Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Exposição na Biblioteca Nacional comemora um século de revistas de BD em Portugal

Até 29 de Março poderão visitar a exposição na Biblioteca Nacional que comemora um século de revistas de banda desenhada em Portugal.

Essa exposição é fruto de uma colaboração entre a Biblioteca Nacional de Portugal e o Clube Português de Banda Desenhada. Inicialmente planeada em 2019 para ter a sua inauguração em outubro de 2021, coincidindo com o centenário do lançamento do primeiro número do ABC-zinho, teve seu cronograma alterado devido à pandemia de Covid-19.

Capa do n.º 1 do ABC-zinho
Capa do n.º 1 do ABC-zinho, in bnportugal.gov.pt

No contexto da banda desenhada, as revistas representam periódicos que geralmente apresentam histórias em quadradinhos sequenciais, contos, atividades e uma secção de interação com os leitores, às vezes incluindo colaborações destes últimos. Esse formato foi estabelecido pela primeira revista desse tipo em Portugal, o ABC-zinho, dirigido por Cottinelli Telmo, cujo primeiro número foi lançado em 15 de outubro de 1921. Esta revista foi uma realização notável desse extraordinário homem.

A exposição traça a história das principais revistas desse género publicadas em Portugal desde a década de 1920 até os anos 1980. Ela começa com uma introdução dedicada a Stuart Carvalhais e seus personagens Quim e Manecas, as primeiros personagens recorrentes das BD portuguesas. Em seguida, aborda a crescente importância da colaboração de Cottinelli Telmo no ABC e no ABC a Rir, culminando no lançamento do ABC-zinho, cujo nome foi sugerido por Stuart, que também foi um colaborador ativo nos primeiros anos da revista.

Abc-Zinho
Abc-Zinho Nº 1 (2ª serie -5º ano) de 4-1-1926. foto: Leiloeira Serralves

A partir desse ponto, a exposição apresenta a história de mais de 30 títulos, representando o desenvolvimento da banda desenhada em Portugal até os anos 1980. Ela exibe aproximadamente 500 revistas, incluindo originais de capas, páginas de histórias e ilustrações produzidas pelos artistas para as publicações, além de brindes separados, livros e outros produtos comerciais relacionados a algumas revistas.

O acervo também inclui cartazes e outros materiais relacionados a essas publicações.

EXPOSIÇÃO | 7 nov. ’23 – 29 mar. ’24 | Galeria – Piso 1 | Entrada livre

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Biblioteca Nacional Portuguesa

Artigo baseado no texto de João Manuel Mimoso, para o site https://www.bnportugal.gov.pt/

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights