Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Divididos: retrato intímo de lendário alpinista em estreia

Podia chamar-se “O Meu Pai, a visão intimista sobre o lendário alpinista Alex Lowe.
Divididos, da National Geographic Documentary Films, estreia no Disney+ a 4 de fevereiro de 2022.

Mas antes da chegada à plataforma de streaming, os espectadores portugueses têm a oportunidade de assistir a este emocionante documentário no grande ecrã, em sessões únicas. Os UCI Cinemas em Lisboa e em Vila Nova de Gaia exibem “Divididos” na sexta-feira 28 de janeiro pelas 21h30.

Alex Lowe e Conrad Anker em Território Antártico Australiano.

Alex Lowe perdeu tragicamente a vida a 5 de outubro de 1999, juntamente com o seu operador de imagem David Bridges, colega alpinista, numa avalanche nas encostas da montanha tibetana Shishapangma.
Conrad Anker, reconhecido alpinista, e parceiro de escalada e melhor amigo de Alex, conseguiu sobreviver milagrosamente ao acidente. Após o fatídico acontecimento, ele e Jennifer, a viúva de Alex, apaixonaram-se e casaram-se. Desde então, Anker ajudou a criar os três filhos de Alex.
Os corpos de Lowe e Bridges apenas foram descobertos em 2016, 17 anos após o trágico acidente; a família de Lowe viajou para as remotas montanhas dos Himalaias para recuperar os restos mortais.

No poderoso e profundamente comovente documentário  Divididos, o realizador Max Lowe examina os sentimentos que pensava estarem enterrados e que a descoberta desenterrou.
Com as imagens de arquivo das aventuras fascinantes do seu pai Alex, revelando filmes caseiros e entrevistas emocionantes com Jennifer, Sam, Isaac e Conrad, Lowe desafia mitos familiares de longa data e questiona as suas próprias crenças enquanto cria um exame perspicaz da paternidade, amor, perda e resiliência contra o mundo de alto risco do alpinismo profissional.

O filme, considerado um “presente cinematográfico” pelo portal de referência RogerEbert.com, captura a intensa jornada pessoal dos Lowe-Ankers através do amor e da perda através do olhar do filho mais velho, Max.

Coloquei tudo de mim em Divididos” disse o realizador Max Lowe. “Um filme verdadeiramente único na minha carreira ao detalhar o exercício de abertura do coração da minha própria família na vulnerabilidade em torno do nosso trauma, redenção e amor. Eu não poderia estar mais honrado e emocionado por poder compartilhar a nossa história com o mundo num dos maiores palcos com o lançamento a acontecer no Disney+.”

Divididos é realizado pelo cineasta estreante Max Lowe com Chris Murphy como produtor. Na produção está ainda o premiado por duas vezes nos Oscars Simon Chinn (“Man on Wire“, “Searching for Sugar Man“) e nomeado ao Oscar Jonathan Chinn (“Black Sheep,” “LA 92”).
Divididos teve estreia mundial no Telluride Film Festival 2021 e ganhou o prémio de Melhor Longa-Metragem no BANFF Mountain Film Festival.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.