TERÇA-FEIRA, 21:30 (95′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA MANOEL DE OLIVEIRA • C.519
31 MAIO, SEXTA-FEIRA, 14:15 (95′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA 3 • C.9806

We Are Fugazi From Washington, DC
de Joseph Pattisall, Joe Gross e Jeff Krulik

Os Fugazi são uma banda do pós-hardcore dos Estados Unidos, com uma consciência política e social particular — e uma influência que reverberou no futuro da música punk e alternativa. Sempre com uma ética de “do it yourself”, nunca quiseram sair da indústria independente para as grandes editoras de música. Este documentário é uma prova desse ethos, sendo composto por raras imagens de arquivo captadas por fãs nos inúmeros concertos da banda. 

Sessões:
25 MAIO, SÁBADO, 21:45 (96′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA 3 • C.776
29 MAIO, QUARTA-FEIRA, 19:30 (96′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA 3 • C.778

All of Us Strangers
de Andrew Haigh

Um filme que junta dois actores adorados pela Internet, Andrew Scott (SherlockFleabag) e Paul Mescal (Normal PeopleAftersun). Scott é Adam, um argumentista solitário que vive em Londres, e se apaixona pelo enigmático vizinho, o Harry de Mescal. Quando visita a sua casa de infância (para se inspirar para um próximo projecto), descobre que há uma versão fantasmagórica dos pais (Claire Foy e Jamie Bell) que se mantém ali. 

Sessões:
26 MAIO, DOMINGO, 21:30 (105′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA MANOEL DE OLIVEIRA • C.123

Cosmic Miniatures
de Alexander Kluge

Alexander Kluge, uma figura emblemática do Novo Cinema Alemão vanguardista, pega agora na ferramenta da Inteligência Artificial. O jogo de esticar as possibilidades criativas deste divisivo sistema leva-nos ao espaço onde a cadelinha especial Laika teria dado origem a uma poderosa espécie de cães de batalha intergalácticos. Entre outras considerações extraordinárias.

Sessões:
24 MAIO, SEXTA-FEIRA, 19:15 (94′) – CULTURGEST, PEQUENO AUDITÓRIO • C.261
30 MAIO, QUINTA-FEIRA, 19:15 (94′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA 3 • C.264

La Bête
de Bertrand Bonello

O romance e a distopia andam muitas vezes de mãos dadas. Léa Seydoux é Gabrielle, uma mulher que vive numa sociedade futurista que abomina emoções que exaltem os seres humanos. Para o efeito, um processo de purificação do ADN leva o indivíduo a viajar por todas as suas vidas anteriores, separando-se de todas as coisas que a afectaram. Nessas viagens, surge Louis (George MacKay), num encontro que põe em causa todo o processo.

Sessões:
23 MAIO, QUINTA-FEIRA, 21:30 (146′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA 3 • C.396
31 MAIO, SEXTA-FEIRA, 21:15 (146′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA 3 • C.399

Cobweb
de Kim Jee-Woon

Cobweb é dramático, hilariante, assustador e campy. É a história de um realizador que sente a necessidade de mudar o final do seu filme. Consumido por críticas de falta de originalidade, decide que este último filme tem de ser a sua obra-prima. A equipa é obrigada a voltar, incluindo os actores, e a tentativa de salvar o filme é feita com constrangimentos de tempo, voltas aos responsáveis pela censura e toda a espécie de peripécias. 

Sessões:
31 MAIO, SEXTA-FEIRA, 23:00 (435′) – CINEMA IDEAL • C.666 | Maratona Boca do Inferno
02 JUNHO, DOMINGO, 21:30 (135′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA MANOEL DE OLIVEIRA • C.189

Late Night With The Devil
de Cameron Cairnes e Colin Cairnes

Late Night with the Devil gira em torno de uma performance marcante de David Dastmalchian (frequente colaborador de James Gunn) enquanto apresentador do talk show Night Owls with Jack Delroy. O filme apresenta-se nos moldes dos clássicos de found footage vintage: uma gravação perdida de um episódio de Halloween de 1977, onde as entrevistadas são uma parapsicóloga e uma rapariga que aparenta ser a única sobrevivente de um suicídio em massa de uma igreja satânica. 

Sessões:
23 MAIO, QUINTA-FEIRA, 21:45 (93′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA MANOEL DE OLIVEIRA • C.507
31 MAIO, SEXTA-FEIRA, 23:00 (435′) – CINEMA IDEAL • C.666 | Maratona Boca do Inferno

L’Empire
de Bruno Dumont

Bruno Dumont pega numa premissa incrivelmente operática — uma invasão do nosso planeta por forças interestelares que se representam enquanto, fundamentalmente, o Bem e o Mal —, ao mesmo tempo que a situa num local absolutamente corriqueiro: uma localidade balnear francesa onde nada de fora do comum poderia acontecer. Há espaço para sabres luz, explosões e amor proibidos e uma visão tão satírica quão divertida do apocalipse. 

Sessões:
01 JUNHO, SÁBADO, 19:00 (111′) – CINEMA SÃO JORGE, SALA 3 • C.516

Rotting In The Sun
de Sebastían Silva

Um filme totalmente sarcástico que nem por isso deixa de ter momentos incrivelmente comoventes. Contado em modo reminiscente do mockumentary, sem o ser, Rotting in the Sun começa por ser sobre um realizador com ideações suicidas, uma tendência para a tomada de ketamina e um encontro que pode ser tanto amoroso como carreirístico com a personalidade do instagram Jordan Firstman. Mas tudo dá uma volta e a culpa é de um sofá. 

Sessões:
30 MAIO, QUINTA-FEIRA, 22:00 (111′) – CULTURGEST, AUDITÓRIO EMÍLIO RUI VILAR • C.724
31 MAIO, SEXTA-FEIRA, 23:00 (435′) – CINEMA IDEAL • C.666 | Maratona Boca do Inferno

The Royal Hotel
de Kitty Green

Duas amigas escapam aos seus problemas partindo num cruzeiro-em-festa. Quando desembarcam na Austrália, a falta de fundos para conseguirem continuar viagem leva à necessidade de um trabalho temporário. Desembocam ambas numa aldeia, no meio do nada, uma sociedade pequena composta por homens mineiros, aborrecidos e dedicados ao álcool. Elas ficam umas semanas, a servir ao bar. A tensão cresce entre as forasteiras e os locais. 

Sessões:
01 JUNHO, SÁBADO, 22:30 (90′) – CULTURGEST, AUDITÓRIO EMÍLIO RUI VILAR • C.756

A 21.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema irá decorrer entre os dias 23 de Maio e 02 de Junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights