Cinema: Análise – A Idade da Pedra (2018)

Nick Park está de volta com A Idade da Pedra. Um filme de animação stop-motion que irá animar toda a família… ou será que não?!

A idade da pedraO realizador e escritor de clássicos como A Fuga das Galinhas (2000) e Wallace and Gormit está de volta com A Idade da Pedra (Early Man, em inglês). Um filme de animação realizado em stop-motion e possivelmente a maior produção de sempre desta produtora. Nick Park começou a escrever o guião em 2010, em conjunto com Mark Burton, que depois afastou-se do projeto para realizar A Ovelha Choné (2015). Park começou a gravar A Idade da Pedra em 2016, demonstrando assim o trabalho intenso necessário para criar uma obra destas.

A Idade da Pedra conta a história de Dug (Eddy Redmayne) e a sua tribo,  nomeadamente homens das cavernas tal como o título do filme sugere. Dug é um jovem farto do seu quotidiano, dias monótonos com a sua tribo a caçar coelhos, sem uma ambição por algo grandioso. Inesperadamente, surge um veículo gigante que arrasa o seu vale e estes têm de se esconder. Dug fica preso neste veículo e vai parar à cidade. Quando lá chega, apercebe-se que está tudo coberto por bronze, mostrando que esta população é mais avançada e já faz parte da Idade do Bronze.

É neste ponto do filme que nos é apresentado a A idade da pedraverdadeira face do enredo. Esta população, tal como muitas da atualidade, vivem pelo entretenimento do futebol, um futebol precário que supostamente inventaram. De modo a recuperar o vale da sua tribo, Dug faz um contrato com Lord Nooth (Tom Hiddleston) em que se vencerem contra a melhor equipa terão de volta o seu vale, se tal não acontecer, serão escravos para o resto das suas vidas.

A idade da pedraPrimeiro, há que mencionar o trabalho de excelente de animação. Fãs de stop-motion irão adorar a criatividade demonstrada no grande ecrã, seja pela forma como as personagens falam e movem, mas também pela atenção em criar um ambiente pré-histórico verídico. O enredo está criado de forma a isto ser uma aventura cómica e épica para toda a família. Existe um conjunto enorme de piadas que por vezes resultam ou não, mas que combinam perfeitamente com o tema e cenário pretendido.

A Idade da Pedra contém um elenco bastante talentoso. Atores como Eddy Redmayne (Fantastic Beasts and Where to Find Them), Tom Hiddleston (Thor) e Maisie Williams (Game of Thrones), entre outros, trazem-nos personagens únicas que enriquecem a história a ser contada. Apesar do filme ser previsível e com uma fórmula já utilizada várias vezes em Hollywood, este filme torna-se diferente devido ao cenário introduzido. A comédia e temas pré-históricos estão constantemente presentes no ecrã, criando sátiras ao próprio mundo onde vivemos.

  • A Idade da Pedra estreia 8 de março nos cinemas.

Classificação: 3/5

Tiago Ferreira

  Estreia de "Adão Negro" anunciada por Dwayne Johnson

Tiago Ferreira

Estudante de Cinema e Teatro, Crítico de Cinema, Fotógrafo novato e Cosplayer.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *