BD: Ator brasileiro Felipe Folgosi distribui em Portugal a sua primeira graphic novel
“Aurora”, é um Livro de banda desenhada com guião do ator Felipe Folgosi é um thriller de ficção científica protagonizado por um pescador português.
[ad#cabecalho]
Já está nas livrarias portuguesas a banda desenhada que marca a estreia do ator brasileiro Felipe Folgosi na criação de guiões para banda desenhada. Conhecido nos ecrãs nacionais pelas suas prestações em telenovelas e filmes, Folgosi estudou também guionismo na Universidade da Califórnia, e elaborou um guião que tem como protagonista um pescador português emigrado em Massachussets.
“Aurora” é um thriller de ficção científica que conta a história de Rafael, pescador que presencia um fenómeno natural nunca antes visto. Essa experiência transforma-o num ser maior do que um simples humano, um herói moldado pela evolução natural que acaba por ser perseguido pelo governo americano devido aos seus poderes. “É a história clássica de um homem comum que se encontra numa situação extraordinária e acaba por se descobrir herói”, conta Felipe, que se uniu ao Instituto dos Quadrinhos para concretizar este projeto no Brasil.
Felipe desenvolve uma história de ação surpreendente que mistura fatos científicos e questões filosóficas.
“Como fã do género, penso que as melhores histórias partem de premissas reais combinadas de forma inusitada e levadas às últimas consequências, então pesquisei muito para que cada termo científico usado, cada dado técnico citado gerasse uma sensação de verosimilhança no leitor”, explica o autor que levou dez anos entre a ideia original e seu lançamento, período dedicado à pesquisa exigida pelo projeto: “a pesquisa foi extensa, detalhada, começando com os locais onde se passa a história, dados sobre astronomia e astrofísica, sobre partículas cósmicas, precessão dos equinócios, neandertais versus homo sapiens, aceleradores de partículas, agências de pesquisa militar, maçonaria e por aí vai”.
Formado em cinema, na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo, e com uma especialização em guionismo na Universidade da Califónia, em Los Angeles, Estados Unidos da América, Felipe Folgosi desenvolveu inicialmente o guião de “Aurora” para o cinema, mas acabou por adaptar a trama a uma história em banda desenhada, ao perceber o seu enorme potencial gráfico.
“Consegui juntar elementos suficientes para criar uma história plausível partindo de uma premissa fantástica, misturando astronomia, medicina, evolucionismo com uma boa dose de sociedades secretas e teorias da conspiração”.
Fã de banda desenhada, Felipe conta que a inspiração de “Aurora” vem tanto do universo da BD quanto da ciência.
“Além de gostar da cultura pop, gosto muito de ciência e, apesar de leigo, leio frequentemente sobre o assunto, mas no final penso que meu grande interesse é sobre o ser humano e sua relação com o universo, sobre a construção da realidade e da possibilidade da existência e manifestação de uma metafísica ou Deus”.
Com desenhos de Leno Carvalho, edição de Klebs Junior e arte-final de Nelson Pereira, este projeto foi publicado pelo Instituto dos Quadrinhos, um polo de criação de banda desenhada, animação e ilustração, fundado por Klebs Junior em 1999, e para além de apoios privados, foi alvo de uma bem sucedida campanha de crowdfunding.
A obra foi nomeada para três prémios HQMix (Roteiro, Novos Talentos e Publicação de Aventura, Terror e Fantasia), e já está na calha uma nova criação intitulada “Comunhão”, igualmente co-financiada pelo público.
O livro está disponível em livrarias e pontos de venda em Portugal pelo P.V.P de 12,90 €
FELIPE FOLGOSI
Formou-se em cinema na FAAP e frequentou uma especialização na UCLA durante dois anos, com ênfase em Guião. Desde 2000 tem colaborado em vários órgãos de comunicação social, como o Jornal da Tarde e a revista da Avianca, escrevendo sobre cinema. Em 2001 ganhou o Concurso Nacional de Dramaturgia promovido pelo Ministério da Cultura com a peça “Um Outro Dia”.
Começou a fazer teatro aos 15 anos e estreou-se aos 17 anos na televisão com a minissérie “Sex Appeal”, na Rede Globo, em 1993. Em seguida fez a novela “Olho no Olho”, onde era o protagonista Alef. Integrou ainda o elenco de “Explode Coração”, “Corpo Dourado”, “Vidas Cruzadas”, “Jamais te Esquecerei”, “Começar de Novo”, “Os Ricos Também Choram”, “Prova de Amor” e da trilogia “Os Mutantes”, na Rede Record.
Como apresentador, destaque para o programa “Tá Ligado” da Fundação Roberto Marinho;; “Acredite Se Quiser” na Band. Mais recentemente participou na longa-metragem “A Grande Vitória” com Caio Castro e Sabrina Sato, na série “Politicamente Incorreto” com Danilo Gentilli, na FOX, e na novela “Chiquititas” do SBT. Felipe acabou de participar da novela “A Terra Prometida” na Rede Record e atualmente está gravando o seriado “171-Negócio de Família” para o Universal Channel. No teatro fez mais de dez peças, entre elas “Gato Vira-Lata”, de Juca de Oliveira.
“Mais do mesmo?” (Outcast Série Vs. BD)!
Subscreve o nosso canal de youtube:
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.