Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Evangelion 1.0

Evangelion 1.0O novo filme “Evangelion 1.0 – You Are (not) Alone” deste franshise de sucesso terá a sua estreia em Portugla no dia 1 de Outubro, no cinema Alvalade Classic em Lisboa, e em exclusivo. O filme seguirá para a casa da Animação do Porto onde fará o seu precurso comercial no Porto.
 

Era 1995…
… e o estúdio de animação Gainax preparava uma série de animação que iria ser o franchise mais popular da história da animação japonesa: Neon Genesis Evangelion.
Enquanto a série estava a ser desenvolvida com o realizador Hideaki Anno e com desenho de personagens de Yoshiyuki Sadamoto, este desenvolveu uma manga que seria editado em Fevereiro de 2007 de forma a desenvolver o interesse pela série.
O sucesso não se fez esperar. Neon Genesis Evangelion ganhou uma legião de fãs e levantou grande controvérsia por se destacar em estilo e temática dos animes em produção na época. A série estreou em Outubro de 1995 com 26 episódios e ganhou o grande prémio da animação japonesa (Anime) da Animage.
A década seguinte marcou um dos fenómenos mais singulares. A fama dos personagens desta série gerou uma onda contínua de merchandise que continuou a esgotar sucessivamente, independentemente do facto de se estar cada vez mais longe do lançamento original. Rei, Shinji e Asuka mantiveram tão populares em 1995 quanto na altura da estreia da série.
E nos nossos dias…
Em 2006, a notícia do inicio de produção do primeiro filme do projecto Rebuild of Evangelion deixou todos os meios de comunicação, blogs e fóruns da especialidade em polvorosa. O regresso de Gainax a Evangelion prometia um grande sucesso nos cinemas japoneses. Em 2007 estreava o primeiro de quatro filmes a fazer a reencarnação de todo o universo de Anno: Evangelion 1.0: you are (not) alone.

O Filme
Durante o cataclismo global conhecido como “Segundo Impacto”, metade da população do mundo morreu. A população restante desconhece as verdadeiras causas deste cataclismo e cabe a quem sabe da verdade carregar com este fardo.
Um dia, um rapaz de 14 anos chamado Shinji Ikari chega a Tóquio-3 para visitar o seu pai. Nesse momento dá-se o ataque de um dos “Anjos” à cidade. O exército tenta pará-lo, mas sem sucesso. Shinji vê-se de repente no meio da batalha, mas é resgatado por Misato Katsuragi. Ela leva-o para o interior da agência “Nerv”, onde o seu pai é o comandante.
As verdadeiras razões para a presença de Shinji começam-se a revelar quando o rapaz é obrigado a pilotar o gigantesco Evangelion. A cada passo dado, mais factos permanecem escondidos nas sombras. Shinji não é o único piloto destes gigantes. O que são os Anjos? E os gigantes Evangelion? Que segredos envolvem NERV?
Evangelion 1.0 marca o regresso de Hideaki Anno ao universo que criou em 1995, recriando a história em quatro filmes, sendo este o primeiro da saga.

Evangelion 1.0

AUTORES
Hideaki Anno
Graduado da Universidade de Osaka, Hideaki Anno começou a sua carreira como animador da série Cho Jiku Yosai Makurosu, mas o seu talento viria a ser reconhecido ao trabalhar com Hayao Miyazaki em Kaze no Tani no Naushika. Anno impressionou Miyazaki, e este elogiou-o enormemente.
Saído desta experiência, Anno tornou-se um dos fundadores da Gainax, e o principal realizador de animação deste estúdio. Entre 1995 e 1996 realiza Neon Genesis Evangelion, após uma paragem de quatro anos. Em 1997 realiza uma grande parte de Kareshi Kanojo no Jijo e volta a trabalhar para Hayao Miyazaki em várias curtas-metragens para o museu Ghibli. Em 2006 regressa à sua grande obra com o remake cinematográfico de Neon Genesis Evangelion. Anno é também um reconhecido realizador de life-action. O seu segundo filme Shiki-Jitsu mereceu-lhe o prémio de “Melhor Contribuição Artística” no Festival Internacional de Cinema de Tóquio.
Yoshiyuki Sadamoto
Um dos fundadores do estúdio de animação Gainax. É o criador
do desenho de personagens de Neon Genesis Evangelion, e o responsável pelos mesmos no remake cinematográfico da série Evangelion 1.0.
Animador, mangaka e ilustrador, foi o autor do manga de Neon Genesis Evangelion e o desenhador dos personagens das séries FLCL, hack/Sign, Diebusters e do multi-premiado Toki o Kakeru Shojo. A série de livros Groundworks dedicou algumas edições ao trabalho de Sadamotoa. As suas ilustrações também foram compiladas em dois volumes, Die Stern e Der Mond.