Édipo, 2º volume da colecção ‘A Sabedoria dos Mitos’

A Gradiva continua a lançar banda desenhada com uma frequência assinalável e este mês traz-nos o segundo volume da colecção ‘A Sabedoria dos Mitos’: Édipo, de Luc Ferry, Clotilde Bruneau e Diego Oddi.

ÉDIPO. Para evitar a queda de Tebas anunciada pelos deuses, o rei Laio e a sua mulher Jocasta não têm escolha que não seja abandonar o filho recém-nascido no monte Citéron, expondo-o a uma morte certa. Contra todas as expectativas, o pequeno Édipo é salvo e acolhido pelo rei de Corinto. Criado como um príncipe, cresce sem saber o segredo trágico das suas origens. Mas, um dia, um bêbedo insulta-o e afirma que ele é uma criança adoptada. O jovem decide então tirar tudo a limpo. Para isso, consulta o oráculo de Delfos e este revela-lhe um destino terrível: Édipo matará o pai e desposará a mãe. Fugindo para evitar que a profecia se cumpra, não vai senão precipitar a sua funesta realização…

(clica nas imagens para ampliar)

Epopeias espectaculares, deuses todo‑poderosos, bestiário formidável, heróis extraordinários… A mitologia grega é uma fonte inesgotável de aventuras maravilhosas e apaixonantes, que nos dá também lições de sabedoria de profundidade incomparável. É, aliás, por isso que é ensinada no mundo inteiro e figura ainda nos programas escolares. Agora, pela primeira vez, é possível travar conhecimento com as grandes narrativas gregas num conjunto de bandas desenhadas que respeitam escrupulosamente os textos fundadores originais, enriquecidas por dossiers complementares que analisam o significado filosófico e a herança cultural de cada mito.

Édipo
Luc Ferry, Clotilde Bruneau, Diego Oddi
Colecção A Sabedoria dos Mitos
Gradiva
Páginas 56
Capa dura
Dimensões 23,3×31,3
PVP: €16,50
Compra aqui com 10% de desconto e portes grátis!

  Edições Marvel da Panini Julho 2020

Os Autores:

Luc Ferry

Luc Ferry é um autor de referência sobre a mitologia grega, com várias obras publicadas acerca do tema. Nascido em Colombes em 1951, Luc Ferry é um filósofo e político francês. Foi Ministro da Educação em dois governos sucessivos. É autor de muitas obras filosóficas, incluindo Le Nouvel ordre écologique (Prémio Médicis de ensaios e Jean-Jacques Rousseau em 1992). Entre outros temas, dedica-se ao estudo das ligações entre a filosofia e a mitologia grega, no qual se enquadra Prometeu e a Caixa de Pandora.

Clotilde Bruneau

Nascida em Paris em 1987, Clotilde Bruneau revelou, desde cedo, uma intensa paixão por arte e literatura. Com formação em artes gráficas, começou a estudar cinema e trabalhou como cenógrafa e decoradora sem nunca esquecer a escrita. Colaborou com a série The Little Prince e ls ont fait l’histoire. Actualmente trabalha na colecção A Sabedoria dos Mitos da Glénat e nalguns outros projectos da editora.

 

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *