Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Estilista Luís Buchinho ilustra novela gráfica “Sal”

A convite da Fundação Cecília Zino, o reconhecido estilista português, Luís Buchinho, ilustrou a novela gráfica “Sal”, com argumento original de João Andrade.

A obra pretende alertar para a importância das equipas de intervenção na segurança de jovens em situações de risco.

Sal

Com o lançamento de SAL, o designer de moda portuense mostrou ao público uma faceta até agora desconhecida. Saiu da sua zona de conforto – tudo por uma boa causa – pois na compra de cada exemplar, 2€ revertem precisamente para a construção de uma nova casa de acolhimento no Funchal.

A Sal tem 14 anos e vive com os pais na Ilha da Madeira. O ambiente familiar negligente e desfavorável à jovem, é analisado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. O tribunal decide retirá-la para uma casa de acolhimento temporário para ter mais tempo para analisar este caso que lhe parece ter mais segredos… Sal inicia, nesta nova casa, um longo e doloroso processo de crescimento pessoal.

Sal

Para dar vida às personagens, Luis Buchinho revela ter passado por um processo de aprendizagem, entre pesquisa e aulas de desenho. “Redescobri o meu entusiasmo juvenil pela magia de manusear um livro. O apreciar dos desenhos, o cheiro, a descoberta da narrativa… e também a tomada de consciência que tinha muito que aprender e praticar”, conta.

Este projeto demorou 3 anos a ser preparado, mas já se encontra disponível em livrarias selecionadas, deste 30 de Janeiro.

Sal

Sediada na ilha da Madeira desde 1961, a Fundação Cecília Zino foi instituída para cumprir a vontade de Cecília Rose Zino de criar um Hospital Pediátrico dedicado às crianças pobres da região. Com o apoio de uma congregação religiosa desempenhou um importantíssimo papel no tratamento do último surto de poliomielite detectado em Portugal, de Março a Julho de 1972. O antigo hospital foi transformado na Casa de Acolhimento Residencial, um centro de protecção e assistência a crianças e jovens necessitados. Entretanto, foi também criado, em 2018, o Centro para o Desenvolvimento Humano, um espaço onde a intervenção social co-habita com projectos de âmbito cultural.

Sal - Capa

Sal
Texto: João Andrade
Ilustração: Luis Buchinho
Editor: Fundação Cecilia Zino
ISBN: 9789893339862
Dimensões: 20 x 26 cm
Nº Páginas: 192
Formato: Capa Dura, Cores
PVP: 24,50€

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *