Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Estes são os Destaques de Programação do Amadora BD 2025

De 23 de outubro a 2 de novembro, o Amadora BD 2025 regressa com 13 exposições distribuídas por vários espaços da cidade e mais de 20 autores internacionais confirmados. Entre os nomes em destaque estão Fábio Moon & Gabriel Bá, Kevin Maguire, Ivan Reis, Marco Santucci, Maria Laura Sanapo, Cyrielle Evrard, Bea Lema, Rodrigo Terrasa e Zeina Abirached, entre outros.

Este ano, o festival apresenta uma programação diversificada que celebra os grandes clássicos da banda desenhada, homenageia autores consagrados e acolhe novas vozes do panorama internacional.

Amadora BD 2025

Exposições em Destaque

The Spirit – 85 Anos a Quebrar Convenções

The Spirit

A exposição celebra o legado de Will Eisner, um dos maiores pioneiros da banda desenhada norte-americana. Criador de The Spirit, Eisner revolucionou a narrativa gráfica com uma mistura de noir, mistério e ação, explorando a psicologia das suas personagens e o potencial artístico dos comics.
A mostra reúne pranchas originais e material histórico que ilustram a evolução do autor e o impacto da sua obra, desde The Spirit até aos romances gráficos O Contrato com Deus e Avenida Dropsie.

65 Anos da Liga da Justiça

65 Anos da Liga da Justiça

Em 1960, a Liga da Justiça surgiu na revista Brave and the Bold #28, reunindo alguns dos maiores heróis da DC Comics: Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Aquaman e Caçador de Marte.

Esta exposição revisita o percurso da equipa através das décadas e conta com a presença de ilustradores como Kevin Maguire, Ivan Reis, Marco Santucci, Maria Laura Sanapo e Miguel Mendonça, que acompanham a mostra dedicada aos 65 anos desta icónica aliança de super-heróis.

PEANUTS: 75 Anos a Fazer Amigos e a Conquistar Gerações

PEANUTS: 75 Anos a Fazer Amigos e a Conquistar Gerações

Criados por Charles M. Schulz em 1950, os Peanuts tornaram-se uma referência incontornável da cultura popular. A exposição revisita sete décadas de Charlie Brown, Snoopy e companhia, celebrando o humor e a ternura que marcaram gerações.
Com mais de 18 mil tiras desenhadas, Schulz deixou um legado intemporal sobre amizade, perseverança e empatia.

40 Anos de Louroverso – Traços de uma Vida

luis louro

A retrospetiva celebra quatro décadas de carreira de Luís Louro, um dos nomes mais importantes da banda desenhada portuguesa. A exposição reúne pranchas originais, esboços e capas das suas principais séries — Jim del Monaco, O Corvo, Alice e Os Filhos de Baba Yaga — num percurso que ilustra a versatilidade e imaginação do autor.

O Corpo de Cristo, de Bea Lema

Corpo de Cristo

Inspirada em memórias familiares, esta poderosa narrativa visual é uma homenagem à relação entre mãe e filha e uma reflexão sobre fé, trauma e amor. Através de bordados artesanais e um estilo gráfico singular, Bea Lema retrata uma Espanha marcada pelo patriarcado e pela religião, mas também pela resistência e pelo afeto.

Kahlil Gibran e o Líbano, por Zeina Abirached

A Dança das Andorinhas

Esta exposição acolhe algumas das suas obras mais marcantes- A Dança das Andorinhas: Morrer, Partir, Regressar editada pela Levoir em 2016, Ovelha editada pela Levoir em 2024 – e O Profeta, a mais recente adaptação gráfica do clássico libanês de Khalil Gibran ilustrada por Zeina Abirached. O Profeta é alma poética: reúne ensaios sobre amor, amizade, morte, liberdade, trabalho, beleza, dor… temas centrais à condição humana, expressos numa prosa que, nesta versão gráfica, encontra eco visual na luz, sombra e no traço íntimo de Abirached.

A mostra reflete sobre a identidade, a memória e o regresso, combinando arte, filosofia e emoção através do traço delicado e poético de Abirached.

Radium Girls, de Cyrielle Evrard (Cy)

Radium Girls

Baseado em factos reais, Radium Girls transporta-nos para a América de 1918, quando um grupo de mulheres operárias descobriu que o trabalho que as fazia brilhar no escuro também as estava a matar.
A exposição relembra uma história de injustiça, coragem e luta pelos direitos laborais e pela verdade, numa das obras mais premiadas da autora francesa.

O Abismo do Esquecimento, de Paco Roca e Rodrigo Terrasa

O Abismo do Esquecimento

Através da história real de José Celda, fuzilado durante o franquismo, Paco Roca e Rodrigo Terrasa abordam a memória histórica de Espanha e a dor de quem procura justiça.
A mostra reúne originais da obra e destaca o trabalho de Roca, um dos mais reconhecidos autores de BD europeia, premiado com vários Prémios Goya.

A Vida a Quatro Mãos – Fábio Moon e Gabriel Bá

A Vida a Quatro Mãos – Fábio Moon e Gabriel Bá

Esta exposição retrospectiva percorre a carreira dos irmãos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, autores de obras premiadas internacionalmente e conhecidos pela sensibilidade das suas histórias e pela inovação gráfica.

Zés Há Muitos: BDs Não Faltam!

Zés Há Muitos: BDs Não Faltam!

Homenagem aos 150 anos de Zé Povinho, personagem criada por Rafael Bordalo Pinheiro, símbolo da identidade e crítica social portuguesa. A exposição apresenta novas interpretações da figura por artistas contemporâneos, evocando temas como liberdade, igualdade e humor.

Alice Geirinhas: Sexus Sequior

Alice Geirinhas: Sexus Sequior

A artista portuguesa Alice Geirinhas apresenta uma mostra dedicada à representação do feminino e à desconstrução da visão patriarcal da história da arte. Através do desenho, pintura e ilustração, reflete sobre o papel da mulher e a construção da identidade de género.

Diniz Conefrey: Planta Circular

Diniz Conefrey: Planta Circular

Com uma abordagem experimental e poética, Diniz Conefrey desafia os limites da narrativa gráfica. A exposição reúne trabalhos que exploram o tempo, o corpo e o silêncio, e inclui obras pertencentes ao acervo da Bedeteca da Amadora.

Amor, de Filipa Beleza

amor

A jovem autora apresenta seis histórias curtas sobre o amor nas suas múltiplas formas — romântico, familiar e até herdado. Uma reflexão sensível e humorada sobre o poder das emoções humanas.

Informações do Festival

O Amadora BD 2025 decorre de 23 de outubro a 2 de novembro, com exposições no Parque da Liberdade, Galeria Municipal Artur Bual e Bedeteca da Amadora.

O evento contará com sessões de autógrafos alargadas, uma nova Hora da BD com descontos especiais e uma programação temática de Halloween no dia 31 de outubro.

Horário:
Segunda a quinta: 10h – 20h
Sexta, sábado e domingo: 10h – 21h

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights