Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Espaço Talante recebe exposição do renomado cartunista Miguel Paiva

Criador de personagens icónicos no Brasil como “Radical Chic” e “Gatão de Meia Idade”, Miguel Paiva traz a Portugal mostra sobre política e ascensão da extrema direita.

“Fim do pesadelo”, essa é a definição do cartunista Miguel Paiva sobre os quatro anos de governo Bolsonaro no Brasil. E são as charges desse período que o renomado artista traz  para Portugal. As obras fazem parte da coleção “O Brasil Redesenhado”, a ser exibida no Espaço Talante, na LX Factory, a partir de 1 de junho. A entrada é livre.


O BRASIL REDESENHADO - MIGUEL PAIVA  

“É uma pequena amostra do que fiz neste período tão difícil. Publico minhas charges no ‘Brasil 247’, que é um jornal online de grande penetração. A ideia é justamente contar através dos cartuns essa história”, explica Paiva que completa:

“Estou para lançar um livro de charges deste período chamado ‘Diário do Inferno’. A volta de Lula tenta resgatar o país do período de barbárie que vivemos. Só poder voltar a respirar democracia e política como ela deve ser, já é uma grande conquista”.

Aos 73 anos, Miguel Paiva tem uma longa carreira no Brasil com personagens históricos como Radical Chic (que virou programa da TV Globo, estrelado por Andréa Beltrão), Gatão de Meia Idade (que ganhou um filme protagonizado por Alexandre Borges) e Chiquinha, entre outros. No Espaço Talante, Paiva vai mostrar a parte política, também muito marcante no seu trabalho. 


O BRASIL REDESENHADO - MIGUEL PAIVA

“O cartoon sempre foi a maneira subversiva de narrar a verdade dos fatos. O cartoon mostra o avesso das coisas e tem a capacidade de descobrir desvios para revelar os fatos. Por isso incomoda tanto os autoritários”, afirma o artista.

Portugal tem um espaço especial na vida de Miguel Paiva, que vem ao país todos os anos. Fã dos cartuns portugueses, Paiva destaca dois profissionais com quem tem o desejo de trabalhar.


O BRASIL REDESENHADO - MIGUEL PAIVA

“Conheço e gosto muito do cartunista António e da Cristina Sampaio. Adoraria fazer alguma coisa com eles. Vou todos os anos a Portugal, às vezes até duas vezes ao ano. Minha esposa, Ângela Vieira, é uma atriz muito conhecida em Portugal, tem cidadania. Temos muitos amigos e uma ligação emocional forte com o país”, conta.

O BRASIL REDESENHADO – MIGUEL PAIVA

Inauguração: 1 de junho, 18h30
Encerramento: 5 de agosto
Local: Espaço Talante – Ler Devagar – LX Factory
Morada: Rua Rodrigues Faria, 103, ed. G 0.3 / 1300-501
Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 14h às 18h30
Entrada Livre

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights